• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
Formação para o esporte na América Latina: perspectiva profissional para atuação em contexto não escolar
JEAN CARLOS FREITAS GAMA
TESE
24/03/2023

O objetivo desta tese é compreender os modos como diferentes países da América Latina hispanofalantes propõem a formação do profissional para atuar com o esporte fora do contexto escolar, analisando as maneiras de fazer dos diferentes contextos e perspectivas de formação. Produzimos um banco de dados com informações de: a) 64 artigos que abordam a temática no mundo; b) 19 Leis Federais Esportivas e três documentos oficiais de Política Nacional do Esporte; c) 140 instituições de formação que habilitam para atuação no esporte, localizadas nos 18 países que compõem a América Latina hispanofalante. Se desenvolve como uma pesquisa quanti-qualitativa, de natureza mista, do tipo projeto incorporado de caráter exploratório, operando com o método comparativo e a crítica-documental. O capítulo I apresenta o delineamento geral do estudo, com os questionamentos e objetivos. O capítulo II investiga o modo como se constitui o campo de produção acadêmica que discute a formação de profissionais para atuar no esporte, analisando, por meio de indicadores bibliométricos, as publicações, os autores, as redes de colaboração e os periódicos onde se publicam artigos sobre a temática. O capítulo III mapeia, por meio da análise dos conteúdos dos artigos em circulação nos periódicos da área, as variadas possiblidades de interpretação sobre o modo como diferentes países têm enfrentado o processo de formação para o esporte. O capítulo IV analisa as bases legais que regulamentam e caracterizam o esporte na América Latina, compreendendo como esses países tem regulado o contexto profissional que determina a atuação no esporte. O capítulo V apresenta um panorama sobre como a formação para o esporte está presente nas leis específicas esportivas e, também, mapeia as instituições e modalidades de ensino que são ofertados pelos programas de formação nos 18 países hispanofalantes da América Latina. Com base nos achados, a tese confirma a hipótese de que ainda não existe uma delimitação acadêmica bem definida de formação para o esporte nos países da América Latina e que em muitos casos o conceito é incluído dentro da ideia de formação esportiva. Conclui, assim, que tal movimento se reflete no campo acadêmico-científico, nas leis esportivas, políticas esportivas e concepções formativas adotadas pelas instituições que habilitam profissionais para trabalharem diretamente no campo.

Formação para o Esporte;Educação Física;América Latina;Legislação Esportiva;Atuação Profissional
The objective of this thesis is to understand the ways in which different Spanish-speaking Latin American countries propose the training of professionals to work with sports outside the school context, analyzing the ways of doing the different contexts and training perspectives. We produced a database with information from: a) 64 articles that approach the theme in the world; b) 19 Federal Sports Laws and three official documents of National Sports Policy; c) 139 training institutions that enable them to work in sports, located in the 18 countries that make up Spanish-speaking Latin America. In general, it is developed as a quantitative-qualitative research, of a mixed nature, of the incorporated project type of exploratory character, operating with the comparative method and the documentary-criticism. Chapter I presents the general design of the study, with a question and objectives. Chapter II investigates the way in which the field of academic production that discusses the training of professionals to work in sport is constituted, analyzing, through bibliometric indicators, publications, authors, collaboration networks and journals WHERE articles are published about the theme. Chapter III maps, through the analysis of the contents of articles in circulation in periodicals in the area, the various possibilities of interpretation on the way in which different countries have faced the process of training for the sport. Chapter IV analyzes the legal bases that regulate and characterize the sport in Latin America, understanding how these countries have regulated the professional context that determines the performance in sport. Chapter V presents an overview of how training for sport is present in specific sports laws and also maps the institutions and teaching modalities that are offered by training programs in the 18 spanish-speaking countries of Latin America. Based on the findings, the thesis confirms the hypothesis that there is still no well-defined academic delimitation of training/education for sport in Latin American countries and that in many cases the concept is included within the idea of sports training. It concludes that this movement is reflected in the academic-scientific field, in sports laws, sports policies and training concepts adopted by institutions that enable professionals to work directly in the field.
Sport Education;Physical Education;Latin America;Sports Law;Professional Work
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA, COTIDIANO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE
Práticas avaliativas na formação inicial de professores: uma análise das Instituições da América Latina

Banca Examinadora

AMARILIO FERREIRA NETO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
AMARILIO FERREIRA NETO Docente - PERMANENTE
ALEXANDRE JANOTTA DRIGO Participante Externo
WAGNER DOS SANTOS Participante Externo
CARLOS FEDERICO AYALA ZULUAGA Participante Externo
GERMÁN DARIO ISAZA GÓMEZ Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer