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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
ROLE-PLAY COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INTEGRAL
THAISA CRISTINA DINIZ
DISSERTAÇÃO
04/11/2021

O ser humano se diferenciou dos animais no momento em que produz seus meios de vida e passa a transformar a natureza, adaptando-a as suas necessidades, no entanto, esse processo de transformação, atrelado à lógica do sistema de produção capitalista, atingiu grandes proporções e, atualmente, verifica-se uma exploração desenfreada da natureza e de seus recursos. A escola, enquanto local de formação do ser humano para a cidadania crítica, é um espaço ideal para os diálogos e debates sobre Educação Ambiental. Nesse sentido, e considerando um problema verificado no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) câmpus Matão, bem como a proposta do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) de desenvolvimento de um produto educacional, esta dissertação apresenta o processo de elaboração e aplicação do produto “O jogo dos cinco para a Educação Ambiental: jogar, aprender e agir”, bem como os resultados gerados e as discussões realizadas. O produto educacional elaborado foi uma sequência didática que possui informações detalhadas para a aplicação do minicurso e utilização do role-play (do inglês, jogo de papeis) na simulação de uma Assembleia Escolar para debater sobre o descarte de resíduos sólidos na perspectiva da relação entre produção, consumo e sociedade a fim de contribuir para a formação humana e cidadã dos estudantes. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, Covid-19, e da suspensão das aulas presenciais, o minicurso foi oferecido no formato remoto e os sujeitos da pesquisa foram estudantes matriculados nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) na forma integrada e da Licenciatura do câmpus Matão. Esta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e os procedimentos metodológicos têm características que se assemelham à pesquisa-ação. Para a coleta dos dados utilizou-se a triangulação, por meio da observação participante, análise das produções elaboradas pelos estudantes e questionário aberto. Por sua vez, esses dados foram interpretados e analisados com base na análise de prosa. Os resultados demonstraram que a utilização do role-play no formato remoto foi importante, especialmente, para a introdução de assuntos referentes à Educação Ambiental, além de contribuir na argumentação, comunicação, formação do processo reflexivo e respeito a opiniões divergentes. Ao mesmo tempo, as atividades de tutoria e de produção de materiais foram essenciais, pois exploraram a criatividade, a pesquisa e as interações do trabalho em equipe, sendo possível afirmar que o role-play no formato remoto colaborou para a formação humana e integral dos estudantes. Apesar disso, os resultados também demonstraram que houve predomínio de temas referentes ao pós-consumo dos resíduos sólidos nas produções dos estudantes, sugerindo aprofundar as discussões acerca da relação produção, consumo e sociedade.

Educação Ambiental;Role-play;Formação Integral;Educação Profissional e Tecnológica;Assembleia Escolar;Ensino Remoto.
Human being is different from animals when they produce ther livelihood and starts to transform nature, adapting it to their needs, however, this transformation process, linked to the logic of the capitalist production system, reached great proportions and, currently, there is an unbridled exploitation of nature and its resources. The school, as a place for the formation of human beings for critical citizenship, is an ideal space for dialogues and debates on Environmental Education. In this sense and considering a problem verified at the Federal Institute of São Paulo (IFSP) câmpus of Matão, as well as the proposal of the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education (ProfEPT) for the development of an educational product, this dissertation presents the process of elaboration and application of the product “The game of five for Environmental Education: playing, learning and acting”, as well as the results generated and the discussions held. The educational product developed was a didactic sequence that has detailed information for the application of the short course and the use of role-play in the simulation of a School Assembly to discuss the disposal of solid waste from the perspective of relationship between production, consumption and society in order to contribute to the human and civic education of students. Due to the new coronavirus pandemic, Covid-19, and the suspension of in-person classes, the short course was offered in a remote format and the research subjects were students enrolled in the High School Technical Professional Education (EPTNM) courses in an integrated manner and the Licentiate of the câmpus of Matão. This research used a qualitative approach and the methodological procedures have characteristics that are similar to action research. For data collection, triangulation was used, through participant observation, analysis of productions prepared by students and an open questionnaire. In turn, these data were interpreted and analyzed based on prose analysis. The results demonstrated that the use of role-play in the remote format was important, especially for the introduction of issues related to Environmental Education, in addition to contributing to argumentation, communication, formation of the reflective process and respect for divergent opinion. At the same time, tutoring and material production activities were essential, as they explore creativity, research and teamwork interactions, and it is possible to state that role-play in remote format contributed to the human and integral education of students. Despite all of that, the results also showed that there was a predominance of themes related to the post-consumption of solid waste in students' productions, suggesting further discussions on the relationship between production, consumption and society.
Environmental Education;Role-play;Integral education;Professional and technological education;School Assembly;Remote learning.
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_ThaisaCristinaDiniz.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Práticas Educativas Integradas e Emancipatórias

Banca Examinadora

PAULO SERGIO CALEFI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULO SERGIO CALEFI Docente - PERMANENTE
MARIA ADELIA DA COSTA Docente - PERMANENTE
JOANA DE JESUS DE ANDRADE Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CONTRIBUTIONS OF ROLE-PLAY IN ENVIRONMENTAL EDUCATION TO INTEGRAL EDUCATION BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
O JOGO DOS CINCO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: JOGAR, APRENDER E AGIR. TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
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