• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
CONCURSO DE FOTOGRAFIA SOBRE FENÔMENOS NATURAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM E PARA A INTEGRAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DANIELA DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
17/12/2021

O Brasil é marcado pela desigualdade social, que se reflete em diferenças no acesso à ciência, à arte, à cultura e à educação. O ensino médio, especificamente, carrega uma dualidade estrutural histórica: ensino propedêutico para a elite e ensino técnico profissionalizante para a classe trabalhadora. Em oposição a essa realidade, autores com base marxista defendem que seja oferecido à classe trabalhadora um ensino integral, omnilateral, que desenvolva todas as capacidades do ser humano – a Educação Profissional e Tecnológica. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia configuram-se dentro dessa perspectiva, mas a integração curricular continua sendo um desafio, sendo necessário reforçar a materialização do ideal proposto para o Ensino Médio Integrado. Nesta perspectiva, o presente projeto de pesquisa, desenvolvido no âmbito do ProfEPT, propôs como produto educacional a realização de um concurso de fotografia sobre fenômenos das ciências naturais, dentro de um processo colaborativo envolvendo elementos da pesquisa-ação; o objetivo foi investigar as contribuições oferecidas pela atividade à aprendizagem dos diferentes conteúdos abordados e à integração curricular. Foram utilizados como instrumentos para obtenção dos dados a pesquisa bibliográfica e documental, questionários e entrevistas; os dados foram analisados estatisticamente, quanto quantitativos, e usando a análise de conteúdo, quando qualitativos. A análise documental mostrou que a estrutura curricular dos cursos técnicos integrados pode (ou não) favorecer a percepção da arte em suas relações com outras disciplinas e a integração dos conteúdos. Verificou-se também que o concurso de fotografia contribuiu de forma significativa para a aprendizagem e para a integração, uma vez que os estudantes exercitaram a criatividade, a sensibilidade e o sentimento de autoria, e estabeleceram relações concretas entre a arte e as ciências naturais. Representando uma efetiva contribuição ao processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes no sentido da formação integral, o produto educacional elaborado e avaliado configura-se como um relevante recurso educacional.

Educação Profissional e Tecnológica;Ensino Médio Integrado;Arte;Integração;Aprendizagem.
Brazil is marked by social inequality, which is reflected in differences in access to science, art, culture and education. Secondary education, specifically, carries a historical structural duality: general and humanistic education for the elite and vocational education for the working class. In opposition to this reality, authors with a Marxist basis defend that must be offered to the working class integral and omnilateral education, which develops all the capacities of human beings – Professional and Technological Education. The Federal Institutes of Education, Science and Technology are configured within this perspective, but curriculum integration remains a challenge, and it is necessary to reinforce the materialization of the proposed ideal for Integrated Secondary Education. In this perspective, the present research project, developed within the scope of ProfEPT, proposed as an educational product the realization of a photography competition on natural science phenomena, within a collaborative process involving elements of action-research; the objective was to investigate the contributions offered by the activity to the learning of the different contents covered and to the curricular integration. The data were collected through bibliographical and documentary research., questionnaires and interviews, and were analyzed statistically, when quantitative, and using content analysis, when qualitative. The documental analysis showed that the curricular structure of vocational integrated to high school courses may (or may not) favor the perception of art in its relations with other disciplines and the integration of contents. It was also found that the photography competition significantly contributed to learning and integration, as students exercised their creativity, sensitivity, and sense of authorship, and established concrete relationships between art and natural sciences. Representing an effective contribution to the learning and development process of students towards comprehensive training, the educational product developed and evaluated is configured as a relevant educational instrument.
Professional and Technological Education;Integrated High School;Art;Integration;Learning.
1
108
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_DanielaDeOliveira.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Fundamentos científicos do desenvolvimento tecnológico

Banca Examinadora

RIAMA COELHO GOUVEIA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DIOGO ROGORA KAWANO Participante Externo
ANDRE LUIS DIAS Docente - PERMANENTE
RIAMA COELHO GOUVEIA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
A ARTE COMO INTERFACE PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR: CONCURSO DE FOTOGRAFIAS SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA BIBLIOGRÁFICA LIVRO
1O CONCURSO DE FOTOGRAFIA CIÊNCIA E ARTE. TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
PRIMEIRO CONCURSO DE FOTOGRAFIA CIÊNCIA E ARTE BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer