• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SAÚDE: DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO
CIBELE BEATRIZ DA SILVA OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
25/04/2022

A BNCC, documento normativo e obrigatório, orienta o planejamento do ensino no Brasil. Nesses termos, o presente estudo objetiva investigar quais os obstáculos para a promoção da educação em saúde em uma perspectiva crítica interdisciplinar subsidiada pelas orientações da BNCC no âmbito de uma escola pública de ensino médio do interior do estado do RN. O método investigativo assenta-se em uma abordagem quali-quantitativa exploratório-descritiva em 3 etapas: (1) Levantamento Bibliográfico, com o intuito de conhecer como anda a produção acadêmica em nível de pós-graduação a respeito de como a BNCC aborda a saúde no âmbito do ensino médio; (2) Pesquisa Documental, que objetivou identificar as orientações curriculares constantes no documento as quais possam subsidiar o ensino de saúde em uma perspectiva crítica e interdisciplinar e (3) Entrevista Estruturada on-line assíncrona com docentes de uma escola pública de ensino médio do interior do Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de entender os aspectos do ensino relacionado à saúde em uma perspectiva crítica e interdisciplinar. Na etapa 1, constatou-se uma ínfima produção acadêmica sobre esse tema, com pesquisas em nível de mestrado e abordagem predominantemente qualitativa valendo-se da análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa documental revelou um total de 28 conceitos de educação crítica nos textos das 183 habilidades desta etapa da educação básica, com a categoria “aluno como sujeito ativo” presente em todas elas. “Transmissão de conhecimento/instrumentalização”, “análise da realidade concreta”, “prática social” e “criticidade” também apresentam-se em considerável número, porém, “autoconfiança/confiança”, “afetividade”, “criatividade” “inacabamento”, “libertação/emancipação”, “problematização”, “reflexão” e “solidariedade” estão entre os menos frequentes. A área de Linguagens é a que contém o maior número de elementos relacionados à educação crítica (n=398), enquanto Matemática é a que menos contém elementos de educação crítica (n=105), apesar de possuir um número considerável de habilidades (n= 43). Foram encontrados 11 conceitos explícitos de saúde relacionados com aspectos referentes à proteção da saúde, além de 13 abordagens que implicitamente abarcam temas em saúde. A pesquisa de campo revelou os seguintes obstáculos à implementação de um ensino crítico e interdisciplinar de saúde: limitação do conhecimento teórico sobre temas em saúde pelos docentes, planejamento e engajamento coletivo, alinhamento entre o trabalho desenvolvido pelos docentes. A estes, somam-se: abordagem parcial da educação crítica, pela BNCC, notável discrepância entre os elementos de educação crítica presentes em cada área do conhecimento, ausência de elementos considerados importantes para o desenvolvimento de um processo educativo crítico. Conjugam-se ainda desafios impostos pela BNCC ao trabalho docente em sua respectiva área do conhecimento, a saber: desafios relacionados ao ensino em favor da formação integral do aluno, desafios relacionados à adequação do PPP da instituição escolar às imposições curriculares da BNCC, desafios de contextualização dos direitos de aprendizagem. Com base na ideia de currículo como práxis, mesmo com as limitações apresentadas, é possível transcender para além do que o texto da base impõe e, dessa forma, agregar ao ensino mais elementos de educação crítica além daqueles encontrados em cada habilidade trabalhada.

Currículo;Educação crítica;Ensino;Ensino Médio;Interdisciplinaridade;Saúde.
The BNCC, a normative and mandatory document, guides the education planning in Brazil. Accordingly, the present study aims to investigate the obstacles to the promotion of health education in a critical interdisciplinary perspective subsidized by the BNCC guidelines within a public high school in the interior of Rio Grande do Norte State. The investigative method is based on an exploratory-descriptive qualitative-quantitative approach in 3 stages: (1) Bibliographic Survey, with the aim of knowing how the academic production is going at the postgraduate level regarding how the BNCC approaches health in the context of high school; (2) Documentary Research, which aimed to identify the curricular guidelines contained in the document which can support health education in a critical and interdisciplinary perspective and (3) Asynchronous online Structured Interview with teachers from a public high school in the interior of Rio Grande do Norte State, aiming to understand the aspects of teaching related to health in a critical and interdisciplinary perspective. In stage 1, there was a small amount of academic production on this topic, with research at the master's level and a predominantly qualitative approach, using Bardin's content analysis. Documentary research revealed a total of 28 critical education concepts in the texts of the 183 skills of this basic education stage, with the category “student as an active subject” present in all of them. “Transmission of knowledge/instrumentalization”, “analysis of concrete reality”, “social practice” and “criticism” are also present in considerable numbers; however, “self-confidence/confidence”, “affection”, “creativity” “incompletion”, “liberation/emancipation”, “problematization”, “reflection” and “solidarity” are among the least frequent. The Languages areas is the one that contains the largest number of elements related to critical education (n = 398), while Mathematics is the one that contains the least elements of critical education (n = 105), despite having a considerable number of skills (n = 43). Eleven explicit health concepts related to aspects related to health protection were found, in addition to 13 approaches that implicitly cover health issues. Field research revealed the following obstacles to the implementation of critical and interdisciplinary health education: theoretical knowledge limitation on health topics by teachers, planning and collective engagement, and alignment between the works developed by teachers. Added to these are: a partial approach to critical education, by BNCC, a notable discrepancy between the elements of critical education present in each area of knowledge, the absence of elements considered important for the development of a critical educational process. There are also challenges imposed by BNCC to the teaching work in its respective knowledge area, namely: challenges related to teaching in favor of comprehensive student training, challenges related to the adequacy of the School's Political Pedagogical Project to the BNCC's curricular impositions, contextualization challenges of learning rights. Based on the curriculum idea as praxis, despite the presented limitations, it is possible to transcend beyond what the basic text imposes and, in this way, add more elements of critical education to teaching beyond those found in each skill worked.
Curriculum;Critical Education;Teaching;High School;Interdisciplinarity;Health
I
119
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 Dissertação de Cibele Beatriz da Silva Oliveira.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
MACROPROJETO 1 : METODOLOGIAS E RECURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ARTICULAÇÕES COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

Banca Examinadora

DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Colaborador
Outros
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer