• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GEOGRAFIA (31004016062P2)
Educação do Campo, currículo e território
LEONAM BONATO DA SILVA
DISSERTAÇÃO
30/09/2021

O presente trabalho tem como objetivo debater como o conceito de território aparece nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Para a sua realização foi feita uma revisão bibliográfica sobre as principais questões que permeiam o currículo e a Educação do Campo (EdoC), pois ambas são palco de disputas por poder. A EdoC é um conceito em movimento e sua discussão conceitual também participa deste movimento da realidade exigindo que seja pensada/trabalhada sempre na tríade: Campo - Política Pública – Educação. Logo, ela nasceu da mobilização dos movimentos sociais para a implementação de uma educação para as comunidades camponesas na luta contra a perda de sua identidade e território. Ao buscar compreender as relações que se dão no espaço geográfico por meio das perspectivas de território, percebe-se que sua matriz encontra-se na relação do homem com a terra, ou seja, com seu espaço vivido e com as relações que ali construiu. Nesta percepção, o conceito é formado por distintos significados culturais, materiais, históricos, sociais e naturais, ou seja, o território é concebido por meio das relações sociais tanto no sentido simbólico quanto nas relações de poder, formando-se na consolidação das relações sociais. Espera-se com isso, demonstrar a necessidade da existência de um currículo capaz de considerar os sujeitos em processo de subalternização, retirando o teor eurocêntrico e as perspectivas contadas pelo viés do colonizador ou da classe conservadora. Por meio da Pedagogia do Movimento será possível pensar novas formas de sociedade, trabalho e futuro através de sujeitos coletivos que são libertos da opressão e encontram em si o verdadeiro propósito da luta por uma educação para o campo. As contribuições das diferentes pedagogias ao longo da história possibilitaram ao movimento pensar a historicidade, uma vez que o território “campo” é concebido por meio de distintas e complexas relações ao longo da história. Por isso, também se faz necessário apresentar a interculturalidade crítica como diálogo entre as territorialidades como uma ferramenta anti-hegemônica que possa contribuir para que os debates sejam mais assimétricos, buscando dar força aos movimentos sociais e aos moradores do campo. Deste modo, afirmar o território tanto nas diretrizes quanto na EdoC torna-se cada vez mais imprescindível diante do contexto atual, pois espera-se que os alunos e as alunas do campo possam ter acesso à escola e educação que lhes é de direito.

EdoC;Território. Currículo. Interculturalidade crítica. Campo. Escola.
This work aims to debate how the concept of territory appears in the Operational Guidelines for Basic Education in Rural Schools. For its realization, a literature review was carried out on the main questions that permeate the curriculum and Rural Education (EdoC), as both are the stage for power struggles. EdoC is a concept in movement and its conceptual discussion also participates in this movement of reality, demanding that it be thought/worked always in the triad: Field – Public Policy – Education. Therefore, it was born from the mobilization of social movements for the implementation of education for peasant communities in the fight against the loss of their identity and territory. When trying to understand the relationships that take place in the geographic space through the perspectives of territory, it is clear that its matrix is found in the relationship between man and the land, that is, with his lived space and the relationships he built there. In this perception, the concept is formed by different cultural, material, historical, social and natural meanings, that is, the territory is conceived through social relations both in the symbolic sense and in power relations, forming in the consolidation of social relations. It is hoped with this, to demonstrate the need for the existence of a curriculum capable of considering the subjects in the process of subalternization, removing the Eurocentric content and the perspectives told by the bias of the colonizer or the conservative class. Through the Pedagogy of the Movement, it will be possible to think of new forms of society, work and the future through collective subjects who are freed from oppression and find in themselves the true purpose of the struggle for an education for the countryside. The contributions of different pedagogies throughout history made it possible for the movement to think about historicity, since the “field” territory is conceived through distinct and complex relationships throughout history. Therefore, it is also necessary to present critical interculturality as a dialogue between territorialities as an anti-hegemonic tool that can contribute to making debates more asymmetrical, seeking to strengthen social movements and rural dwellers. Thus, affirming the territory both in the guidelines and in the EdoC becomes increasingly essential in the current context, as it is expected that rural students can have access to the school and education that is their right.
EdoC;Territory. Curriculum. Critical interculturality. Field. School
1
115
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Leonam Bonato da Silva Versão Final.pdf

Contexto

PROD. SOC. DO ESPAÇO: NAT., POL. E PROC. FORM.EM GEOGRAFIA
GEOGRAFIA E RELAÇÕES DE PODER
ATLAS DOS CONFLITOS FUNDIÁRIOS RURAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Banca Examinadora

PAULO ROBERTO RAPOSO ALENTEJANO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
THIAGO LUCAS ALVES DA SILVA Participante Externo
IGOR SIMONI HOMEM DE CARVALHO Participante Externo
PAULO ROBERTO RAPOSO ALENTEJANO Docente - PERMANENTE
GABRIEL SIQUEIRA CORREA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.11
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer