• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA E A MULTIMODALIDADE NO PERÍODO PÓS-PANDÊMICO
WISLEY KID COSTA E SILVA
DISSERTAÇÃO
31/10/2022

Em um cenário marcado por inovações tecnológicas, professores e alunos encontram-se inseridos em um contexto de mudanças. Portanto, isso pode afetar como as pessoas ensinam ou aprendem, gerando, assim, experiências e crenças que se fortalecem ou se modificam com o passar do tempo. A língua inglesa é um idioma de grande destaque no cenário mundial e, por isso, desperta curiosidade e admiração por aqueles que resolvem aprendê-la e pelos que a lecionam. Diante disso, é importante elucidar o porquê da existência de algumas crenças e experiências no ensino e aprendizagem de língua inglesa e como ela se relaciona atualmente com a grande influência da tecnologia e dos elementos multimodais. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo geral investigar as crenças e experiências de professores e alunos acerca do uso da multimodalidade no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa no período pós-pandêmico. Devido às medidas preventivas em combate à Covid-19, os anos de 2020 e 2021 foram marcados pelo ensino remoto. Dessa forma, a presença da tecnologia foi um amparo para o ensino, o que despertou maior visibilidade sobre a importância das tecnologias da informação dentro do contexto escolar. Assim sendo, os recursos que o professor poderia utilizar eram diversos, envolvendo sons, imagens, escrita, entre outros meios, marcando o desenvolvimento de debates sobre a multimodalidade dentro do contexto de ensino e aprendizagem. Diante disso, o estudo trabalha esta temática em um enfoque sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa durante e após a pandemia, discutindo as crenças e experiências de alunos e professores. A pesquisa considera que a aprendizagem de língua inglesa envolve um processo de construção dos significados em suas diferentes formas. Portanto, a multimodalidade apresenta-se inserida no universo globalizado, sendo perceptível a sua influência na atual conjuntura do ensino. A fundamentação teórica reúne os estudos de Mora (1986) e Nuñez (1997), que refletem sobre as experiências de ensino de línguas. Os estudos de Almeida Filho (1993), Benson e Lor (1999), Dewey (1933), Woods (2003), Houaiss (2006), Miccoli (2006 e 2010), Barcelos (2000, 2004, 2006, 2007) e Pajares (2007), definem e conceituam as crenças e as experiências. Os estudos de Dionísio (2005), Oliveira (2007), Santos (2008), Almeida (2011) e Leffa (2014, 2016) apresentam conceitos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa e a multimodalidade. A pesquisa situa-se no campo das ciências humanas aplicadas à educação; apresenta uma abordagem quali-quantitativa e se constitui em uma investigação de natureza descritiva. Os resultados da pesquisa descrevem as crenças e experiências de professores e alunos sobre a presença da multimodalidade no processo de ensino de língua inglesa no período pós-pandêmico. Dessa forma, os resultados mostram que devido às proporções que a tecnologia tomou atualmente, ampliaram-se as múltiplas linguagens que fazem parte da rotina de nossas vidas. Portanto, o estudo levou em consideração que os estudantes já estão inseridos dentro desse contexto multimodal, mesmo antes de ingressar na escola, e que a escola deve buscar preparar seus alunos para interagirem e conhecer o mundo, sendo importante potencializar os processos de ensino inseridos no contexto multimodal, principalmente no período pós-pândemico. Dessa forma, este trabalho torna-se relevante para que pesquisas posteriores possam refletir acerca dos processos que envolvem o ensino e aprendizagem de língua inglesa.

Crenças e experiências;Processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa;Multimodalidade;Pandemia
In a scenario marked by technological innovations, teachers and students are inserted in a context of changes. Therefore, this can affect how people teach or learn, though it generates experiences and beliefs that are strengthened or modified over time. English is a language of great prominence over the world and accordingly it arouses curiosity and admiration for those who decide to learn it and also for those who teach it. In view of this, it is important to elucidate the reason for the existence of some beliefs and experiences in the teaching and learning of the English language and also how it is currently related to the great influence of technology and multimodal elements. Therefore, the present study aims to investigate the beliefs and experiences of teachers and students about the use of multimodality in the process of teaching and learning English in the post-pandemic period. Due to preventive measures in the fight against Covid-19, the years 2020 and 2021 were marked by remote teaching, in this way the presence of technology was a support for teaching, which awakened the importance of information technologies within the school context. Therefore, the resources that the teacher could use were diverse, involving sounds, images, writing, among other means, marking the development of debates on multimodality within the context of teaching and learning. In view of this, the study works on this theme in a focus on the teaching and learning of the English language during and after the pandemic, discussing the beliefs and experiences of students and teachers. The study considers that English language learning involves a process of construction of meanings in its different forms. Therefore, multimodality is inserted in the globalized universe and its influence is perceptible in the current teaching situation. The theoretical contriobution brings together the studies of Mora (1986) and Nuñez (1997), who reflect on the experiences of language teaching. The studies of Almeida Filho (1993), Benson and Lor (1999), Dewey (1933), Woods (2003), Houaiss (2006), Miccoli (2006 and 2010), Barcelos (2000, 2004, 2006, 2007) and Pajares (2007), which define and conceptualize beliefs and experiences. The studies by Dionísio (2005), Oliveira (2007), Santos (2008), Almeida (2011) and Leffa (2014, 2016) present concepts about the teaching and learning of the English language and multimodality. The research is situated in the field of human sciences applied to education; it presents a quali-quantitative approach and it is an investigation of a descriptive nature. The research results describe the beliefs and experiences of teachers and students about the presence of multimodality in the process of teaching the English language in the post-pandemic period. In this way, the results show that due to the proportions that technology has currently taken, the multiple languages that are part of the routine of our lives have expanded. Therefore, the study took into account that students are already inserted within this multimodal context, even before entering the school, and that the school must seek to prepare its students to interact and get to know the world, being important to enhance the teaching processes inserted in the multimodal context, especially in the post-pandemic period. Thus, this work becomes relevant so that further research can reflect on the processes that involve teaching and learning the English language.
Beliefs and experiences;English language teaching and learning process;Multimodality;Pandemic
1
130
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Wisley Kid Costa e Silva.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
MACROPROJETO 4: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MATERIAIS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Banca Examinadora

MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA Docente - COLABORADOR
JOSE RODRIGUES DE MESQUITA NETO Docente - PERMANENTE
JOSE MARCOS ROSENDO DE SOUZA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer