A presente dissertação aborda a necessidade da integração entre o Ensino Médio e a Educação Profissional e Tecnológica – como uma medida transitória para uma formação integral do indivíduo –, bem como alguns desafios de sua efetiva implementação. O objetivo foi investigar como se desenvolvem as interações e negociações entre os participantes de grupos colaborativos na elaboração de Unidades Didáticas Integradas, na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica. Com isso, pretende-se utilizar os conhecimentos advindos dessa investigação para elaborar estratégias que tenham, por intuito, facilitar o desenvolvimento de atividades de integração de conteúdos disciplinares. A fundamentação teórica contempla temas como Ensino Médio Integrado, Unidades Didáticas Integradas, Educação Profissional e Tecnológica, Grupo Colaborativo, Aprendizagem Contextualizada e Metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. A metodologia de pesquisa que embasa este estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, com características de pesquisa-ação e de estudos de casos. A análise dos dados da pesquisa – fundamentada na compreensão, interpretação e reflexão – envolve duas etapas, sendo que na primeira é realizada uma análise vertical das negociações e interações desenvolvidas em cada um dos quatro grupos colaborativos, enquanto na segunda são desenvolvidas discussões horizontais sobre as análises realizadas, nas quais são identificados os resultados encontrados e é feita uma relação com os desafios discutidos na dissertação, sendo que aqueles contribuíram para a elaboração do Produto Educacional. Este Produto propõe Jornadas de Integração para auxiliar o público usuário a elaborar a integração de conteúdos disciplinares e, para isso, Cenas de Elaboração exemplificam como realizá-las. A análise dos dados obtidos, a partir das interações e negociações desenvolvidas nos grupos, possibilitou inferir que a estratégia colaborativa possui bom nível de adaptabilidade a outras estratégias de planejamento pedagógico e, sendo assim, pode ser considerada como uma proposta para superar os desafios impostos ao planejamento pedagógico integrado. Também foi possível evidenciar, com a análise, que algumas situações encontradas no percurso da pesquisa são dignas de discussão a partir de uma investigação mais profunda, como por exemplo, o modelo de contratação e de formação continuada de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.