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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO
HOMERO ALBERTO GOMES DA SILVA
DISSERTAÇÃO
27/08/2021

O processo de globalização transforma as fronteiras físicas do Estado-nação em um campo sem barreiras. O mundo passa a ser uma aldeia global e as forças centrais compostas pelos países ricos e em desenvolvimento passam a ditar os caminhos das nações mais fracas pelo fenômeno homogêneo da globalização. A internacionalização seria a ferramenta primordial para que as nações pobres e em desenvolvimento do Sul não se distanciassem tanto em termos de desenvolvimento das nações ricas do Norte. Para tanto, a internacionalização da educação vem a ser um viés para diminuir as diferenças em termos de desenvolvimento, riqueza e cultura entre os países do Sul e do Norte. Em seguida, as políticas públicas sociais, sobretudo, as voltadas para educação, deveriam corroborar para este fim, criando mecanismos que possam assegurar às instituições de ensino participarem do processo de globalização por meio da internacionalização da educação. O objetivo geral do presente estudo consiste em identificar e auxiliar na divulgação das estratégias de internacionalização da educação profissional e tecnológica no Instituto Federal de São Paulo. Os resultados encontrados apontam pontos importantes de fragilidades que podem retardar ou até mesmo enfraquecer as estratégias sustentáveis de uma educação internacional sólida e eficiente para a instituição. Essas fragilidades foram expressamente observadas nas ações e programas de internacionalização isolados e desconectas entre si. Por isso, é visível a urgência e importância que o Instituto Federal de São Paulo desenvolva políticas que definam quais são as estratégias de internacionalização, crie um plano estratégico que vincule todas as ações e programas de internacionalização à missão da instituição, que é promover uma Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ativamente participante dentro da instituição e de forma ativa no processo de globalização.

Educação Internacional;Globalização;Educação Profissional e Tecnológica.
The process of globalization transforms the physical borders of the nation-State into a field without barriers. The world becomes a global village and the central forces composed by the rich and developing countries begin to dictate the paths of the weaker nations due to the homogeneous phenomenon of globalization. Internationalization would be the primary tool for the poor and developing nations of the South not to distance themselves so far in terms of development from the rich nations of the North. To this end, the internationalization of education becomes a way of reducing the differences in terms of development, wealth and culture between the countries of the South and the North. Then, public social policies, especially those aimed at education, should support this purpose, creating mechanisms that can ensure educational institutions participate in the globalization process through the internationalization of education. The objective of this research is to analyze the evidence presented in this documental study that evidence the actions and programs of the Federal Institute of São Paulo as tools for the strengthening of the institution's programmatic and organizational strategies for the internationalization of the institution (KNIGHT, 2004). However, the analysis of the evidence also points out important points of weaknesses that can delay or even weaken the sustainable strategies of solid and efficient international education for the institution. These weaknesses were expressly observed in isolated and disconnected internationalization actions and programs. Therefore, the urgency and importance for the Federal Institute of São Paulo to develop policies that define the internationalization strategies are visible, creating a strategic plan that links all internationalization actions and programs to the institution's mission, which is to promote education Professional and Technological (EPT) actively participating within the institution and actively participating in the globalization process.
International Education;Globalization;Professional and Technological Education.
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao_HomeroAGomesSilva.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Práticas para efetivação da gestão participativa em Educação Profissional e Tecnológica

Banca Examinadora

AMANDA RIBEIRO VIEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CLAUDIO DE SOUZA MIRANDA Participante Externo
AMANDA RIBEIRO VIEIRA Docente - PERMANENTE
ROSANA FERRARETO LOURENCO RODRIGUES Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
IFSP ? EDUCAÇÃO INTERNACIONAL TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
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