• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
CONHECER PARA CONSERVAR: A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA GESTÃO PATRIMONIAL DO C MPUS CHARQUEADAS - IFSUL
DARLING GERUZA RIO DE SOUZA
DISSERTAÇÃO
07/01/2022

A presente investigação “Conhecer para conservar: a participação dos alunos dos cursos de ensino médio integrado, na gestão patrimonial do Câmpus Charqueadas - IFSul”,teve por objetivo promover a participação dos jovens dos cursos de ensino médio integrado na gestão patrimonial do Câmpus. Trouxe como problemática de pesquisa, as relações que estabelecem os jovens alunos do Câmpus Charqueadas com o espaço público – escola que faz com que eles sintam-se parte ou não do processo de gestão patrimonial. Os sujeitos sociais da pesquisa foram os alunos com idades compreendidas entre 16 e 21 anos, do sexo feminino e masculino dos cursos técnicos integrados em Informática e Mecatrônica. O objetivo geral da pesquisa foi compreender as relações de jovens alunos do ensino médio integrado com o espaço público, fomentando formas de participação na gestão do patrimônio do Câmpus Charqueadas e através dos objetivos específicos foi realizada uma roda de conversa, entrevistas e aplicação de questionários no google forms, para buscar identificar formas de participação e contribuição dos jovens alunos na gestão patrimonial do Câmpus Charqueadas. Por fim, o trabalho resultou na criação de um Documentário Institucional, como um projeto que demonstrasse que dispomos de uma estrutura patrimonial adequada para as práticas educativas e que a conservação deste patrimônio está diretamente ligada à qualidade da educação oferecida. Participaram do documentário, alunos egressos e servidores do Câmpus Charqueadas. Para esta análise, trabalhou-se com a pesquisa qualitativa, explicativa, estudo de caso para compreender a necessidade da conservação do patrimônio do Câmpus Charqueadas, estimulando a participação dos alunos dos cursos médio integrado na gestão patrimonial do Câmpus Charqueadas – IFSul. Os resultados obtidos mostraram que os alunos dos quartos anos sentem-se pertencentes ao ambiente escolar. Mostraram também que algumas lembranças desses jovens alunos com relação às participações dentro do ambiente escolar, vieram ao encontro das pautas que justificaram esta investigação, e que a maior participação dos jovens alunos está na representatividade do Grêmio Estudantil.

Educação Integral;Juventudes;Pertencimento;Patrimônio Público;Ambiente Escolar
The present investigation “Conhecer para conservar: a participação dos alunos dos cursos de ensino médio integrado, na gestão patrimonial do Câmpus Charqueadas - IFSul”, aimed at promoting the participation of young learners from Integrated High School programs in Campus patrimonial management. The research problem was the relationship established by them with public spaces – whether the school makes the learners feel part of the property management or not. Social subjects of the research were students aged 16-21, male and female, enrolled in Information or Mechatronics Secondary Technician Integrated programs. The main goal was to understand students’ relation with the public space, fostering ways of participation in the patrimonial management in the Campus. A group discussion, interviews and questionnaires were used as a way to produce data and identify forms in which young learners might participate and contribute with patrimonial management at school. Finally, an educational product (Institutional Documentary) came out of the research process, as a way to show that the institution provides a patrimonial structure which is adequate to the educational practices and that conservation of the patrimony is directly related to the quality of education offered. Former students and public servants participated in the documentary. The analysis was qualitative, exploratory, and relied on case study to understand the need for patrimonial conservation in the Campus, encouraging students participation in patrimonial management at IFSul - Charqueadas. The results obtained showed that fourth-year students feel belong to the school environment.They have also shown that some memories of participation in the school environment by these young learners are related to the issues investigated, and that the greatest participation resides in the Student Union representation.
Integrated Education;Youth;Belonging;School Environment;Public Patrimony
1
182
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Darling - Plataforma Sucupira.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

CARLA DE AQUINO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PATRICIA MENDES CALIXTO Docente - PERMANENTE
DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES Docente - PERMANENTE
CARLA DE AQUINO Docente - PERMANENTE
LUCIANE ALBERNAZ DE ARAUJO FREITAS Participante Externo
VILMAR ALVES PEREIRA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
DOCUMENTÁRIO CONHECER PARA CONSERVAR TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer