• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
ARCHIVAL LITERACY: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E A ARQUIVOLOGIA
FELIPE CESAR ALMEIDA DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
30/05/2022

A Archival Literacy, traduzida nesta pesquisa como Competência arquivística, é considerada no atual cenário acadêmico-científico internacional como uma vertente da Competência em Informação. A presente pesquisa tem como objetivo geral propor um conceito para o termo Competência Arquivística adequado ao cenário arquivístico brasileiro. Para alcançar o referido objetivo, a pesquisa propõe sistematizar as temáticas relacionadas à Competência Arquivística, investigar a produção bibliográfica acerca do tema a fim de identificar as características e perspectivas da Competência Arquivística e por fim, propor um conceito para o termo Competência Arquivística. Para a operacionalização dos objetivos apresentados, optou-se pela realização de diferentes procedimentos metodológicos para o alcance dos mesmos: a Pesquisa Bibliográfica, a Revisão Bibliográfica Sistemática e a Teoria Fundamentada nos Dados. Os procedimentos de coleta de dados da Revisão Bibliográfica Sistemática ocorreram no período de outubro de 2020 a abril de 2022, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Library & Information Science Abstracts, na Web of Science e na Biblioteca do Conhecimento Online.Esta fase foi dividida em três etapas com objetivos distintos: 1. Compreender a essência da Competência Arquivística utilizando a string de busca "Archival Literacy"; 2. Compreender os campos de conhecimento que compõem a Archival Literacy utilizando as strings: Domain Knowledge, Artifactual Literacy e Archival Intelligence; 3. Conhecer os debates nacionais em torno da Competência Arquivística utilizando a própria expressão (em português) e possíveis variações. A partir da análise dos dados obtidos na Revisão Bibliográfica Sistemática em combinação com a Teoria Fundamentada nos Dados apresenta-se a proposição de um conceito para o tema principal desta pesquisa. Dessa forma, expondo que a relação entre a Competência em Informação e a Arquivologia caracteriza-se como um campo fértil para o desenvolvimento de novas pesquisas. Por fim, o presente estudo identifica a existência de contextos de aplicação que modificam o desenvolvimento da Competência Arquivística de acordo com suas singularidades e que para a melhor compreensão destes contextos faz-se necessário estudos voltados às práticas informacionais de cada possível sujeito inserido nos contextos.

Competência em Informação;Arquivologia;Competência Arquivística;Archival Literacy
Archival Literacy, translated in this research as Competência Arquivística, is considered in the current international academic-scientific scenario as an aspect of Information Literacy. This research aims to propose a concept for the term Archival Literacy adequate to the Brazilian archival scenario. To achieve this goal, the research proposes to systematize the themes related to Archival Literacy, to investigate the bibliographic production on the subject in order to identify the characteristics and perspectives of Archival Literacy and, finally, to propose a concept for the term Archival Literacy. For the operationalization of the objectives presented, it was opted to carry out different methodological procedures to reach them: the Bibliographical Survey, the Systematic Bibliographical Review and the Grounded Theory. The data collection procedures of the Systematic Bibliographic Review occurred in the period from October 2020 to April 2022, in the Periodical Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel, in the Library & Information Science Abstracts, in the Web of Science and in the Knowledge Library Online. This phase was divided into three stages with distinct objectives: 1. Understand the essence of Archival Literacy using the search string "Archival Literacy"; 2. Understand the fields of knowledge that compose Archival Literacy using the strings: Domain Knowledge, Artifactual Literacy and Archival Intelligence; 3. know the national debates around Archival Literacy using the expression itself (in Portuguese) and possible variations. From the analysis of the data obtained in the Systematic Bibliographic Review in combination with the Grounded Theory it is presented the proposition of a concept for the main theme of this research. Thus, exposing that the relationship between Information Literacy and Archival Science is characterized as a fertile field for the development of new research. Finally, this study identifies the existence of application contexts that modify the development of Archival Competence according to their singularities and that, for a better understanding of these contexts, it is necessary to study the informational practices of each possible subject inserted in the contexts
Information Literacy;Archival Science;Competência Arquivística;Archival Literacy
01
151
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
ARCHIVAL LITERACY ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE A COMPETENCIA EM INFORMACAO E A ARQUIVOLOGIA_Felipe Cesar Almeida dos San.pdf

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO
MED-PESQUISA [01/09/2019-](Renata): Competência em informação e arquivologia: espectros e inter-relações

Banca Examinadora

RENATA LIRA FURTADO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GLAUCIA APARECIDA VAZ Participante Externo
RENATA LIRA FURTADO Docente - PERMANENTE
FERNANDO DE ASSIS RODRIGUES Docente - PERMANENTE

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer