• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
DESENVOLVIMENTO DE VÍDEOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO APLICADO NA EJA COM FOCO NA FORMAÇÃO OMNILATERAL
ELIEZER RICARDO DO NASCIMENTO
DISSERTAÇÃO
31/08/2021

Historicamente a educação profissional teve sua finalidade voltada à qualificação de mão de obra, em detrimento da formação científico-tecnológica e os conhecimentos historicamente construídos pela humanidade. A proposta do curso Técnico em Mecânica na Modalidade Integrada à Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Sertãozinho, busca a formação técnico-científica, e tem como objetivo formar trabalhadores para além do mercado de trabalho. O curso enfrenta vários desafios tais como: evasão, desmotivação, ausências, entre outros. Com o objetivo de tornar as aulas mais dinâmicas, interativas, estimulantes e com formação científica, reconhecendo o conhecimento social e do trabalho, o uso da tecnologia é uma alternativa relevante. Desta forma, o presente trabalho, foi desenvolvido no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar vídeos didáticos para uso na disciplina de Lógica de Programação, com o uso de uma didática que associe vídeos aos conceitos de algoritmo em uma perspectiva omnilateral, relacionando a área técnica com algumas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, além de algumas competências do curso Técnico em Mecânica e o cotidiano do público da Educação de Jovens e Adultos – EJA, proporcionando um recurso educacional complementar à formação dos alunos. Os vídeos utilizados expressam situações do cotidiano e do trabalho destes alunos, evidenciando algoritmos para resolução de problemas. A pesquisa é classificada como qualitativa, de natureza aplicada, fazendo uso de alguns recursos quantitativos, com objetivo explicativo, aplicando o procedimento em estudo de caso e utilizando uma revisão bibliográfica. Para validação, o Produto educacional foi aplicado no segundo ano do curso Técnico em Mecânica na Modalidade Integrada EJA, e, de forma complementar, foi aplicado um questionário aos docentes da área de tecnologia, e assim concluindo a coleta de dados através de formulário on-line. Os resultados obtidos permitiram considerar que o produto educacional pode motivar os alunos e auxiliar na compreensão dos conceitos básicos da Lógica de Programação em um contexto omnilateral.

Lógica de Programação;Formação Omnilateral;Educação de Jovens e Adultos;Vídeos didáticos;Didática.
Historically, professional education had its purpose focused on the qualification of labor, to the detriment of scientific-technological training and the knowledge historically constructed by humanity. The proposal of the Technical Course in Mechanics in the Integrated Modality of Youth and Adults Education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo, Sertãozinho campus, seeks technical-scientific training, and aims to train workers beyond the labor market. The course faces several challenges such as: dropouts, lack of motivation, absences, among others. Aiming to make classes more dynamic, interactive, stimulating and with scientific training, recognizing social and work knowledge, the use of technology is a relevant alternative. Thus, the present work, was developed in the context of the Graduate Program in Professional and Technological Education in the National Network. Thus, the objective of this work was to develop didactic videos for use in the discipline of Programming Logic, with the use of a didactic that associates videos to the concepts of algorithm in an omnilateral perspective, relating the technical area with some subjects of high school, in addition to some competences from the Mechanics Technician course and the daily life of the public of Youth and Adult Education, providing an educational resource that complements the training of students. The videos used express everyday situations and the work of those students, showing algorithms for solving problems. The research is classified as qualitative, of an applied nature, making use of some quantitative resources, with an explanatory objective, applying the procedure in a case study and using a literature review. For validation, the Educational Product was applied in the second year of the Mechanics Technician Course in Mechanics Integrated Modality of Youth and Adults Education, and, in a complementary way, a questionnaire was applied to the professors of the technology area, thus concluding the data collection through an online form. The results obtained allowed to consider that the educational product can motivate students and help in understanding the basic concepts of Programming Logic in an omnilateral context.
Programming Logic;Omnilateral Formation;Youth an Adult Education;Educational videos;Didactics.
1
141
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_EliezerRicardoDoNascimento.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no apoio ao ensino e aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Banca Examinadora

NEMESIO FREITAS DUARTE FILHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDRE LUIS DIAS Docente - PERMANENTE
NEMESIO FREITAS DUARTE FILHO Docente - PERMANENTE
RICARDO LUIS BALIEIRO Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Empresas
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
VÍDEOS DIDÁTICOS PARA O AUXÍLIO NO ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO NO CONTEXTO DA EJA COM FOCO NA FORMAÇÃO OMNILATERAL TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA A MODALIDADE EJA UTILIZANDO VÍDEOS COM UMA ABORDAGEM OMNILATERAL BIBLIOGRÁFICA LIVRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer