O ser humano se diferenciou dos animais no momento em que produz seus meios de vida e passa a transformar a natureza, adaptando-a as suas necessidades, no entanto, esse processo de transformação, atrelado à lógica do sistema de produção capitalista, atingiu grandes proporções e, atualmente, verifica-se uma exploração desenfreada da natureza e de seus recursos. A escola, enquanto local de formação do ser humano para a cidadania crítica, é um espaço ideal para os diálogos e debates sobre Educação Ambiental. Nesse sentido, e considerando um problema verificado no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) câmpus Matão, bem como a proposta do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) de desenvolvimento de um produto educacional, esta dissertação apresenta o processo de elaboração e aplicação do produto “O jogo dos cinco para a Educação Ambiental: jogar, aprender e agir”, bem como os resultados gerados e as discussões realizadas. O produto educacional elaborado foi uma sequência didática que possui informações detalhadas para a aplicação do minicurso e utilização do role-play (do inglês, jogo de papeis) na simulação de uma Assembleia Escolar para debater sobre o descarte de resíduos sólidos na perspectiva da relação entre produção, consumo e sociedade a fim de contribuir para a formação humana e cidadã dos estudantes. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, Covid-19, e da suspensão das aulas presenciais, o minicurso foi oferecido no formato remoto e os sujeitos da pesquisa foram estudantes matriculados nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) na forma integrada e da Licenciatura do câmpus Matão. Esta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e os procedimentos metodológicos têm características que se assemelham à pesquisa-ação. Para a coleta dos dados utilizou-se a triangulação, por meio da observação participante, análise das produções elaboradas pelos estudantes e questionário aberto. Por sua vez, esses dados foram interpretados e analisados com base na análise de prosa. Os resultados demonstraram que a utilização do role-play no formato remoto foi importante, especialmente, para a introdução de assuntos referentes à Educação Ambiental, além de contribuir na argumentação, comunicação, formação do processo reflexivo e respeito a opiniões divergentes. Ao mesmo tempo, as atividades de tutoria e de produção de materiais foram essenciais, pois exploraram a criatividade, a pesquisa e as interações do trabalho em equipe, sendo possível afirmar que o role-play no formato remoto colaborou para a formação humana e integral dos estudantes. Apesar disso, os resultados também demonstraram que houve predomínio de temas referentes ao pós-consumo dos resíduos sólidos nas produções dos estudantes, sugerindo aprofundar as discussões acerca da relação produção, consumo e sociedade.