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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
OCASIÕES DE COLETA DE DADOS DE USUÁRIOS POR SERVIÇOS DE REDES SOCIAIS ONLINE: Análise da Documentação Jurídica para a formação dos Trending Topics do Twitter
DEJAN MARTINS CONCEICAO
DISSERTAÇÃO
31/03/2023

Introdução: Serviços de Redes Sociais Online são serviços que auxiliam o processo de comunicação e inter-relacionamento de indivíduos e empresas por meio da internet, ampliando o alcance das Redes Sociais. O movimento de usuários nesses serviços tem criado fluxos de dados jamais presumidos, e as informações geradas por esses fluxos despertam o interesse de pesquisadores e empresas de tecnologia. Problema de Pesquisa: Portanto, é importante que a documentação jurídica apresente as ocasiões nas quais os dados de usuários são coletados pelo Serviço de Redes Sociais Online Twitter, permitindo o mapeamento de características que possam subsidiar os processos de coleta de dados para o direcionamento de conteúdo e na construção do que é apresentado nos Trending Topics sejam eles orgânicos ou artificiais — problema desta pesquisa. Objetivo: Identificar na documentação jurídica de Serviços de Redes Sociais Online as ocasiões nas quais ocorrem os processos de coleta de dados de usuários, especialmente voltados ao contexto de interações de usuários para a formação de Trending Topics. Como objetivos específicos, propõe-se: Mapear ocasiões de coleta de dados possíveis, por meio da documentação jurídica; Determinar quais conjuntos de dados de usuários podem ser coletados; Identificar características dos Trending Topics e relacioná-las com as estruturas e os conjuntos de dados coletados pelo serviço. Universo de Pesquisa: Para a composição do universo de pesquisa, optou-se pela análise da documentação jurídica do Twitter, pois foi o primeiro Serviços de Redes Sociais Online com atuação global a adotar uma área específica para a exibição dos assuntos do momento. Foram utilizadas duas versões da documentação jurídica: 16 e 17. Em um primeiro momento, na elaboração da dissertação, foi utilizada a versão 16, que entrou em vigor em 19 de agosto de 2021. As informações desta versão foram utilizadas no marco teórico e complementares aos resultados, ou seja, no caso de elementos que foram ocultados ou removidos da versão 17, foram utilizadas informações da versão 16. Justificativa: A partir do momento em que Serviços de Redes Sociais Online como o Twitter passam a influenciar os fluxos de dados que circulam nas timelines dos usuários e lucrar com o fornecimento de serviços e produtos baseados nos dados coletados desses usuários é que surge a necessidade de se entender as ocasiões em que ocorrem esses processos de maneira objetiva, já que a documentação jurídica pode ofuscar tais informações. Procedimentos Metodológicos: As estratégias adotadas para a execução da pesquisa foram realizadas por meio de métodos combinados: Marco teórico, contendo assuntos aderentes ao contexto da pesquisa: história e características do Twitter, seus recursos e as características dos Trending Topics; Análise descritiva da documentação jurídica do Serviço de Redes Sociais Online Twitter, para obtenção de informações referentes às ocasiões de coleta de dados de usuários e conjuntos de dados disponíveis, e; Análise comparativa entre informações das ocasiões de coleta de dados realizados pelo serviço e as características dos Trending Topics. Resultados: Os resultados estão divididos em 2 partes: a)Ocasiões de coleta de dados de usuários, a partir dos Termos de Serviço e da Política de Privacidade, no qual foram inseridos os trechos sobre como os dados são coletados, quais dados podem ser passíveis de coleta e qual o uso ou compartilhamento o Serviços de Redes Sociais Online Twitter indica que será realizado. Ao final desta parte, foi elaborada uma síntese relacionando as ocasiões e os conjuntos de dados com os Termos de Serviço e a Política de Privacidade, e; b) Comparação entre informações identificadas nos Termos de Serviço e da Política de Privacidade e as características dos Trending Topics, por meio de uma análise comparativa entre os resultados da primeira etapa (síntese) e as características dos Trending Topics. Foram identificadas 11 características dos Trending Topics, bem como 15 ocasiões de coleta e 34 referências sobre conjuntos de dados coletados pelo serviço. Na comparação, foi possível estabelecer que as características dos Trending Topics são possíveis por meio de 42 repetições destas ocasiões de coleta, com um total de 390 conjuntos de dados coletados. Considerações Finais: A principal característica do Twitter no que se trata da coleta de dados foi a criação de estruturas que permitem o acesso aos dados coletados, o que se tornou sua marca registrada. Considera-se que o objetivo da pesquisa foi atingido, pois foi possível extrair as informações sobre as ocasiões de coleta de dados e suas estruturas por meio da documentação jurídica do Twitter e assim as relacionar para sua sistematização. As limitações da pesquisa estão relacionadas à tempestividade do Twitter. E as possibilidades futuras são de se utilizar de outras ferramentas e técnicas para realizar novas análises dos dados.

Serviços de Redes Sociais Online;Trending Topics;Coleta de Dados;Termos de Serviço;Política de Privacidade.
Introduction: Online Social Networking Services are services that help the process of communication and interrelationship between individuals and companies through the internet, expanding the reach of Social Networks. The movement of users on these services has created flows of data that have never before been imagined. The information generated by these flows has piqued the interest of technology companies and researchers. Research Problem: Therefore, it is important that the legal documentation presents the occasions on which data is collected by Online Social Networking Service Twitter, allowing the characteristic mapping that can support the processes of collecting user data for targeting content and in the construction of what is presented in Trending Topics whether organic or artificial — problem of this research. Objective: Identify in the legal documentation of Online Social Networking Services the occasions on which user data collection processes occur, especially aimed at the context of user interactions for the Trending Topics formation. As specific objectives, it is proposed: Map possible data collection occasions, through legal documentation; Determine which users data sets can be collected from processes; Identify characteristics of Trending Topics and relate them to the structures and data sets collected by the service. Research universe: To compose the research universe, it was decided to analyze Twitter’s legal documentation, as it was the first Online Social Networking Services with global operations to adopt a specific area for displaying current affairs. Two versions of the legal documentation were used: 16 and 17. At first, in the preparation of the dissertation, version 16 was used, which came into force on August 19, 2021. The information in this version was used in the theoretical framework and complementary to the results, that is, in the case of elements that were hidden or removed from version 17, information from version 16 was used. Justification: From the moment that Online Social Networking Services such as Twitter begin influencing data flows that circulate in user’s timelines and profit from the provision of services and products based on collected data from these users, the need to understand the occasions on which these processes occur objectively since the legal documentation can hide such information. Methodological Procedures: The strategies adopted to conduct or perform the research were through combined methods: Theoretical framework, containing subjects related to the context of the research: history and characteristics of Twitter, its resources and the characteristics of Trending Topics; Descriptive analysis of Online Social Networking Service Twitter’s legal documentation, to obtain information regarding the occasions for user data collection and available data sets, and; Comparative analysis between information from data collection occasions processes carried out by the service and the characteristics of the Trending Topics. Results: The results are divided into 2 parts: a) Occasions for user data collection, based on the Terms of Service and the Privacy Policy, in which the excerpts on how data is collected, which data can be collected and which the use or sharing of the Online Social Networking Service Twitter indicates that it will be carried out. At the end of this part, a synthesis was elaborated relating the occasions and data sets with the Terms of Service and the Privacy Policy, and; b) Comparison between information identified in the Terms of Service and the Privacy Policy and the characteristics of the Trending Topics, through a comparative analysis between the results of the first stage (synthesis) and the characteristics of the Trending Topics. Eleven characteristics of Trending Topics were identified, as well as 15 collection processes and 34 references on data sets collected by the service. In the comparison, it was possible to establish that the characteristics of the Trending Topics are possible through 42 repetitions of these collection processes, with a total of 390 data sets collected. Final considerations: The main feature of Twitter when it comes to data collection was the creation of structures that allow access to collected data, which became its trademark. It is considered that the objective of the research was achieved because it was possible to extract information about the data collection occasions and their structures through the legal documentation of Twitter and thus relate them to their systematization. Research limitations are related to Twitter’s current timing. And future possibilities are to use other tools and techniques to perform new data analysis.
Online Social Networking Services;Trending Topics;Data Collection;Terms of Service;Privacy Policy.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dejan Martins Conceicao_Dissertação.pdf

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
ORG-PESQUISA [01/09/2019- ](Fernando): Fundamentos teóricos para coleta de dados de redes sociais on-line

Banca Examinadora

FERNANDO DE ASSIS RODRIGUES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GILBERTO GOMES CANDIDO Docente - PERMANENTE
FERNANDO DE ASSIS RODRIGUES Docente - PERMANENTE
RICARDO CESAR GONCALVES SANTANA Participante Externo
VINICIUS AUGUSTO CARVALHO DE ABREU Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Empresas
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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