O Ensino Médio Integrado (EMI), enquanto parte da Educação Profissional e Tecnológica, tem como um de seus princípios, proporcionar uma formação humana e integral, promover o exercício da cidadania, a diversidade e a desconstrução de preconceitos. O ensino relativo a gênero e sexualidade articula-se a esta proposta de educação, pois pode promover a reflexão sobre a construção e o contexto das relações de gênero que se estabelecem na organização social e produtiva, estando diretamente relacionadas ao reconhecimento e exercício da cidadania, aos direitos trabalhistas e sociais, à liberdade, ao prazer, ao trabalho e à cultura. Entretanto, o ensino de tais temáticas apresenta desafios pois, geralmente, as questões sobre gênero e sexualidade são tratadas de forma distanciada da realidade dos discentes, com ênfase em conhecimentos médicos e biológicos, desconsiderando-se outros aspectos relacionados ao tema, como a cultura e a história. Esta abordagem, além de promover um conhecimento parcial sobre o assunto, pode contribuir para o desinteresse dos estudantes em discutir a temática. Dessa forma, o presente trabalho, desenvolvido no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), tem como objetivo compreender como a criação e aplicação de um produto educacional (PE) em formato de sequência didática (SD), pautado em elementos de histórias em quadrinhos e jogos eletrônicos, pode contribuir com o ensino sobre gênero e sexualidade e a formação integral; proporcionar um cenário lúdico e motivador e aproximar esta discussão aos interesses dos estudantes. O procedimento adotado foi o estudo de caso e a coleta de dados foi realizada através de questionário diagnóstico, registros das intervenções dos estudantes ao longo da SD e questionário avaliativo. Os dados coletados foram tratados estatisticamente quando quantitativos e pelo método de análise de conteúdo e categorização, quando qualitativos. Como forma de validação, o produto educacional foi aplicado no contexto do Ensino Médio Integrado. Os resultados indicam que a escolha de mídias como jogos eletrônicos e histórias em quadrinhos mostraram-se adequadas como elementos contextualizadores e motivadores, ocorrendo evolução na percepção e posicionamento dos estudantes em relação à gênero e sexualidade nestas mídias, além de relacionarem, de forma mais expressiva, a temática ao mercado de trabalho, à cidadania e à estrutura social no geral, indicando a colaboração da SD para a promoção da formação integral.