• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA E LITERATURA: A TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA
FRANCISCA LINARA DA SILVA CHAVES
DISSERTAÇÃO
20/04/2022

Visões geográficas acerca de obras literárias têm se tornado comum no âmbito da pesquisa científica, por meio de observações e análises relacionadas às categorias pertinentes à Geografia. Diante disso, faz-se necessário que essa abordagem possa contribuir para o âmbito do ensino básico, de modo que favoreça um ensino interdisciplinar tão preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Nesse sentido, esta pesquisa traz como objetivo geral relacionar a metodologia da tertúlia literária dialógica ao desenvolvimento da competência comunicativa para a aprendizagem de Geografia pela Literatura. Para isso, quanto aos aspectos metodológicos, nossa pesquisa se caracteriza como sendo de natureza hermenêutica e de abordagem qualitativa, dos tipos bibliográfica, documental e de campo. Nossa motivação para pesquisar essa temática está relacionada, em um primeiro momento, à fascinação pessoal pelo universo literário, que desencadeou ainda na graduação a curiosidade de realizar interpretações geográficas de obras literárias. Em segundo lugar, a vivência do estágio, onde nos deparamos com uma situação em que Geografia e Literatura eram postas em um mesmo ambiente, porém, sem o devido estabelecimento de conexões entre ambas. A partir disso, trazemos a análise de duas obras literárias: A menina que roubava livros, de Markus Zusak (2011) e A culpa é das estrelas, de John Green (2012). Por meio delas, traçamos correspondências geográficas que tornam possível a sua utilização no Ensino Médio. Através da realização de tertúlias literárias dialógicas, trabalhamos essas obras juntamente com alunos do ensino médio, quando, por meio do seguimento de seus princípios, e tendo como base o agir comunicativo, conseguimos realizar debates produtivos e ampliar seus horizontes no que se refere à presença da Geografia em nossa dia a dia, bem como nas obras literárias.

Ensino de Geografia;Literatura;Competência comunicativa
Geographic studies about literary works have become common in the field of scientific research, through observations and analyzes related to the categories which are relevant to Geography. Therefore, it is necessary that this approach can contribute to the scope of Brazilian basic education, in a way that favors an interdisciplinary teaching that is highly recommended in the Brazilian National Curricular Common Base (BNCC, 2017). In this sense, this research has, as a general objective, to relate the methodology of dialogic literary gatherings to the development of communicative competence for the learning of Geography through Literature. In order to achieve that, regarding the methodological aspects, this research is characterized as of hermeneutic nature and of a qualitative approach, from the bibliographic, documentary and field types. Our motivation for researching this theme is related, at first, to the personal fascination with the literary universe, which triggered the curiosity of carrying out geographical interpretations of literary works in the undergraduate course. Secondly, the internship experience also motivated us to build this work, when we faced a situation in which Geography and Literature were placed in the same environment, however, without the proper establishment of connections between them. From this, we brought the analysis of two literary works: The Book Thief, by Markus Zusak (2011) and The Fault in our Stars, by John Green (2012). Through them, we traced geographic correspondences that make possible their use in High School. Through dialogic literary gatherings, we worked on these works together with high school students, when, by following their principles and, based on communicative action, we are able to carry out productive debates and broaden students' horizons with regard to presence of Geography in our daily lives, as well as in literary works.
Geography Teaching;Literature;Communicative Competence
1
154
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
FRANCISCA LINARA DA SILVA CHAVES.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
MACROPROJETO 2: TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS EXITOSAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: DA DESCONSTRUÇÃO DA INVISIBILIDADE SOCIAL DOS SUJEITOS À AÇÃO TRANSFORMADORA DA CIÊNCIA

Banca Examinadora

ROSALVO NOBRE CARNEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ROSALVO NOBRE CARNEIRO Docente - PERMANENTE
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO Docente - PERMANENTE
TIAGO VIEIRA CAVALCANTE Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer