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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
INTELIGÊNCIA ARQUIVÍSTICA: um conceito à luz da Teoria Fundamentada em Dados
CELINEIDE RODRIGUES CAVALCANTE
DISSERTAÇÃO
28/07/2021

A Archival Intelligence, traduzida nesta pesquisa como Inteligência Arquivística, apresenta uma produção científica crescente em âmbito internacional, ainda pouco explorada no Brasil. A Inteligência Arquivística está relacionada ao conjunto de conhecimentos e habilidades dos usuários de arquivos para pesquisa eficaz com fontes primárias. Deste modo, o objetivo deste trabalho é propor um conceito para Inteligência Arquivística adequado ao cenário nacional, com a delimitação de características, contextos e sujeitos envolvidos, a fim de ampliar e consolidar as discussões em torno da Competência em Informação com a Arquivologia no Brasil. Elegeu-se como opções metodológicas: a Revisão Bibliográfica Sistemática para identificar a presença do termo Archival Intelligence nas publicações indexadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a Teoria Fundamentada em Dados para a proposição do conceito de Inteligência Arquivística. Os resultados desta pesquisa apontam a importância da transversalidade entre Competência em Informação, Competência em Informação na Arquivologia, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística para aprofundar os estudos sobre instruções arquivísticas, fomentar a criação de padrões de ensino e aprendizagem com fontes primárias e inferir a sua aplicação prática aos usuários de arquivo. Faz-se necessário o protagonismo do arquivista nesse processo, bem como a parceria deste com profissionais da informação, pesquisadores, docentes e discentes de diferentes áreas.

Competência em Informação;Arquivologia;Competência Arquivística;Inteligência Arquivístiva
Archival Intelligence, translated in this research as Archival Intelligence, presents a growing scientific production internationally, still little explored in Brazil. Archival Intelligence is related to the knowledge and skill set of archival users for effective research with primary sources. Thus, the objective of this work is to propose a concept for Archival Intelligence suitable for the national scenario, with the delimitation of characteristics, contexts and subjects involved, in order to broaden and consolidate the discussions around Information Literacy with Archival Science in Brazil. We elected as methodological options: Systematic Bibliographic Review to identify the presence of the term Archival Intelligence in publications indexed in the Journal Portal Coordination for the Improvement of Higher Education and Grounded Theory to propose the concept of Archival Intelligence. The results of this research point to the importance of transversality among Information Literacy, Information Literacy in Archival Science, Archival Literacy and Archival Intelligence to deepen the studies on archival instruction, foster the creation of teaching and learning standards with primary sources and infer their practical application to archival users. It is necessary the archivist's protagonism in this process, as well as his partnership with information professionals, researchers, teachers and students from different areas.
Information Literacy;Archival Science;Archival Literacy;Archival Intelligence
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO
MED-PESQUISA [01/09/2019-](Renata): Competência em informação e arquivologia: espectros e inter-relações

Banca Examinadora

RENATA LIRA FURTADO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RENATA LIRA FURTADO Docente - PERMANENTE
NATALIA MARINHO DO NASCIMENTO Docente - PERMANENTE
MARCIA CRISTINA DE CARVALHO PAZIN VITORIANO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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