• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
DISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADE POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E JOGOS ELETRÔNICOS: UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL
MICHELE RODRIGUES TEIXEIRA
DISSERTAÇÃO
27/09/2021

O Ensino Médio Integrado (EMI), enquanto parte da Educação Profissional e Tecnológica, tem como um de seus princípios, proporcionar uma formação humana e integral, promover o exercício da cidadania, a diversidade e a desconstrução de preconceitos. O ensino relativo a gênero e sexualidade articula-se a esta proposta de educação, pois pode promover a reflexão sobre a construção e o contexto das relações de gênero que se estabelecem na organização social e produtiva, estando diretamente relacionadas ao reconhecimento e exercício da cidadania, aos direitos trabalhistas e sociais, à liberdade, ao prazer, ao trabalho e à cultura. Entretanto, o ensino de tais temáticas apresenta desafios pois, geralmente, as questões sobre gênero e sexualidade são tratadas de forma distanciada da realidade dos discentes, com ênfase em conhecimentos médicos e biológicos, desconsiderando-se outros aspectos relacionados ao tema, como a cultura e a história. Esta abordagem, além de promover um conhecimento parcial sobre o assunto, pode contribuir para o desinteresse dos estudantes em discutir a temática. Dessa forma, o presente trabalho, desenvolvido no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), tem como objetivo compreender como a criação e aplicação de um produto educacional (PE) em formato de sequência didática (SD), pautado em elementos de histórias em quadrinhos e jogos eletrônicos, pode contribuir com o ensino sobre gênero e sexualidade e a formação integral; proporcionar um cenário lúdico e motivador e aproximar esta discussão aos interesses dos estudantes. O procedimento adotado foi o estudo de caso e a coleta de dados foi realizada através de questionário diagnóstico, registros das intervenções dos estudantes ao longo da SD e questionário avaliativo. Os dados coletados foram tratados estatisticamente quando quantitativos e pelo método de análise de conteúdo e categorização, quando qualitativos. Como forma de validação, o produto educacional foi aplicado no contexto do Ensino Médio Integrado. Os resultados indicam que a escolha de mídias como jogos eletrônicos e histórias em quadrinhos mostraram-se adequadas como elementos contextualizadores e motivadores, ocorrendo evolução na percepção e posicionamento dos estudantes em relação à gênero e sexualidade nestas mídias, além de relacionarem, de forma mais expressiva, a temática ao mercado de trabalho, à cidadania e à estrutura social no geral, indicando a colaboração da SD para a promoção da formação integral.

Ensino Médio Integrado;Educação Profissional e Tecnológica;Gênero;Sexualidade;Histórias em Quadrinhos;Jogos Eletrônicos.
Integrated Secondary Education (ISE), as part of Professional and Technological Education, has as one of its principles to provide a humane and integral education, to promote the exercise of citizenship, diversity and the deconstruction of prejudices. Teaching related to gender and sexuality is linked to this educational proposal, as it can promote reflection on the construction and context of gender relations that are established in the social and productive organization, being directly related to the recognition and exercise of citizenship, to labor and social rights, freedom, pleasure, work and culture. However, the teaching of such themes presents challenges because, generally, issues about gender and sexuality are treated in a way that is distant from the reality of students, with an emphasis on medical and biological knowledge, disregarding other aspects related to the theme, such as culture and the story. This approach, in addition to promoting a partial knowledge of the subject, can contribute to the students' lack of interest in discussing the subject. Thus, the present work, developed in the context of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education in National Network (ProfEPT), aims to understand how the creation and application of an educational product (PE) in a didactic sequence format (DS), based on elements of comic books and electronic games, can contribute to teaching about gender and sexuality and comprehensive training; provide a playful and motivating scenario and bring this discussion closer to the interests of students. The procedure adopted was the case study and data collection was carried out through an initial perception questionnaire, records of students' interventions throughout the DS and an evaluative questionnaire. The collected data were treated statistically when quantitative and by the method of content analysis and categorization, when qualitative. As a form of validation, the educational product was applied in the context of Integrated High School. The results indicate that the choice of media such as electronic games and comic books proved to be adequate as contextualizing and motivating elements, with an evolution in the perception and positioning of students in relation to gender and sexuality in these media, in addition to relating them in a more expressive way, the theme of the labor market and the social structure in general, indicating the collaboration of the DS to promote comprehensive training.
Integrated High School;Professional and Technological Education;Gender;Sexuality;Comics;Electronic Games.
1
127
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação_Michele Teixeira.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no apoio ao ensino e aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Banca Examinadora

NEMESIO FREITAS DUARTE FILHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
NEMESIO FREITAS DUARTE FILHO Docente - PERMANENTE
LORENA TEMPONI BOECHAT Docente - PERMANENTE
AGNES CRUZ DE SOUZA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
A DISCUSSÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E JOGOS ELETRÔNICOS NA FORMAÇÃO INTEGRAL BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
DISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADE POR MEIO DE HQ'S E JOGOS ELETRÔNICOS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer