• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
BULLYING E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS MORAIS-PRÁTICOS PELO AGIR COMUNICATIVO NO MUNDO DA VIDA ESCOLAR
PALOMA BRECKENFELD ALEXANDRE DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
21/10/2021

O bullying, um tipo de violência escolar estudado há mais de cinquenta anos, persiste até os dias atuais. Considerando que esses tipos de conflitos surgem das interações sociais e podem ser solucionados com base no diálogo, buscamos averiguar se a existência de espaços públicos comunicativos no mundo da vida escolar podem contribuir para a solução de problemas morais-práticos, como o bullying escolar, assim, propusemos compreender como ações comunicativas no mundo da vida escolar podem contribuir para a solução de problemas relacionados ao bullying e para o desenvolvimento da autonomia, através dos seguintes objetivos específicos: a) investigar as concepções dos sujeitos escolares acerca do bullying, conhecendo o modo como resolvem problemas desta natureza; b) conhecer as ações antibullying pautadas no Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Lei Federal nº 13.185/2015); e, c) identificar a existência de espaços públicos de comunicação, comparando suas regras de resolução de conflitos aos pressupostos do agir comunicativo. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa e finalidades exploratória e descritiva que, por meio dos métodos dialético e fenomenológico, utilizando como procedimentos técnicos a investigação bibliográfica e a pesquisa de campo, entrevistamos de forma individual um representante da direção, da coordenação pedagógica, dois professores e quatorze alunos dos anos finais do ensino fundamental de duas escolas públicas municipais, uma localizada na sede municipal e outra na zona rural do município de São João do Rio do Peixe/PB. Pela investigação bibliográfica e pelos resultados encontrados na pesquisa de campo, identificamos as concepções dos sujeitos escolares e incompreensões acerca do bullying, as ações antibullying desenvolvidas pelas escolas, não pautadas na Lei nº 13.185/2015 e a inexistência de espaços de discussão destinados a resolução de conflitos morais-práticos. Com base em conceitos centrais da teoria habermasiana, compreendemos que a escola pode ser entendida como espaço público de comunicação que, a partir do desenvolvimento da competência comunicativa e da consciência moral, pode contribuir na formação de indivíduos autônomos, capazes de solucionar problemas morais-práticos, como o bullying escolar.

Bullying;Agir comunicativo;Espaço público;Formação da identidade
Bullying, a type of school violence studied for over fifty years, persists to this day. Considering that these types of conflicts arise from social interactions and can be resolved based on dialogue, we sought to investigate whether the existence of communicative public spaces in the world of school life can contribute to the solution of moral-practical problems, such as school bullying, thus, we proposed to understand how communicative actions in the world of school life can contribute to the solution of problems related to bullying and to the development of autonomy, through the following specific objectives: a) investigate the conceptions of school subjects about bullying, knowing how they solve problems of this nature; b) to know the anti-bullying actions based on theProgram to Combat Systematic Intimidation (Federal Law nº 13.185/2015); and, c) identify the existence of public spaces for communication, comparing their conflict resolution rules to the presuppositions of communicative action. This is a research of an applied nature with a qualitative approach and exploratory and descriptive purposes that, through dialectical and phenomenological methods, using bibliographic investigation and field research as technical procedures, we individually interviewed a representative of the direction, from the pedagogical coordination, two teachers and fourteen students from the final years of elementary school from two municipal public schools, one located in the municipal headquarters and the other in the rural area of the municipality of São João do Rio do Peixe/PB. Through the bibliographical investigation and the results found in the field research, we identified the school subjects' conceptions and misunderstandings about bullying, the anti-bullying actions developed by schools, not based on Law No. 13.185/2015 and the lack of discussion spaces for the resolution of moral-practical conflicts. Based on central concepts of Habermasian theory, we understand that the school can beunderstood as a public space for communication that, based on the development of communicative competence and moral conscience, can contribute to the formation of autonomous individuals, capable of solving moral-practical problems, like school bullying.
Bullying;Act communicative;Public place;Identify formation
1
129
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Paloma Breckenfeld Alexandre de Oliveira.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Didática, mundos da vida e Educação Básica no semiárido nordestino

Banca Examinadora

ROSALVO NOBRE CARNEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PATRICIO CARNEIRO ARAUJO Participante Externo
MARIA DA PAZ CAVALCANTE Docente - PERMANENTE
ROSALVO NOBRE CARNEIRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer