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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
Formação de professores da educação infantil: a inserção da sustentabilidade como tema transversal
CRISTIANE DANIEL VIEIRA
DISSERTAÇÃO
13/12/2021

A pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida no programa de mestrado em educação profissional e tecnológica (PROFEPT), do IFSUL Charqueadas, RS. Trata-se de uma investigação acerca da percepção das professoras em formação da educação infantil, alunas do Curso Normal de nível médio, sobre o conceito de sustentabilidade, apontando caminhos para a inserção desta temática nos espaços de aprendizagem. A investigação se situa no campo da educação profissional, formação de professores da educação infantil, e teve como problema central: quais intervenções e espaços de aprendizagem poderão proporcionar uma formação mais humana e integral na educação profissional dos futuros professores que atuarão na área da Educação Infantil? O desenvolvimento do trabalho teve como metodologia a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e teve como propósito contribuir para uma reflexão crítica sobre o mundo contemporâneo e o sistema capitalista, vislumbrando meios para a efetivação da educação integral, sob o viés da sustentabilidade. Para isto, foram utilizados como instrumentos questionários e o desenvolvimento de um minicurso, que se configurou no produto educacional desta pesquisa. Em relação à problemática inicial, o estudo apontou que os espaços e intervenções pedagógicas que pretendem proporcionar uma formação integral necessitam, primeiramente, levar em consideração os saberes dos estudantes para, então, promover práticas que permitam a leitura do mundo, do universo infantil e do conhecimento científico sistematizado sobre sustentabilidade.

Formação de professores;Sustentabilidade;Educação Integral;Educação Infantil;ProfEPT
The research presented here was developed in the Master's Program in Professional and Technological Education (PROFEPT), at IFSUL Charqueadas, RS. This is an investigation into the perception of teachers in early childhood education, students of the Normal High School, on the concept of sustainability, pointing out ways to insert this theme in learning spaces. The investigation is situated in the field of professional education, training of early childhood education teachers, and had a central issue: which interventions and learning spaces can provide a more humane and comprehensive training in the professional education of future teachers who will work in the area of Education Childish? The development of the work had the methodology of action research, with a qualitative approach, and its purpose was to contribute to a critical reflection on the contemporary world and the capitalist system, envisioning means for the realization of integral education, under the perspective of sustainability. For this, questionnaires and the development of a short course were used as instruments, which were configured in the educational product of this research. Regarding the initial issue, the study pointed out that spaces and pedagogical interventions that aim to provide comprehensive training need, firstly, to take into account the knowledge of students, and then to promote practices that allow them to read the world, the children's universe and the systematic scientific knowledge about sustainability.
Teacher training;Sustainability;Integral education;Child education;ProfEPT
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação final Cristiane.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

PATRICIA MENDES CALIXTO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SUZANE DA ROCHA VIEIRA GONCALVES Participante Externo
MARIA RAQUEL CAETANO Docente - PERMANENTE
PATRICIA MENDES CALIXTO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL TÉCNICA OUTRO
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