• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTL EM DIÁLOGO COM A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA NO BRASIL
MARIA THAIS DE OLIVEIRA BATISTA
DISSERTAÇÃO
21/12/2022

Fundamentado na Sociologia da Infância, o presente trabalho tem como objetivo analisar as relações de gênero nos processos de construção social infantil no âmbito da educação infantil. O foco principal se dá em torno da concepção de criança enquanto aquela que ressignifica o meio através da capacidade de produzir cultura, e de transgredir padrões. Para efetivação do referente trabalho, foi usado a etnografia a partir da observação direta no locus da pesquisa, com realização de rodas de conversa e registro em caderno de campo. A pesquisa etnográfica permitiu a pesquisadora acompanhar, adentrar, compreender e inserir-se no contexto de vida da criança no espaço da Educação Infantil, enxergando a criança a partir do seu mundo, de sua realidade no lócus sociocultural e educativo no qual ela está inserida. Em meio aos achados da pesquisa, compreendo que a instituição de Educação Infantil é um campo que possibilita desde cedo o contato com as relações de gênero na infância. Nessa caminhada, as vivências com o brincar e as interações entre meninos e meninas; bem como as vozes destes somados aos pressupostos teóricos dessa pesquisa, possibilitaram a efetiva concretização desse trabalho, na medida em que oportunizou abertura para um maior aprofundamento de questões pertinentes ao âmbito da Educação Infantil junto a crianças de quatro e cinco anos de idade. Ao longo da pesquisa compreendo que há uma grande atribuição de características, vivências e objetos como sendo próprios do ser menino e menina nas diferentes instâncias, ao ponto que essa ideia perpassa tanto discursos quanto ações dos diferentes sujeitos – da escola e família. Por fim, percebo que a condição de gênero, legitimada em meninos e meninas, forma-se em construções, imagens, modelos, símbolos, nas quais estão presentes conflitos, tensões e negociações, seja por meio da manutenção do estereótipo, seja na resistência, ou, ainda, na luta por sua ruptura.

Relações de Gênero;Educação Infantil;Sociologia da Infância;Culturas Infantis;Brincar
Based on the Sociology of Childhood, the present work aims to analyze gender relations in the processes of children's social construction within the scope of early childhood education. The main focus is on the conception of the child as one that reframes the environment through the ability to produce culture and transgress standards. To carry out the related work, ethnography was used from direct observation at the research locus, with conversation circles and registration in a field notebook. The ethnographic research allowed the researcher to follow, enter, understand and insert herself in the child's life context in the Early Childhood Education space, seeing the child from her world, from her reality in the sociocultural and educational locus in which she is inserted. Among the findings of the research, I understand that the institution of Early Childhood Education is a field that makes contact with gender relations in childhood possible from an early age. On this journey, experiences with playing and interactions between boys and girls; as well as their voices added to the theoretical assumptions of this research, enabled the effective implementation of this work, insofar as it provided an opportunity for a greater deepening of issues pertinent to the scope of Early Childhood Education with children of four and five years of age. Throughout the research, I understand that there is a great attribution of characteristics, experiences and objects as being typical of being a boy and a girl in different instances, to the point that this idea permeates both speeches and actions of different subjects - from school and family. Finally, I realize that the gender condition, legitimized in boys and girls, is formed in constructions, images, models, symbols, in which conflicts, tensions and negotiations are present, either through the maintenance of the stereotype, or in resistance, or, still, in the struggle for its rupture.
Gender Relations;Early Childhood Education;Childhood Sociology;Peer Cultures;To Play
1
168
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO DE MARIA THAIS DE OLIVEIRA BATISTA.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
MACROPROJETO 3: FORMAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Banca Examinadora

SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANA LUCIA GOULART DE FARIA Participante Externo
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
GILCILENE LELIA SOUZA DO NASCIMENTO Docente - COLABORADOR

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer