• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
ELABORAÇÃO DE UNIDADE DIDÁTICA INTEGRADA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DE GRUPO COLABORATIVO
JOSE MAURICIO ORTIZ BATISTA
DISSERTAÇÃO
27/08/2021

A presente dissertação aborda a necessidade da integração entre o Ensino Médio e a Educação Profissional e Tecnológica – como uma medida transitória para uma formação integral do indivíduo –, bem como alguns desafios de sua efetiva implementação. O objetivo foi investigar como se desenvolvem as interações e negociações entre os participantes de grupos colaborativos na elaboração de Unidades Didáticas Integradas, na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica. Com isso, pretende-se utilizar os conhecimentos advindos dessa investigação para elaborar estratégias que tenham, por intuito, facilitar o desenvolvimento de atividades de integração de conteúdos disciplinares. A fundamentação teórica contempla temas como Ensino Médio Integrado, Unidades Didáticas Integradas, Educação Profissional e Tecnológica, Grupo Colaborativo, Aprendizagem Contextualizada e Metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. A metodologia de pesquisa que embasa este estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, com características de pesquisa-ação e de estudos de casos. A análise dos dados da pesquisa – fundamentada na compreensão, interpretação e reflexão – envolve duas etapas, sendo que na primeira é realizada uma análise vertical das negociações e interações desenvolvidas em cada um dos quatro grupos colaborativos, enquanto na segunda são desenvolvidas discussões horizontais sobre as análises realizadas, nas quais são identificados os resultados encontrados e é feita uma relação com os desafios discutidos na dissertação, sendo que aqueles contribuíram para a elaboração do Produto Educacional. Este Produto propõe Jornadas de Integração para auxiliar o público usuário a elaborar a integração de conteúdos disciplinares e, para isso, Cenas de Elaboração exemplificam como realizá-las. A análise dos dados obtidos, a partir das interações e negociações desenvolvidas nos grupos, possibilitou inferir que a estratégia colaborativa possui bom nível de adaptabilidade a outras estratégias de planejamento pedagógico e, sendo assim, pode ser considerada como uma proposta para superar os desafios impostos ao planejamento pedagógico integrado. Também foi possível evidenciar, com a análise, que algumas situações encontradas no percurso da pesquisa são dignas de discussão a partir de uma investigação mais profunda, como por exemplo, o modelo de contratação e de formação continuada de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Educação Profissional e Tecnológica;Ensino Médio Integrado;Grupo Colaborativo;Três Momentos Pedagógicos;Unidade Didática Integrada.
This research addresses the need for integration between High School and Professional and Technological Education – as a transitional providence for an integral education of the individual –, as well as some challenges of the effective implementation. The objective was to investigate how the interactions and negotiations among the participants of collaborative groups develop in the elaboration of Integrated Teaching Units, from the perspective of Professional and Technological Education. Thereby, it is intended to use the knowledge arising from this investigation to develop strategies that are intended to facilitate the development of activities to integrate disciplinary content. The theoretical grounding includes topics such as Integrated High School, Integrated Teaching Units, Professional and Technological Education, Collaborative Group, Contextualized Learning and Methodology of the Three Pedagogical Moments. The research methodology that supports this study is based on a qualitative approach, with characteristics of action research and case studies. The analysis of the research data - based on understanding, interpretation and reflection - involves two stages, the first being a vertical analysis of the negotiations and interactions developed in each of the four collaborative groups, and the second involves horizontal discussions of the analyzes performed, in which the results found are identified and a relationship is made with the challenges discussed in this essay, which contributed to the elaboration of the Educational Product. This Product proposes Integration Journeys to help the user audience to elaborate the integration of disciplinary contents and, for that, Elaboration Scenes exemplify how to carry them out. The analysis of the data obtained from the interactions and negotiations developed in the groups made it possible to infer that the collaborative strategy has a good level of adaptability to other pedagogical planning strategies and, therefore, can be considered as a proposal to overcome the challenges imposed on the integrated pedagogical planning. It was also possible to show, with the analysis, that some situations found in the course of the research are worthy of discussion from a deeper investigation, such as the model of hiring and continuing education of teachers in the Federal Institutes of Education, Science and Technology.
Professional and Technological Education;Integrated High School;Collaborative Group;Three Pedagogical Moments;Integrated Teaching Unit.
1
172
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_José Maurício Ortiz Batista.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Práticas Educativas Integradas e Emancipatórias

Banca Examinadora

PAULO SERGIO CALEFI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULO SERGIO CALEFI Docente - PERMANENTE
NATALIA NASSIFF BRAGA Participante Externo
MICHELE WALTZ COMARU Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ELABORAÇÃO DE UNIDADES DIDÁTICAS INTEGRADAS EM GRUPOS COLABORATIVOS: REFLEXÕES E APONTAMENTOS BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
JORNADAS DE INTEGRAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PARA A ELABORAÇÃO DE UNIDADES DIDÁTICAS INTEGRADAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer