• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GEOGRAFIA (31004016062P2)
As escalas das infâncias na cartografia ficcional de Jader Janer e na Geografia da Infância: das insignificâncias às significâncias
ALINE MELLO CAMPOS
DISSERTAÇÃO
19/10/2022

Esta dissertação resulta de uma investigação sobre Geografia e Literatura na obra O colecionador de botões e a menina que gostava de mapas remendados de Jader Janer, cuja categoria de análise é a escala, e tem como objetivo analisar a relação entre a cartografia da Geografia da Infância e a cartografia presente no texto ficcional da obra citada a partir da escala geográfica e cartográfica em diálogo com as escalas vivenciais das crianças. É um diálogo entre o Jader Janer geógrafo e o escritor de literatura infantil, ou seja, um diálogo entre a ciência e a arte no mesmo autor, que só é possível porque ele compartilha na ciência e na arte da mesma concepção de criança como um outro, com suas lógicas próprias e de uma cartografia não adultocêntrica, medida não pela métrica, mas pela intensidade do fenômeno. Faz-se também nesta pesquisa um balanço das concepções de criança e infâncias na literatura infantil brasileira. Abre-se, nesta investigação, uma reflexão sobre o Ensino de Geografia e cartografia escolar, pois uma outra cartografia vem se constituindo com base na Teoria Histórico-Cultural com crianças, e não mais uma cartografia para crianças. A metodologia adotada é o estudo de caso de duas escolas gonçalenses da rede Estadual do Rio de Janeiro para responder ao seguinte problema: até que ponto as escalas geográficas e cartográficas estão presentes nas escalas vivenciais das crianças na cartografia da Geografia da Infância e na cartografia ficcional de Jader Janer de modo que a criança produza um mapa de sentir? A hipótese é a de que há elementos da escala cartográfica e da escala geográfica nas escalas vivenciais dessas crianças ao fazerem um mapa de sentir, quando as suas significâncias multiescalares estão presentes em seus mapas, sendo as escalas vivenciais projetadas no papel, aprendidas na escola ou fora dela, mas sempre com a mão guia. Por isso, nomeamos essas escalas no mapa de, as cartoinsignificâncias multiescalares das crianças. Apesar de a maioria dos mapas apresentarem diferentes escalas, nem todos foram multiescalares. Vale ressaltar que os mapas mais multiescalares foram os mapareceitas.

Escala;Cartografia. Literatura. Infâncias. Insignificâncias.
This dissertation is the result of an investigation on Geography and Literature in the work The Button Collector and the Girl Who Liked Patched Maps by Jader Janer, whose analysis category is scale, and aims to analyze the relationship between the cartography of Geography of Childhood and the cartography present in the fictional text of the cited work from the geographic and cartographic scale in dialogue with the experiential scales of the children. It is a dialogue between the geographer Jader Janer and the writer of children's literature, that is, a dialogue between science and art in the same author, which is only possible because he shares in science and art the same conception of child as another, with its own logics and a non-adult-centric cartography, measured not by metrics, but by the intensity of the phenomenon. This research also analyzes the conceptions of children and childhoods in Brazilian children's literature. This investigation opens a reflection on the Teaching of Geography and School Cartography, since another cartography is being constituted based on the Historical-Cultural Theory with children, and not a cartography for children anymore. The methodology adopted is the case study of two schools in the state network of Rio de Janeiro to answer the following problem: to what extent are geographic and cartographic scales present in the experiential scales of children in the cartography of the Geography of Childhood and in the fictional cartography of Jader Janer so that the child produces a map of feeling? The hypothesis is that there are elements of the cartographic scale and the geographic scale in the experiential scales of these children when making a map of feeling, when their multiscale significances are present in their maps, with the experiential scales projected on paper, learned at school or outside it, but always with the guiding hand. Therefore, we named these scales on the map of children's multiscale cartoinsignificance. Although most maps have different scales, not all were multiscale. It is noteworthy that the most multiscalar maps were the mapsaritas.
Scale;Cartography. Literature. Childhoods. Insignificance.
1
121
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Aline Mello Campos Versão Final.pdf

Contexto

PROD. SOC. DO ESPAÇO: NAT., POL. E PROC. FORM.EM GEOGRAFIA
ENSINO DE GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: FUNDAMENTOS, DIDÁTICA, APRENDIZAGEM E DOCÊNCIA

Banca Examinadora

MANOEL MARTINS DE SANTANA FILHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MANOEL MARTINS DE SANTANA FILHO Docente - PERMANENTE
ANA CLAUDIA RAMOS SACRAMENTO Docente - COLABORADOR
JADER JANER MOREIRA LOPES Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.11
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer