• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
CICLOS DIALÓGICOS: FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURSO DO PROEJA NO IFSP
ELZAFRAN SANTOS SOUSA LOURENCO
DISSERTAÇÃO
09/12/2021

A proposta de pesquisa desta dissertação partiu da observação empírica de que havia certa resistência à abertura de um curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em um câmpus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o que, possivelmente, prejudicaria o acolhimento da proposta de implementação do curso na instituição. Mesmo havendo legislações específicas determinando que 10% do total de vagas dos cursos integrados de Educação Profissional (EP) em nível médio dos Institutos Federais (IFs) sejam destinadas à modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), existem muitos desafios para a adesão e prioridade a esse programa. Dentre esses obstáculos, alguns estão relacionados à aceitação e ao acolhimento dos cursos em muitos câmpus dos IFs. Nesse cenário, esta pesquisa objetivou analisar a implementação de um curso de EJA em um câmpus do IFSP e propôs, como Produto Educacional, em conformidade com a exigência do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), uma intervenção de caráter pedagógico aos docentes para que tivessem um maior conhecimento a respeito do Proeja, bem como do comprometimento legal e político pedagógico da Rede Federal em garantir uma educação de qualidade aos trabalhadores do país. A investigação recorreu à pesquisa qualitativa dada à sua natureza de estudo de objeto particular não quantificável. A observação participante e a análise documental compuseram os procedimentos metodológicos de investigação. O referencial teórico contemplou estudiosos e pesquisadores que tratam da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Os resultados confirmaram os pressupostos iniciais e sinalizaram a existência de dificuldades de ordens diversas, como formação docente específica para atuar no Proeja, necessidade de preparação dos câmpus para abertura dos cursos, elaboração de um currículo que atenda as especificidades da classe trabalhadora, dentre outras, na organização do IFSP para atender ao público da EJA e manter a oferta dos cursos. A despeitos de tais impasses, o Produto Educacional mostrou-se como um espaço acolhedor e de diálogo para os docentes, que foram conduzidos dos a refletir sobre a importância do Proeja. O trabalho demonstrou, ainda, a importância de uma formação contínua aos professores da instituição sobre a temática. Ademais as conclusões abrem espaços para reflexões que carecem de outros estudos e investigações no campo das políticas educacionais, currículo e formação de professores.

Educação de Jovens e Adultos;Proeja;implementação;intervenção pedagógica.
The proposal of this research dissertation started from the empirical observation that there was a certain resistance to the creation of an Integrated National Program of the Professional Education with the Basic Education at the Youth and adults Modal (PROEJA) in a campus of the Federal Institute of São Paulo (FISP), what possibly, would harm the acceptance of the implementation proposal of the course in the institution. Even with specific legislations determining that 10% of the total vacancies of the Professional Education (PE) integrated courses at high school of the Federal Institutes are destined to the Youth and Adults Education (YAE), there are many challenges to the accession and priority to this program. Among these obstacles, some are related to the acceptance and welcoming of the courses in many campus of the FIs. In this scenario, this research aimed to analyse the implementation of a course from the YAE in a campus of the FISP and proposed as Educational Product, in accordance with the requirement of the Professional Master's degree in Professional and Technological Education (ProfPTE), an intervention in a pedagogical matter to the teachers so the had a greater knowledge about ProYAE, as long as the legal and political pedagogical commitment of the Federal Network in ensuring a quality education to the workers of the country. The study betake to the qualitative research due the nature of the private non-quantifiable object. The participant observation and the documental analysis composed the methodological procedures of investigation. The theoretical reference contemplated scholars and researchers that deal with the Professional and Technological Education (PTE) and of the Youth and Adults Education in Brazil. The results confirmed the initial assumption and signaled the existence of difficulties of various orders like specific teachers formation to act at the PROYAE, the need of the preparation of the campus to the opening of the courses, elaboration of a curriculum that answer the specificity of the working class, among others, the organization of the FISP to attend the YAE public and keep the course offers. In spite of such impasses, the Educational Product proved to be a welcoming and dialogue space for teachers, who were led to reflect on the importance of ProYAE. The work also demonstrated the importance of continuous training for the institution's teachers on the subject. Apart from the conclusions open space to reflections that need other studies and investigations in the field of the educational policies, curriculum and teachers formation.
Youth and Adults Education;ProYAE;implementation;pedagogical intervention.
1
130
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTACAO_ElzafranSantosSouzaLourenço.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
A educação profissional e tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF)

Banca Examinadora

MARIA BEATRIZ GAMEIRO CORDEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA BEATRIZ GAMEIRO CORDEIRO Docente - PERMANENTE
RENATA CRISTINA DA CUNHA Docente - PERMANENTE
JARINA RODRIGUES FERNANDES Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
IV ENCONTRO NACIONAL DA EJA-EPT( PROEJA) DA REDE FEDERAL BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer