• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
FORMAÇÃO DOCENTE PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
MARLI DE FIGUEIREDO BEZERRA
DISSERTAÇÃO
29/10/2021

Esta pesquisa dedicou-se à investigação da inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos cursos técnicos integrados ao ensino médio e teve como objetivo o desenvolvimento de vídeos como produto educacional direcionado à formação de docentes e demais agentes educativos que atuam junto a estes estudantes. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, que utilizou a técnica de análise de conteúdo para análise dos dados coletados. O trabalho foi organizado a partir do seguintes objetivos específicos: investigar as percepções dos docentes sobre o processo de inclusão escolar de alunos com o TEA na Educação Profissional e Tecnológica (EPT); conhecer as ações e estratégias adotadas pelos docentes do IFSP no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com o TEA matriculados nos cursos do Ensino Médio Integrado; desenvolvimento do produto educacional fundamentado no referencial teórico adotado na pesquisa e nas informações obtidas nos objetivos específicos anteriores; aplicação do produto educacional e análise dos seus resultados. Os participantes da pesquisa foram os docentes que atuam junto aos alunos com TEA nos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pelo IFSP e os membros do NAPNE de um campus da instituição. Para elaboração do produto educacional foram coletadas (por meio de questionário diagnóstico online) e analisadas as informações relacionadas às percepções de docentes sobre o processo de inclusão escolar de alunos com o TEA na EPT e sobre as ações e estratégias adotadas por estes profissionais no processo de ensino e aprendizagem destes estudantes. Neste levantamento pode-se verificar que as percepções docentes indicam a viabilidade de inclusão escolar de alunos com TEA na EPT, no entanto, faz-se importante a oferta de suporte de equipe multidisciplinar, ações de formação continuada e parceria entre escola e família. Pode-se verificar ainda que as ações pedagógicas desses docentes estavam voltadas à organização dos conteúdos das disciplinas e adequações do ambiente escolar. O produto educacional consistiu em um guia orientativo que descreveu informações oriundas da pesquisa para formação docente utilizando-se um conjunto de vídeos curtos. Para fins de avaliação e aplicação do produto foi realizada uma roda de conversas com membros do NAPNE e docentes dos alunos com TEA de um campus do IFSP e aplicado um questionário avaliativo online para os docentes participantes da primeira etapa da pesquisa (levantamento de dados por meio envio do questionário diagnóstico online), bem como para participantes da roda de conversa. Os resultados desta pesquisa permitiram identificar a formação continuada como um elemento indissociável à prática da inclusão na EPT, demonstrando que uso de vídeos pode otimizar as ações de formação permitindo ampla acessibilidade dos participantes e a ampliação dos espaços de formação para além ambiente institucional.

Transtorno do Espectro Autista;Educação Profissional e Tecnológica;Ensino Médio Integrado;Inclusão Escolar
This research aimed at investigating the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in technical secondary schools and the production of educational videos that could be used in teachers and school staff training. This qualitative study relied on the content analysis methodology in order to analyze the collected data and its objectives are: to investigate the teacher´s perspectives on the inclusion of students with ASD in technical secondary schools; to understand the practices and strategies adopted by the teachers in the teaching/learning process of secondary school of such at Instituto Federal de São Paulo (IFSP); to develop an educational tool based on the theory adopted by this study and its findings; to make use of the tool and analyze the results of it. The participants were the secondary school teachers of IFSP and members of Support Center for People with Specific Educational Needs (NAPNE). To produce the videos as educational tools, an online questionnaire was conducted and the teachers´ perspectives on the inclusion of students with ASD in technical secondary schools as well as the practices and strategies adopted in the teaching/learning process of such students could be analyzed. According to this analysis, the inclusion of students with ASD in the technical secondary school is viable. However, the support of a multidisciplinary team, continuous teacher and school staff training, and family engagement are highly necessary. The analysis also showed that the existing pedagogical practices were focused on content and classroom environment. The educational tool consists of an orientation guide that described information from a research for teacher training using a set of short videos. In attempt to evaluate the educational tool of the research, a talk with the participants and another online questionnaire were conducted. The findings of the research seem to indicate that the continuous teacher training goes hand in hand with the inclusion of students with ASD in technical secondary schools. It also shows that the use of videos in teacher and school staff training may increase accessibility of participants widening the educational environment beyond the school building.
Autism Spectrum Disorder;Technical and Professional Education;Technical Secondary School;Inclusive Education.
1
147
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação_Marli de Figueiredo Bezerra.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Formação de professores e práticas pedagógicas na EPT

Banca Examinadora

RODRIGO PALUCCI PANTONI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RODRIGO PALUCCI PANTONI Docente - PERMANENTE
CARLA ARIELA RIOS VILARONGA Participante Externo
ANDREA POLETTO SONZA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EPT: FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DE VÍDEOS BIBLIOGRÁFICA LIVRO
FORMAÇÃO DOCENTE PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
FORMAÇÃO DOCENTE PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer