• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
IORRANE NOBRE DE HOLANDA
DISSERTAÇÃO
07/11/2022

Indicadores educacionais bem como diversos estudos científicos têm mostrado que a maioria dos educandos apresentam muitas dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de ciências, em particular de física. Uma possibilidade no sentido de melhorar essa realidade é a utilização de diferentes metodologias em sala de aula. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação constitui uma alternativa natural na busca pela transformação dessa realidade. Nesta pesquisa, investiga-se a utilização de simuladores computacionais para trabalhar conceitos envolvidos em circuitos elétricos, através de uma sequência didática interativa. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual do interior do RN, sendo constituída das seguintes etapas: observação dos sujeitos participantes da pesquisa, aplicação de um questionário prévio, atividades interventivas e aplicação de um pós-teste. Os questionários utilizados como instrumento de coleta de dados eram constituídos de itens com alternativas baseadas na escala Likert. Os resultados obtidos por meio dos questionários evidenciaram que os alunos participantes apresentaram grandes deficiências de aprendizagem de conceitos básicos de eletricidade. A análise dos dados obtidos mostra que os simuladores computacionais, quando utilizados de modo adequado e planejado, são ferramentas potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem.

Ensino de Física;Simuladores computacionais;Sequência Didática
Educational indicators and several scientific studies have shown that most students have many learning difficulties in science subjects, particularly physics. One possibility to improve this reality is the use of different methodologies in the classroom. Digital Information and Communication Technologies constitute a natural alternative in the search for the transformation of this reality. In this research, we investigate the use of computer simulators to work with concepts involved in electric circuits, through an interactive didactic sequence. The research was developed with third year high school students from a state school in the countryside of Rio Grande do Norte and consisted of the following steps: observation of the research subjects, application of a previous questionnaire, interventional activities and application of a post-questionnaire. The questionnaires used as a data collection instrument consisted of scale questions, based on the Likert scale. The results obtained through the questionnaires showed that the participating students presented great deficiencies in learning basic concepts of electricity. The analysis of the data obtained shows that computer simulators, when used in an appropriate and planned way, are tools that enhance the teaching-learning process.
Physics Teaching;Computer Simulators;Didactic Sequence
1
99
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Iorrane Nobre de Holanda.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
MACROPROJETO 1 : METODOLOGIAS E RECURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ARTICULAÇÕES COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

Banca Examinadora

FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
OTAVIO FLORIANO PAULINO Docente - PERMANENTE
FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA Docente - PERMANENTE
ALEXSANDRO PEREIRA LIMA Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer