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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GEOGRAFIA (31004016062P2)
Pensamento (geo)espacial: um estudo de caso do 1º período do curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus São Gonçalo
ANDRESSA CABRAL BARCI
DISSERTAÇÃO
26/08/2021

A Geografia é considerada uma ciência que permite, por meio da leitura, interpretação e análise de mapas, os estudantes terem condições de ler e apreender os fenômenos sociais e naturais observados, bem como compreender os conceitos próprios da disciplina e assim conhecer a sua realidade. Para tanto, a Cartografia aparece como uma importante linguagem significativa para a Educação Geográfica, pois a linguagem cartográfica é um meio que possibilita a leitura e análise das representações cartográficas - como forma de apreender sobre o espaço geográfico, como, também, assimilar os fenômenos que acontecem em diversos recortes espaciais. Assim, Educação Geográfica e a Cartografia escolar são elementos que ajudam na compreensão dos fenômenos espaciais e nos conteúdos geográficos. Nessa perspectiva, articulação entre a elas contribuem para o desenvolvimento do pensamento espacial, pois, trabalham com os conceitos relacionados ao espaço que auxiliam nesse pensamento. Dessa forma, entende-se o pensamento espacial como o processo da cognição humana, que é a obtenção do conhecimento que ocorre por meio do raciocínio, da percepção, memória, entre outros. Neste caso, quando se utiliza o pensamento espacial no contexto geográfico, tem-se o pensamento (geo)espacial, que é o pensamento espacial sobreposto em contextos geográficos, permitindo o entendimento das relações/situações cotidianas, e assim, associar aos conteúdos geográficos. O pensamento espacial potencializa um maior entendimento e raciocínio das relações que ocorrem no espaço no qual o homem está inserido. O papel do pensamento (geo)espacial está na compreensão da espacialidade dos fenômenos, são problemas abordados pela disciplina que proporcionam associar os conceitos geográficos com a realidade do estudante. Isto é, o pensamento (geo)espacial está ligado a exploração do espaço pelo ser humano, sendo o raciocínio geográfico, trabalhado ao longo no ensino básico, responsável por ampliar a capacidade humana de pensar o espaço, por isso esse pensamento é geográfico. Desse modo, esta pesquisa tem o objetivo de avaliar em que medida o pensamento (geo)espacial está desenvolvido nos alunos do 1º período de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade Formação de Professores ano final do ensino básico. O método empregado para a pesquisa é o misto a partir da investigação dedutiva, com o objetivo de compreender e analisar qualitativa e quantitativamente os dados obtidos por meio da realização de seis atividades voltadas para o pensamento (geo)espacial, em parceira com os alunos de graduação. Após a tabulação e análises dos dados, os resultados mostraram que os discentes apresentam algumas dificuldades em relação as habilidades do pensamento espacial investigadas, principalmente na habilidade de orientação. Pôde-se concluir que os discentes possuem baixo nível de desenvolvimento do pensamento (geo)espacial, existindo uma grande dificuldade no pensar geoespacialmente, visto que somente alguns conseguiram articular as modalidades do pensamento espacial com o conteúdo abordado na atividade.

Educação Geográfica.;Cartografia Escolar. Pensamento Espacial. Pensamento (geo)espacial.
Geography is considered a science that allows through reading interpretation and analysis of maps students to be able to read and apprehend the observed social and natural phenomena as well as to understand the concepts of the discipline and thus know its reality. Therefore Cartography appears as an important significant language for Geographic Education asthe cartographic language is a means that enables the reading and analysis of cartographic representations - as a way of apprehending the geographic space as well as assimilating the phenomena that happen in different spatial sections. Thus Geographic Education and School Cartography are elements that help to understand spatial phenomena and geographic contents. In this perspective articulation between them contributes to the development of spatial thinking because they work with the concepts related to space that help in this thinking. Thus spatial thinking is understood as the process of human cognition which is the acquisition of knowledge that occurs through reasoning perception memory among others. In this case when spatial thinking is used in the geographic context there is (geo)spatial thinking which is spatial thinking superimposed on geographic contexts allowing the understanding of everyday relationships/situations and thus associating with geographic content. Spatial thinking enhances a greater understanding and reasoning of the relationships that occur in the space in which man is inserted.The role of (geo)spatial thinking is in understanding the spatiality of phenomena these are problems addressed by the discipline that allow for associating geographical concepts with the student's reality.That is (geo)spatial thinking is linked to the exploration of space by the human being with geographic reasoning worked along in basic education responsible for expanding the human capacity to think about space so this thinking is geographic. Thus this research aims to assess the extent to which (geo)spatial thinking is developed in students in the 1st period of the Degree in Geography at the State University of Rio de Janeiro - Faculty Formation of Teachers in the final year of basic education. The method used for the research is the mixed one based on deductive investigation with the objective of understanding and analyzing qualitatively and quantitatively the data obtained through the realization of six activities aimed at (geo)spatial thinking in partnership with students of University graduate. After tabulating and analyzing the data the results showed that students have some difficulties in relation to the spatial thinking skills investigated especially in terms of orientation skills. It was concluded that students have a low level of development of (geo)spatial thinking with great difficulty in thinking geospatially as only a few managed to articulate the modalities of spatial thinking with the content addressed in the activity.
Geographic Education.;School Cartography. Spatial Thinking. Geospatial Thinking.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Andressa Barci - versao final.pdf

Contexto

PROD. SOC. DO ESPAÇO: NAT., POL. E PROC. FORM.EM GEOGRAFIA
ENSINO DE GEOGRAFIA
As reformas nas Políticas Públicas Educacionais Brasileiras: o caso das Ciências Humanas e da disciplina Geografia na formação de professores

Banca Examinadora

VINICIUS DA SILVA SEABRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULA CRISTIANE STRINA JULIASZ Participante Externo
VINICIUS DA SILVA SEABRA Docente - PERMANENTE
ANA CLAUDIA RAMOS SACRAMENTO Docente - COLABORADOR
RONALDO GOULART DUARTE Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 18

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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