• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Tecnologias digitais e o ensino remoto de Língua Portuguesa: crenças de professores e de alunos do Ensino Médio
GILBERLANIA SOARES DA SILVA
DISSERTAÇÃO
23/12/2021

Este trabalho trata das crenças de professores e alunos quanto ao ensino remoto de língua portuguesa. Pesquisas sobre crenças e suas implicações para o ensino-aprendizagem vem sendo discutido dentro da Linguística Aplicada. O contexto da pandemia, causado pelo novo corona vírus, levou as instituições de ensino a adotar o sistema de aulas remotas. Essas, por sua vez, embora possa ser efetivado a partir de uso de tecnologias digitais ou não, acabou por elevar a inserção e uso das tecnologias digitais como meio viável para desenvolvimento das aulas, nessa conjuntura, convém compreender as crenças de professores e alunos quanto ao uso das tecnologias digitais nas aulas de língua portuguesa. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é investigar as crenças de professores e de alunos quanto ao uso das tecnologias digitais para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa frente ao ensino remoto emergencial. A fundamentação teórica constitui-se dos estudos de Barcelos (2001, 2004, 2006, 2007), Oliveira (2011), Abrahão (2006) que tratam sobre crenças; Valente (2018), Kenski (2006), Souza (2017) que tratam sobre tecnologias digitais; Hodges (2020), Galvão; Saviani (2020), Caetano (2020) que versam sobre o ensino remoto e Antunes (2003), Ribeiro (2020) que tratam do ensino de língua portuguesa, além dos documentos norteadores como BNCC e PCNEM. A pesquisa situa-se no campo dos estudos das ciências humanas aplicadas à educação; segue a abordagem qualitativa, utiliza a técnica de estudo de caso e coleta dados através de observação, questionário e notas de campo. Para análise e tratamento dos dados recorre à técnica de análise de conteúdo, suportada pela utilização do software de apoio à análise qualitativa webQDA (Qualitative Data Analysis Software). Os resultados mostram que tanto professores como alunos possuem crenças positivas quanto ao ensino remoto de língua portuguesa, todavia, os resultados dos alunos apresentam também crenças negativas; Há disparidade acerca de uso de algumas tecnologias utilizadas por alunos e professores, com isso há possibilidade de potencializar o uso de redes sociais para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa no sentido de promover maior engajamento e proporcionar o desenvolvimento de habilidades como protagonismo, autonomia, reflexão e criticidade acerca do ensino-aprendizagem de língua portuguesa mediado por tecnologias digitais.

Crenças;Ensino Remoto;Língua Portuguesa;Tecnologias digitais
This paper deals with teachers' and students' beliefs about the remote teaching of Portuguese language. Research on beliefs and their implications for teaching-learning has been discussed strongly within Applied Linguistics. The context of the pandemic, caused by the new coronavirus, led educational institutions to adopt the remote classroom system. These, in turn, although it can be effected from the use of digital technologies or not, ended up raising the insertion and use of digital technologies as a viable means for the development of the classes, in this conjuncture, it is convenient to understand the beliefs of teachers and students regarding the use of digital technologies in Portuguese language classes. In this sense, the overall objective of this research is to investigate the beliefs of teachers and students regarding the use of digital technologies for the teaching-learning of Portuguese language facing the emergency remote teaching. The theoretical basis is constituted by the studies from: Barcelos (2001, 2004, 2006, 2007), Oliveira (2011), Abrahão (2006) who deal with beliefs; Valente (2018), Kenski (2006), Souza (2017) who deal with digital technologies; Hodges (2020), Galvão; Saviani (2020), Caetano (2020) who deal with remote teaching and Antunes (2003), Ribeiro (2020) who deal with the teaching of Portuguese language, in addition to the guiding documents such as BNCC and PCNEM. The research is located in the field of studies of human sciences applied to education. It follows the qualitative approach, and uses the case study technique and collects data through observation, questionnaire and field notes. The participants are three teachers and ten students who belong to public school. For data analysis and treatment, it resorts to the content analysis technique, supported by the use of the qualitative analysis support software webQDA (Qualitative Data Analysis Software). The results show that both teachers and students have positive beliefs about the remote teaching of Portuguese language, however, the students' results also present negative beliefs. There is disparity about the use of some technologies used by students and teachers. With this, there is a possibility to enhance the use of social networks for the teaching-learning of Portuguese language in order to promote greater engagement and provide the development of skills such as protagonism, autonomy, reflection and criticality about the teaching-learning of Portuguese language mediated by digital technologies.
Beliefs;Remote Teaching;Portuguese Language;Digital technologies
1
129
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 Dissertacao de Gilberlânia Soares da Silva.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS NA ESCOLA PÚBLICA

Banca Examinadora

MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA Participante Externo
LUIS MIGUEL DIAS CAETANO Docente - COLABORADOR
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA Docente - COLABORADOR

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer