• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
Formação Continuada em Educação Física na perspectiva inclusiva no município de Anchieta/ES: avanços, desafios e possibilidades para atuar com alunos público-alvo da educação especial
DANIEL POUBEL MATOS DA SILVA
DISSERTAÇÃO
17/03/2023

A pesquisa em tela objetiva estabelecer discussões que visam à reflexão crítico-colaborativa sobre/na/para a ação docente, no intuito de compreender os desafios e/ou avanços, que perpassam a implementação de um curso de formação continuada em Educação Física na perspectiva inclusiva no município de Anchieta, no Espírito Santo (ES). Nesse ínterim buscamos por meio de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, com base na pesquisa-ação existencial (BARBIER, 2002) conhecer com proximidade as situações que emergem no contexto investigado, utilizando a escuta sensível e o diálogo crítico-reflexivo para delinear o percurso formativo, que utilizou como instrumentos de investigação da realidade o questionário, o grupo focal, as narrativas, a observação participante existencial e o diário de itinerância. Conforme avançamos nesta trajetória identificamos e compreendemos que as situações-limites que impedem a realização de cursos de formação continuada com bases na perspectiva inclusiva são variadas e as ações para sua efetivação são mínimas. E o inédito viável perceptível mostrou-se pela transposição dos saberes elaborados coletivamente por meio da formação continuada na perspectiva inclusiva para a prática docente. Sendo o diálogo crítico-reflexivo e a escuta sensível as estratégias efetivamente coerentes com a problematização das possibilidades para o sucesso desse ideal. Por fim, destaca-se a relevância do incentivo e a sugestão para novas pesquisas na área da Educação Física, Formação Continuada e Inclusão, e a importância de promover nos contextos escolares, movimentos formativos por via da pesquisa-ação, para que haja a colaboração entre os diferentes atores que ali atuam, com possibilidades de refletirem criticamente sobre as ações inclusivas.

Educação Física;Formação Continuada;Inclusão
The on-screen research aims to establish discussions aimed at critical-collaborative reflection on/in/for the teaching action, in order to understand the challenges and/or advances that permeate the implementation of a continuing education course in Physical Education from an inclusive perspective in the municipality of Anchieta, in Espírito Santo (ES). In the meantime, we sought, through a qualitative, exploratory and descriptive study, based on existential action research (BARBIER, 2002), to know closely the situations that emerge in the investigated context, using sensitive listening and critical-reflective dialogue to outline the formative path, which used the questionnaire, the focus group, the narratives, the existential participant observation and the itinerancy diary as instruments for investigating reality. As we move forward in this trajectory, we identify and understand that the extreme situations that prevent the realization of continuing education courses based on the inclusive perspective are varied and the actions for their effectiveness are minimal. And the unprecedented, perceptible feasibility was shown by the transposition of knowledge developed collectively through continuing education in the inclusive perspective for teaching practice. Being the critical-reflective dialogue and the sensitive listening the strategies effectively coherent with the problematization of the possibilities for the success of this ideal. Finally, the importance of encouraging and suggesting new research in the area of Physical Education, Continuing Education and Inclusion is highlighted, and the importance of promoting training movements in school contexts through action research, so that there is collaboration among the different actors who work there, with possibilities to critically reflect on inclusive actions.
Physical Education;Continuing Education;Inclusion
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA, COTIDIANO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE
Formação inicial e continuada e inclusão: ressignificando a prática pedagógica dos professores de Educação Física

Banca Examinadora

MARIA DAS GRACAS CARVALHO SILVA DE SA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA DAS GRACAS CARVALHO SILVA DE SA Docente - PERMANENTE
JOSE FRANCISCO CHICON Participante Externo
MARIA APARECIDA DIAS Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.9
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer