• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
Estudo sobre Direitos Humanos no Ensino Médio Integrado: uma proposta para contribuir com a educação integral no IFSul Câmpus Passo Fundo
NATALIA DIAS
DISSERTAÇÃO
09/09/2021

Este projeto se trata de uma pesquisa realizada no ensino médio integrado do IFSul câmpus Passo Fundo, com o intuito de verificar as percepções dos alunos sobre direitos humanos, apresentando um produto educacional visando contribuir com a concepção de educação integral. A questão problema do trabalho focou na pergunta: de que forma as atividades sobre direitos humanos no ensino médio integrado contribuem com os objetivos de uma formação integral dos estudantes no IFSul câmpus Passo Fundo? O objetivo geral era analisar a contribuição das atividades propostas sobre direitos humanos para os estudantes do ensino médio integrado do IFSul câmpus Passo Fundo, levando-se em consideração os conceitos da formação integral. Os objetivos específicos, por sua vez, eram: compreender a concepção dos direitos humanos; entender a formação integral; conhecer o nível de conhecimento dos estudantes do ensino médio integrado do câmpus Passo Fundo sobre direitos humanos; propor e aplicar oficinas que pudessem contribuir na formação omnilateral; verificar, após a aplicação do produto, a sua efetividade na tentativa de solução do problema. Sobre a metodologia, a pesquisa se qualifica, quanto aos objetivos gerais, como descritiva e, também, exploratória. Quanto aos métodos, caracteriza-se como pesquisa-ação. Sobre a abordagem, a pesquisa é qualitativa. Em relação aos instrumentos de pesquisa, foram usados questionários. Quanto à análise de dados, foram utilizadas categorias. Em relação ao referencial teórico, foram abordados esses principais conceitos: pesquisa referente ao estado da arte; fundamentos da formação integral, tratando as questões da omnilateralidade e politecnia; concepções de Direitos Humanos; relação entre o ensino médio integrado e a educação em direitos humanos. A partir do questionário inicial aplicado em 40 estudantes, os principais resultados obtidos foram: os problemas mais relatados dentro do IFSul foram o bullying e o preconceito de gênero; na realidade familiar dos estudantes, os problemas mais comentados foram o racismo e a homofobia; em relação aos conhecimentos teóricos sobre direitos humanos, notou-se que uma boa parcela dos alunos os enxerga como defesa de criminosos; por fim, verificou-se que vários estudantes demonstraram não saber o que fazer ao sofrer ou presenciar violações aos direitos humanos. A partir desses resultados centrais, foi elaborado o produto educacional composto de quatro oficinas online, cinco entrevistas com pessoas que tiveram vivências na área de direitos humanos e o site contendo todos os materiais e atividades realizadas pelos participantes e pela pesquisadora. Foram convidados 17 dos 40 estudantes, sendo que 2 deles não iniciaram nenhuma das oficinas e 13 deles participaram de mais de dois encontros. As oficinas englobaram materiais teóricos e atividades práticas. Após a aplicação das oficinas, os participantes as avaliaram de forma preponderantemente positiva. As principais sugestões para trabalhos futuros foram: trazer os entrevistados para um momento síncrono ou presencial com os participantes; apresentar mais informações sobre direitos da comunidade LGBTQIA+; bem como aumentar o tempo e aprofundamento das oficinas. Por fim, sobre a pergunta central da pesquisa, concluiu-se que as oficinas sobre direitos humanos no EMI contribuíram para uma formação integral, especialmente, ao oportunizarem aos estudantes realizarem atividades práticas, culturais e artísticas, nas quais eles mesmos puderam construir conhecimentos por meio de seus talentos (textos, poemas, desenhos e outras produções); ao propiciar diálogos em que os alunos puderam trocar experiências; ao trazer relatos reais de pessoas que vivenciam a luta pelos direitos humanos no cotidiano (entrevistas).

Ensino Médio Integrado;Formação integral;Educação em/para Direitos Humanos;Educação Profissional e Tecnológica
This project is a research carried out in the integrated high school of the IFSul campus Passo Fundo, in order to verify the students' perceptions about human rights, presenting an educational product aiming to contribute to the conception of integral education. The problem of this study focused on the question: how do activities on human rights in integrated secondary education contribute to the objectives of a comprehensive education for students at the IFSul Passo Fundo campus? The general objective was to analyze the contribution of the proposed activities on human rights for students in the integrated high school of the IFSul Passo Fundo campus, taking into account the concepts of comprehensive education. The specific objectives, in turn, were: to understand the conception of human rights; understand integral formation; to know the level of knowledge of the students of the integrated secondary education of the Passo Fundo campus about human rights; propose and implement workshops that could contribute to omnilateral training; verify, after applying the product, its effectiveness in an attempt to solve the problem. About the methodology, the research qualifies, regarding the general objectives, as descriptive and, also, exploratory. As for the methods, it is characterized as action research. About the approach, the research is qualitative. Regarding the research instruments, were used questionnaires. As for data analysis, categories were used. Regarding the theoretical framework, these main concepts were addressed: research regarding the state of the art; fundamentals of integral formation, dealing with the issues of omnilaterality and polytechnics; conceptions of human rights; relationship between integrated secondary education and human rights education. From the initial questionnaire applied to 40 students, the main results obtained were: the most reported problems within the IFSul were bullying and gender prejudice; in the familiar reality of the students, the most mentioned problems were racism and homophobia; in relation to theoretical knowledge on human rights, it was noted that a good portion of the students see them as a defense against criminals; finally, it was found that several students showed not knowing what to do when suffering or witnessing human rights violations. Based on these central results, the educational product was created, consisting of four online workshops, five interviews with people who had experience in the area of human rights and the website containing all the materials and activities carried out by the participants and the researcher. 17 of the 40 students were invited, 2 of them did not start any of the workshops and 13 of them participated in more than two meetings. The workshops included theoretical materials and practical activities. After the application of the workshops, the participants evaluated them in a preponderantly positive way. The main suggestions for future work were: bringing the interviewees to a synchronous or face-to-face moment with the participants; present more information on rights of the LGBTQIA+ community; as well as increasing the time and depth of the workshops. Finally, on the central question of the research, it was concluded that the workshops on human rights at EMI contributed to a comprehensive education, especially by providing opportunities for students to carry out practical, cultural and artistic activities, in which they themselves could build knowledge through of his talents (texts, poems, drawings and other productions); by providing dialogues in which students could exchange experiences; by bringing real stories from people who experience the struggle for human rights in their daily lives (interviews).
Integrated High School;Comprehensive training;Education in/for Human Rights
1
110
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação DH final Natália.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

MARTA HELENA BLANK TESSMANN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARTA HELENA BLANK TESSMANN Docente - PERMANENTE
PATRICIA MENDES CALIXTO Docente - PERMANENTE
LEONARDO RENNER KOPPE Participante Externo
ALINE PASSUELO DE OLIVEIRA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS TÉCNICA CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer