• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
Dimensões de renovação da Educação Física no Uruguai: uma escrita realizada com docentes do campo
AMANDA FURLAM SAMPAIO
DISSERTAÇÃO
25/05/2023

Este trabalho propõe uma análise e uma interpretação dos processos de crítica e renovação do campo da Educação Física no Uruguai. Para chegar às nossas fontes de informação, procuramos primeiro conhecer o campo no Uruguai através de textos que caracterizam o cenário da Educação Física naquele país. A pesquisa foi realizada através de seis entrevistas com diferentes pessoas que foram alunos e depois professores do Instituto Superior de Educación Física, único local responsável pela formação de maestros e professores que trabalharam com a Educação Física durante o século XX, chegando aos dias atuais. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, abordagem bibliográfica. As entrevistas nos permitiram conhecer e compreender como foi a tradição da Educação Física nestes país, o processo de formação desses professores; após entender isto, a dissertação propõe evidenciar as principais mudanças que os seis entrevistados demonstram para compreender a renovação as principais referências teóricas que chegam ao campo, às principais perspectivas metodológicas, a concepção de corpo e de Educação Física, suas concepções ideológicas e políticas que representam um fragmento da Educação Física no Uruguai. Esperamos, com esse trabalho, ampliar os conhecimentos a respeito da temática neste país; oferecer importantes e novos dados e contribuir com o processo de busca de uma compreensão da tradição crítica da Educação Física na América do Sul.

Educação Física;tradição;renovação;entrevistas;Uruguai
Este trabajo propone un análisis y una interpretación de los procesos de crítica y renovación en el campo de la Educación Física en Uruguay. Para llegar a nuestras fuentes de información, primero intentamos conocer el campo en Uruguay a través de textos que caracterizan el escenario de la Educación Física en ese país. La investigación se llevó a cabo a través de seis entrevistas a diferentes personas que fueron estudiantes y posteriormente profesores del Instituto Superior de Educación Física, único lugar encargado de formar a los maestros y maestras que trabajan con la Educación Física durante el siglo XX, llegando hasta nuestros días. Se caracteriza por ser una investigación cualitativa y de abordaje bibliográfico. Las entrevistas permitieron una aproximación a la tradición de la Educación Física en este país, el proceso de formación de estos docentes Luego de comprender este proceso, el trabajo se propone resaltar los principales cambios que manifiestan los seis entrevistados para comprender la renovación de este campo, los principales referentes teóricos que llegan, las principales perspectivas metodológicas, la concepción del cuerpo y de la Educación Física, y sus concepciones políticas que representan un fragmento de la Educación Física en Uruguay; también buscamos poner en diálogo con algunas proposiciones ya realizadas. Esperamos, con este trabajo, ampliar el conocimiento sobre el tema en este país, ofrecer nuevos datos importantes y contribuir al proceso de búsqueda de comprensión de la tradición crítica de la Educación Física en América del Sur.
Educación Física;tradición;renovación;Entrevistas;Uruguay
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA, CORPO E MOVIMENTO HUMANO
A constituição de um pensamento renovador da educação física na América Latina: uma análise comparada entre Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia e Chile

Banca Examinadora

FELIPE QUINTAO DE ALMEIDA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
IVAN MARCELO GOMES Docente - PERMANENTE
FELIPE QUINTAO DE ALMEIDA Docente - PERMANENTE
CECILIA SERÉ QUINTERO Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer