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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
O FUNCIONAMENTO DO ESTADO E A FORMAÇÃO INTEGRAL: O conhecimento sobre os processos de aquisições públicas como forma de promover e aplicar os princípios da Educação Profissional e Tecnológica
TANELIA TAYSE DE SOUZA
DISSERTAÇÃO
29/11/2021

Pesquisas apontam que grande parte dos brasileiros, independentemente da idade, pouco conhecem sobre as leis do país, seus direitos e, por conseguinte, como funciona a estrutura estatal que permeia suas vidas. Sem pleno conhecimento, não existe possibilidade de empoderamento frente a este Estado. A partir dessa premissa, essa dissertação procura estabelecer conexões entre os princípios fundamentais da Educação Profissional e Tecnológica e a necessidade de compreender como se dá o funcionamento do aparato estatal, fundamentando-se sempre no conceito de formação humana integral. Dadas as limitações de tempo e abrangência, que são características de uma pesquisa de ensino em um mestrado profissional, optou-se por restringir o enfoque do estudo aos processos de aquisições públicas que, invariavelmente, de alguma forma, impacta a vida de todos os brasileiros. Esta delimitação do tema permitiu a criação de dois produtos educacionais, um livro narrativo e um vídeo, ambos apresentados aos alunos do Curso Técnico em Administração, sequencial ao Ensino Médio, do Câmpus Sertãozinho do IFSP. O livro foi disponibilizado aos estudantes de forma eletrônica, entanto o vídeo foi apresentado em aula remota e avaliado por meio de questionário. A análise dos resultados obtidos dessa avaliação demonstrou que os participantes compreenderam a importância de conhecer sobre os processos de aquisições públicas bem como conseguiram estabelecer correlações sólidas entre a necessidade de expandir esse conhecimento e o papel do cidadão.

Formação Integral;Educação Profissional e Tecnológica;Funcionamento Estatal;Aquisições Públicas
Research shows that most Brazilians, of any age, know little about the country's laws, their rights and about how the state structures that affect their lives. Without full knowledge, there is no possibility of social empowerment in this State. Based on this premise, this dissertation seeks to establish connections between the fundamental principles of Professional and Technological Education and the need to understand how the state structures works, always keeping integral human education on the horizon. In the face of limitations of time and scope, which are characteristic of a research in a professional master's degree, it was decided to restrict the focus of the study the public procurement processes that, invariably, in some way, impact the lives of all Brazilians. This delimitation of the theme enabled the creation of two educational products, a narrative book and a video, both to be presented to the students of the Technical Course in Administration at the Sertãozinho campus of the IFSP. The book was made available to students electronically, however the video was presented in a remote class and evaluated through a questionnaire. The analysis of the results obtained from this evaluation showed that the participants understood the importance of knowing about the processes of public procurement, as well as being able to establish solid correlations between the need to expand this knowledge and the role of the citizen.
Comprehensive Education;Professional and Technological Education;State Functioning;Public Purchases
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Tanélia.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Formação de professores e práticas pedagógicas na EPT

Banca Examinadora

EDUARDO ANDRE MOSSIN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EDUARDO ANDRE MOSSIN Docente - PERMANENTE
LORENA TEMPONI BOECHAT Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
VÍDEO ISABELA E AS COMPRAS PÚBLICAS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
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Capes UFRN RNP
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  • Versão do sistema: 3.85.13
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