• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
Proposta de sequência didática para reflexão acerca dos conceitos da 4ª Revolução Industrial e sua implicação na sociedade
MARIANA CALAON CRISCOLIN VIEIRA
DISSERTAÇÃO
20/12/2021

O objetivo dessa pesquisa foi investigar, desenvolver e analisar a concepção dos alunos do 4º ano de automação industrial sobre os impactos da Indústria 4.0, a partir de uma formação integral que interroga as relações que vem sendo estabelecidas entre mundo da produção, da tecnologia, educação e trabalho, estimulando reflexões e discussões sobre a temática. A linha de Pesquisa desenvolvida foi Práticas educativas em Educação Profissional Tecnológica dentro do Macroprojeto - Práticas Educativas no Currículo Integrado. A metodologia utilizada possui elementos da pesquisa - ação. Trata-se de uma pesquisa aplicada, através do desenvolvimento de um produto educacional, por meio do desenvolvimento de uma sequência didática, sendo organizada em três unidades de conhecimento: Revolução Industrial: uma perspectiva histórica, Tecnologias da Indústria 4.0 e Impactos da quarta revolução industrial na sociedade. As metodologias de ensino utilizadas foram: aula expositiva dialogada, a discussão e o debate. Os instrumentos de coleta foram a observação e aplicação de questionário. De acordo com os dados obtidos, pode-se considerar positiva a aplicação do produto educacional que cumpriu seu papel de apresentar aos alunos uma perspectiva histórica das revoluções industriais, algumas tecnologias da quarta revolução industrial, e suas aplicações, possibilitando assim, que os alunos conseguissem refletir acerca dos avanços tecnológicos e suas consequências, identificando oportunidades e desafios em diferentes campos como o emprego, a saúde, a educação e transporte numa perspectiva que oferece aos jovens estudantes e futuros trabalhadores, uma visão crítica da sociedade e atuação como cidadão.

Ensino Médio Integrado;Educação Profissional e Tecnológica;Formação Integral;Indústria 4.0.
The goal of this research was to investigate, develop and analyze the conception of the students on the 4th year of industrial automation vocational course about the impacts of Industry 4.0, from an integral formation that questions the relationships which have been established between the world of production, technology, education and work, stimulating reflections and discussions on the subject. The research line developed was Educational Practices in Technological and Professional Education within the Macroproject - Educational Practices in the Integrated Curriculum. The methodology used has elements of action research. It is an applied research, through the development of an educational product, through the development of a didactic sequence, being organized in three units of knowledge: Industrial Revolution: a historical perspective, Technologies of Industry 4.0 and Impacts of the fourth industrial revolution in society. The teaching methodologies used were: dialogued expository class, discussion and debate. The collection instruments were observation and application of a questionnaire. According to the data obtained, the application of the educational product can be considered positive, which fulfilled its role of presenting students with a historical perspective of industrial revolutions, some technologies of the fourth industrial revolution, and their applications, thus enabling students to achieve reflect on technological advances and their consequences, identifying opportunities and challenges in different fields such as employment, health, education and transport in a perspective that offers young students and future workers a critical view of society and acting as citizens.
Integrated High School;Professional and Technological Education;Integral Formation;Industry 4.0.
1
116
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Mariana_Final.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Desenvolvimento de Recursos Educacionais para Educação Profissional e Tecnológica

Banca Examinadora

ANDRE LUIS DIAS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RIAMA COELHO GOUVEIA Docente - PERMANENTE
GUILHERME SERPA SESTITO Participante Externo
ANDRE LUIS DIAS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
INTERDISCIPLINARY TEACHING ACTIVITIES FOR HIGH SCHOOL INTEGRATED TO VOCATIONAL EDUCATION PROMOTING REFLECTIONS ON INDUSTRY 4.0 TECHNOLOGIES AND THEIR IMPLICATION IN SOCIETY BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
REFLEXÃO ACERCA DAS TECNOLOGIAS DA 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E SUA IMPLICAÇÃO NA SOCIEDADE TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer