• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
VISIBILIDADE DA INFORMAÇÃO BASEADA EM INDEXAÇÃO SOCIAL NO TIKTOK: uma análise no contexto da divulgação científica
LARISSA LIMA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
24/03/2023

Introdução: As tecnologias de informação e comunicação proporcionam autonomia comunicacional aos indivíduos com acesso à internet e seus serviços web. A indexação social, neste contexto, é um método de representação da informação baseada em linguagem natural, em que o usuário da web é o protagonista. No universo dos serviços de redes sociais online, a indexação social pode ser observada sob a forma de hashtags, e sua aplicabilidade compreendida como um recurso potencial para promover a visibilidade da informação. Questão que pode contribuir para os propósitos da divulgação científica em redes sociais online. Objetivo: Realizar uma análise de caráter quantitativo e qualitativo sobre a utilização de hashtags no contexto da divulgação da ciência no TikTok, a fim de identificar as características e estratégias de visibilidade baseadas em indexação social. Metodologia: Pesquisa exploratória de caráter qualitativo e quantitativo, realizada a partir de perfis e vídeos de divulgação científica compartilhados no TikTok no ano de 2022. Está dividida em três fases: 1) seleção, cujo objetivo é determinar as estratégias de identificação e parâmetros de seleção dos dois conjuntos de dados (perfis e hashtags) analisados neste estudo; 2) coleta, cujo objetivo é coletar as informações necessárias para as análises propostas na terceira fase; 3) análise, cujo objetivo é realizar: i) análises quantitativas da amostra; ii) análises das características das hashtags mais populares coletadas; e iii) identificação de possíveis estratégias de visibilidade baseadas em indexação social. Resultados: 172 perfis foram coletados por meio de estratégias de pesquisa aplicadas ao Google Search e ao TikTok, dos quais 17 foram selecionados para a coleta de hashtags. A partir das análises foi possível observar hashtags ligadas ao contexto acadêmico, hashtags genéricas desvinculadas do universo científico, hashtags que identificam ou personalizam a busca por informações veiculadas a um perfil e uma hashtag de cunho político. Foi possível observar a utilização de estratégias de visibilidade baseadas em indexação social nos vídeos destinados à divulgação científica no TikTok. No entanto, conclui-se que a indexação social sozinha não consegue promover a visibilidade de conteúdo no que se refere ao TikTok. Isso não anula a importância da representação da informação neste serviço de rede social online. A indexação social deve ser compreendida como uma parte das ações que ajudam a promover a visibilidade da informação científica no TikTok. Considerações Finais: Ao iniciar o processo de análise percebeu-se que a indexação social é uma de muitas estratégias e recursos que o algoritmo do TikTok se utiliza para segmentar conteúdo. Por isso, para obter um panorama sobre a visibilidade de conteúdo científico no TikTok é necessário que em trabalhos futuros uma ampliação da observação dos mecanismos que promovem visibilidade da informação no TikTok seja realizada. A partir disso, será possível compreender como o algoritmo se beneficia de outros elementos como: a trilha sonora escolhida, as interações do usuário na interface e outros mecanismos que podem contribuir para um conteúdo ser considerado relevante ou não ao usuário e seja recomendado no feed for you deste serviço de rede social online.

Indexação Social;Divulgação Científica;Serviços de Redes Sociais Online
Introduction: Information and communication technologies provide communication autonomy to individuals with access to the internet and its web services. Social indexing, in this context, is a method of representing information based on natural language, where the web user is the protagonist. In the universe of online social networking services, social indexing can be observed in the form of hashtags, and its applicability understood as a potential resource to promote information visibility. A question that can contribute to the purposes of scientific dissemination on online social networks. Objective: To carry out a quantitative and qualitative analysis on the use of hashtags in the context of science dissemination on TikTok, in order to identify the characteristics and visibility strategies based on social indexing. Methodology: Exploratory research of a qualitative and quantitative nature, carried out from profiles and scientific dissemination videos shared on TikTok in 2022. It is divided into three phases: 1) selection, whose objective is to determine the identification strategies and selection parameters of the two data sets (profiles and hashtags) analyzed in this study; 2) collection, whose objective is to collect the necessary information for the analyses proposed in the third phase; 3) analysis, whose objective is to carry out: i) quantitative analyses of the sample; ii) analyses of the characteristics of the most popular hashtags collected; and iii) identification of possible visibility strategies based on social indexing. Results: 172 profiles were collected through research strategies applied to Google Search and TikTok, of which 17 were selected for hashtag collection. From the analyses it was possible to observe hashtags linked to the academic context, generic hashtags unrelated to the scientific universe, hashtags that identify or personalize the search for information conveyed to a profile and a political hashtag. It was possible to observe the use of visibility strategies based on social indexing in videos intended for scientific dissemination on TikTok. However, it is concluded that social indexing alone cannot promote content visibility with regard to TikTok. This does not negate the importance of information representation in this online social networking service. Social indexing should be understood as one part of the actions that help promote the visibility of scientific information on TikTok. Conclusion: When starting the analysis process, it was noticed that social indexing is one of many strategies and resources that the TikTok algorithm uses to segment content. Therefore, in order to obtain an overview of the visibility of scientific content on TikTok, it is necessary for future work to expand the observation of mechanisms that promote information visibility on TikTok. From this, it will be possible to understand how the algorithm benefits from other elements such as: the chosen soundtrack, user interactions on the interface and other mechanisms that can contribute to a content being considered relevant or not to the user and being recommended in the for your feed of this online social networking service.
Social Indexing;Science Communication;Online Social Network Services;TikTok
1
164
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_vf_LarissaLimaDaSilva.pdf

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
ORG-PESQUISA [01/09/2019- ](Fernando): Fundamentos teóricos para coleta de dados de redes sociais on-line

Banca Examinadora

FERNANDO DE ASSIS RODRIGUES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCIELE MARQUES REDIGOLO Docente - PERMANENTE
FERNANDO DE ASSIS RODRIGUES Docente - PERMANENTE
ELAINE PARRA AFFONSO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Outros
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer