• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
MULHERES NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A “VISIBILIDADE” DO TRABALHO FEMININO COMO ESTÍMULO À PERCEPÇÃO E PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ISABEL CRISTINA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
29/11/2021

Apesar de as mulheres terem conquistado espaço na sociedade e no mundo do trabalho, percebe-se que, na ciência e na tecnologia, sua participação continua restrita e as suas contribuições não têm sido valorizadas. No tocante a essas questões, esta pesquisa apresenta como objetivo geral avaliar em que medida um produto educacional, com informações que versam sobre a participação das mulheres na ciência e na tecnologia, pode contribuir para superar a invisibilidade do trabalho feminino e estimular novas percepções e perspectivas aos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em especial as alunas dos cursos técnicos de nível médio. O trabalho foi desenvolvido com base na metodologia da pesquisa qualitativa, tendo como estratégias de investigação o estudo de caso e a pesquisa-ação, e como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e o questionário. Para a análise dos dados, adotou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), com o apoio da técnica de associação de Volpato (2013). O embasamento teórico pautou-se em reflexões sobre o papel da mulher no mundo do trabalho, com ênfase para as áreas da ciência e tecnologia, a desigualdade de gênero no âmbito do mundo do trabalho e o contexto da formação profissional das mulheres. Estabeleceu-se também a relação das tecnologias com a educação, no que concerne ao ensino e aprendizagem de novos conhecimentos. A pesquisa foi realizada no âmbito do Instituto Federal de São Paulo com a participação de docentes e estudantes do Ensino Médio Integrado dos cursos Técnico em Mecânica Industrial (3º ano) e Técnico em Eletrônica (1º ano), Câmpus Itaquaquecetuba e São João da Boa Vista, respectivamente. A coleta de dados deu-se em três etapas, sendo que, na primeira, a fim de subsidiar a elaboração do produto educacional, foram aplicados os questionários docente e discente, na segunda, realizou-se a pesquisa bibliográfica e na terceira, em que houve o desenvolvimento da atividade pedagógica para aplicação do produto educacional, os participantes responderam os questionários diagnóstico e o de avaliação do produto. O resultado da pesquisa subsidiou a elaboração do produto educacional no formato de “vídeos”, que se mostrou como um importante recurso didático para divulgar conteúdos que versam sobre o trabalho das mulheres na ciência e tecnologia.

Trabalho;Mulheres;Ciência;Tecnologia.;Vídeos;EPT.
Although women have conquered space in society and in the world of work, it is clear that, in science and technology, their participation remains restricted and their contributions have not been valued. With regard to these issues, this research aims to evaluate to what extent an educational product, with information about the participation of women in science and technology, can contribute to overcoming the invisibility of female work and stimulate new perceptions and perspectives to students in the Professional Technological Education (EPT), especially students from secondary technical courses. The work was developed based on the qualitative research methodology, having as research strategies the case study and the action research, and the bibliographic research and the questionnaire as data collection instruments. For data analysis, the content analysis technique by Bardin (2011) was adopted, with the support of the association technique by Volpato (2013). The theory was based on reflections on the role of women in the world of work, with an emphasis on the areas of science and technology, gender inequality within the world of work and the context of professional training for women. The relationship between technologies and education was also established, regarding teaching and learning new knowledge. The research was carried out within the scope of the Federal Institute of São Paulo with the participation of teachers and students from the Integrated High School of the Technical Courses in Industrial Mechanics (3rd grade) and in Electronics (1st grade), Campus Itaquaquecetuba and São João da Boa Vista, respectively. Data collection took place in three phases, in the first, in order to support the preparation of the educational product, the teacher and student questionnaires were communicated, in the second, a bibliographical research was carried out and in the third, in that there was no development of pedagogical activity for the application of the educational product, the participants answered the diagnostic questionnaires and the evaluation of the product. The result of the research subsidized the elaboration of the educational product in a video format, which proved to be an important didactic resource for disseminating contents that deal with the work of women in science and technology.
Work;Women;Science;Technology;Videos;EPT
1
198
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação_IsabelCristinadaSilva.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Língua, Cognição e Ensino para a Educação Científica no contexto da Educação Profissional e Tecnológica

Banca Examinadora

ROSANA FERRARETO LOURENCO RODRIGUES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELAINE INACIO BUENO Participante Externo
ROSANA FERRARETO LOURENCO RODRIGUES Docente - PERMANENTE
ANGELICA APARECIDA ANTONECHEN COLOMBO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
TRABALHO FEMININO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EPT SOB AS LENTES DO PRODUTO EDUCACIONAL VÍDEO BIBLIOGRÁFICA LIVRO
GUIA ORIENTATIVO [PARA APLICAÇÃO DOS VÍDEOS]: ?MULHERES NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA? TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
PRODUTO EDUCACIONAL NO YOUTUBE: MULHERES QUE MOTIVAM E INSPIRAM NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA BIBLIOGRÁFICA LIVRO
GUIA ORIENTATIVO MULHERES NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer