• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS DE TRIGONOMETRIA COM INTERDISCIPLINARIDADE
PATRICIA DE SOUZA MOURA
DISSERTAÇÃO
13/12/2021

O processo de ensino e aprendizagem de Matemática poder ser complexo e apresentar dificuldades quanto ao planejamento e prática docente. Nesse sentido, sugere-se intervenções pedagógicas que proporcionem o ensino contextualizado, considerando a interdisciplinaridade como recurso interativo e motivador. Dessa forma, o ensino de trigonometria, parte integrante desse todo que é a educação matemática, deve ser conduzido de forma aplicável, contextualizada e interdisciplinar. Demonstrando importância nos processos educativos, transformando o ensino em algo interativo e motivador. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo discutir sobre o ensino interdisciplinar de trigonometria, a partir de Sequências de Ensino Investigativas (SEI), utilizando recursos experimentais e tecnológicos. De forma específica, construir e propor aprendizagem que possam ser aplicados no ensino de trigonometria, desenvolver as SEI utilizando experimentos relacionados aos conteúdos, bem como analisar os efeitos desses recursos utilizados em etapas da SEI. A pesquisa foi realizada com discentes do 3º ano do ensino médio, localizada na cidade de Icó no estado do Ceará, de forma remota, tendo abordagem do tipo quanti-qualitativo. Nesse sentindo, espera-se que os resultados deste trabalho colaborem para uma discussão sobre as contribuições da SEI aplicada, de forma interdisciplinar, ao ensino de trigonometria, mediante a utilização de recursos tecnológicos e experimentos, uma vez que, a partir do presente estudo, observou-se que essa abordagem proporcionou aos estudantes uma vivência com experiências que os levaram a construção de uma aprendizagem relevante no seu processo educativo

Ensino de trigonometria;Aprendizagem;Metodologias;Interação
The process of teaching and learning mathematics can be complex and present difficulties in planning or teaching practice. In this sense, it is suggested pedagogical interventions that provide contextualized teaching, considering interdisciplinarity as an interactive and motivating agent. Thus, the teaching of trigonometry, an integral part of this whole that is mathematics education, it is necessary to present itself in an applicable and contextualized way, as well as in an interdisciplinary way, demonstrating importance in educational processes. turning teaching into something interactive and motivating Therefore, this study aimed to discuss the interdisciplinary teaching of trigonometry, from Investigative Teaching Sequences (SEI), using experimental and technological resources. Specifically, build and propose SEI's using learning objects that can be obtained in the teaching of trigonometry, develop as SEI using experiments related to content, as well as the analysis of the effects of resources used in SEI stages. The research will be conducted with students from the 3rd year of high school, located in the city of Icó in the state of Ceará, remotely, using a quantitative-qualitative approach. In this sense, it is expected that the results of this work contribute to a discussion about how the contribution of SEI in the teaching and learning process, when related to the teaching of trigonometry in an interdisciplinary way, using technological resources and experiments, in which it provided students an experience with experiences that led them to the construction of relevant learning in their educational process.
Trigonometry teaching;Learning;Methodologies;Interaction
1
98
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Patrícia de Souza Moura.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Objetos de Aprendizagem e suas Relações com o Ensino-Aprendizagem

Banca Examinadora

OTAVIO FLORIANO PAULINO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
OTAVIO FLORIANO PAULINO Docente - PERMANENTE
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
ROBERTA DA SILVA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer