• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GEOGRAFIA (31004016062P2)
BNCC: políticas curriculares padronizadas na construção da geografia escolar
ANA CAROLINA DE FIGUEIREDO AZEVEDO
DISSERTAÇÃO
16/11/2021

Esta pesquisa pensa o discurso pedagógico que se faz presente na constituição de propostas curriculares para a Educação Básica. Entende-se que a construção curricular no País, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alinha-se a um projeto de sociedade bem delineado; que aproxima o conhecimento, os processos de ensino e aprendizagem e as históricas disciplinas curriculares de um discurso - que tem como paradigma, o atual universo da economia sob a égide da lógica do mercado e do domínio da tecnologia. Dentro desta perspectiva, é necessário ir além da questão do discurso pedagógico para compreender como os ideais, que são impressos nos textos curriculares, influenciam o trabalho pedagógico; isso porque estes textos se recontextualizam desde à sua produção até à transformação dos conhecimentos pela prática pedagógica. Investigar o processo de recontextualização, portanto, é compreender como as estruturas de poder são transportadas pelo discurso pedagógico. Deste modo, o objetivo central desta pesquisa é entender qual o impacto das políticas curriculares padronizadas na construção da Geografia escolar e como elas afetam o trabalho docente. A investigação metodológica será feita a partir da análise do documento (BNCC) e de questionários aplicados com os professores de Geografia da Educação Básica. Seu ordenamento metodológico se sustentará na análise documental, visto que os documentos são fontes estáveis e rica que persistem ao tempo. A análise documental, também, prioriza o tratamento da informação contida nos documentos, no questionário e na BNCC. Com isso, será possível apontar percepções e posicionamentos dos grupos pesquisados sobre este discurso pedagógico contido na BNCC.

BNCC;Políticas curriculares. Geografia escolar.
This research considers the pedagogical discourse that is present in the constitution of curricular proposals for Basic Education. It is understood that the curricular construction in the country, especially the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), is in line with a well-designed society project; which brings knowledge, teaching and learning processes and the historical curricular disciplines of a discourse - which has as paradigm, the current universe of economics under the aegis of market logic and the domain of technology. Within this perspective, it is necessary to go beyond the question of pedagogical discourse to understand how ideals, which are printed in curriculum texts, influence pedagogical work; this is because these texts are recontextualized from their production to the transformation of knowledge by pedagogical practice. To investigate the process of recontextualization, therefore, is to understand how power structures are transported by pedagogical discourse. Thus, the central objective of this research is to understand the impact of standardized curriculum policies on the construction of school geography and how they affect teaching work. The methodological investigation will be done from the analysis of the document (BNCC) and questionnaires applied with the teachers of geography of Basic Education. Its methodological ordering will be sustained in the documental analysis, since the documents are stable and rich sources that persist over time. The documental analysis also prioritizes the treatment of the information contained in the documents, questionnaire and BNCC. With this, it will be possible to point out perceptions and positions of the groups researched about this pedagogical discourse contained in the BNCC.
BNCC;Curriculum policies. School geography.
1
105
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Ana Carolina de Figueiredo - versao final.pdf

Contexto

PROD. SOC. DO ESPAÇO: NAT., POL. E PROC. FORM.EM GEOGRAFIA
ENSINO DE GEOGRAFIA
Juventude e espaços populares: trajetórias formativas para/com a universidade

Banca Examinadora

MARIO PIRES SIMAO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ASTROGILDO LUIZ DE FRANCA FILHO Docente - PERMANENTE
MARIO PIRES SIMAO Docente - PERMANENTE
ROBERTO MARQUES Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 18

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.11
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer