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UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
Iniciativas de questionamento da ‘tradição’ na Educação Física: percepções através da trajetória acadêmica e profissional de 04 professores argentinos
DEBORA NASCIMENTO
DISSERTAÇÃO
14/04/2023

A Educação Física, na Argentina, experimentou, nos finais da década de 80, diferentes iniciativas de renovação em seu estatuto teórico e epistemológico. Essas mudanças contribuíram com a proposição de diferentes orientações curriculares e diretrizes em nível Nacional para elaborações curriculares no âmbito da formação de professores de Educação Física e no atendimento na Educação Básica. De acordo com Cena, Fassina e Garro (2006) e Rozengardt (2014), a década de 80 é um período importante, porque expressa um marco histórico e social ante a possibilidade do fortalecimento de diferentes processos de contestação da “ordem” vigente que não dizem respeito somente a EF, mas sim ao contexto geral do país, marcado por processos sociais mais amplos que impactaram na trajetória de alguns professores e intelectuais da área. Nesse processo, segundo Levoratti (2018), diferentes profissionais apresentaram tensões acerca dos significados e objetivos da Educação Física. Tendo em vista essas mudanças, nossa pesquisa tem por objetivo analisar e compreender como essas iniciativas de questionamento da tradição, que impactou na trajetória de diferentes professores, repercutiu em como eles compreendem a EF. Em termos metodológicos, buscou-se conhecer e entrevistar quatro professores com participação ativa em diferentes espaços formativos da Argentina. Esses professores tiveram influências de diferentes países (da Europa e da própria América Latina). Assim, foram se apropriando de teorias, refletindo e incluindo novos conceitos em suas pesquisas e transformando suas próprias percepções sobre corpo, sobre a Educação Física, sobre sujeito, educação e mundo. Diante do exposto, é importante considerarmos os estudos da educação, da filosofia e da sociologia como contribuintes ao que tange o debate epistemológico e identitário na área da Educação Física. Foi possível perceber uma preocupação em não reduzir a EF ao esporte, à comparação, ao julgamento de um corpo “apenas” como biológico.

Educação Física;Crítica;Renovação;Argentina
La Educación Física, en Argentina, experimento, a fines de la década de 1980, diferentes iniciativas de renovación en su estatus teórico y epistemológico. Estos cambios contribuyeron a la propuesta de diferentes directrices curriculares y directrices a nivel nacional para la elaboración curricular en el contexto de la formación de maestros de Educación Física y en la educación primaria. Según Cena, Fassina y Garro (2006) y Rozengardt (2014), la década de 1980 es un período importante, porque expresa un hito histórico y social frente a la posibilidad de fortalecer diferentes procesos de impugnación del "orden" actual que no conciernen solo a EF, sino al contexto general del país, marcado por procesos sociales más amplios que impactaron en la trayectoria de algunos maestros e intelectuales de la zona. En este proceso, según Levoratti (2018), diferentes profesionales presentaron tensiones sobre los significados y objetivos de la Educación Física. En vista de estos cambios, nuestra investigación tiene como objetivo analizar y comprender cómo estas iniciativas de cuestionamiento de la tradición, que impactaron en la trayectoria de diferentes maestros, tuvieron repercusiones en cómo entienden a EF. En términos metodológicos, se buscó conocer y entrevistar a cuatro docentes con participación activa en diferentes espacios de formación en Argentina. Estos profesores tenían influencias de diferentes países (de Europa y de la propia América Latina). Por lo tanto, se estaban apropiando de teorías, reflexionando e incluyendo nuevos conceptos en su investigación y transformando sus propias percepciones sobre el cuerpo, la educación física, sobre el tema, la educación y el mundo. En vista de lo anterior, es importante considerar los estudios de educación, filosofía y sociología como contribuyentes a lo que tanga el debate epistemológico e identitario en el área de la Educación Física. Era posible percibir una preocupación por no reducir la EF al deporte, a la comparación, al juicio de un cuerpo "sólo" como biológico.
Educación Física;Crítica;Renovación;Argentina
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA, CORPO E MOVIMENTO HUMANO
A constituição de um pensamento renovador da educação física na América Latina: uma análise comparada entre Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia e Chile

Banca Examinadora

FELIPE QUINTAO DE ALMEIDA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LARISSA MICHELLE LARA Participante Externo
FELIPE QUINTAO DE ALMEIDA Docente - PERMANENTE
IVAN MARCELO GOMES Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
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