• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
A FORMAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA LITERÁRIA NO PROJETO “MIRINS LEITORES, GRANDES MEDIADORES” DO PROGRAMA BALE
BEATRIZ ANDRADE DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
31/03/2023

O presente resumo refere-se à pesquisa de dissertação intitulada “A formação e autoformação de mediadores de leitura literária no projeto ‘Mirins Leitores, Grandes Mediadores’ do programa BALE”. A pesquisa está vinculada ao Mestrado em Ensino do Programa de PósGraduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). A questão problema que conduz a investigação é: como as ações formativas do programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE), por meio do seu projeto “Mirins Leitores e Grandes Mediadores”, contribuem para a formação e autoformação de mediadores mirins? O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo principal é analisar a formação e autoformação de “Mirins Leitores e Grandes Mediadores” do programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE), relacionado a este estudo, temos como objetivos específicos: a) identificar as estratégias utilizadas pelas formadoras/coordenadoras do projeto BALE MIRIM no processo de formação dos leitores e mediadores mirins; b) examinar como se dá o planejamento das mediações de leitura a serem realizadas pelos alunos voluntários do BALE MIRIM; e c) descrever as estratégias de mediações de leitura realizadas pelos baleanos mirins e a repercusão destas na formação e autoformação. Para a fundamentação teoria da discussão proposta, temos como base as teorias propostas por Jouve (2002), Zilberman (2009) Abramovich (1997), Amarilha (2013), que colaboram com as discussões sobre a formação do leitor e a leitura literária; Souza; Modesto-Silva; Motoyama (2020), Dantas (2019), Graves & Graves (1995) e Cosson (2009) que discutem sobre o conceito de mediação e as estratégias de leitura; Bezerra (2020) e Sampaio (2013) contribuem com as discussões sobre o BALE e o projeto BALE MIRIM, dentre outros autores que contribuem para o enriquecimento da temática proposta. Na coleta de dados em campo, temos a colaboração da coordenadora voluntária do projeto BALE MIRIM e das crianças voluntárias do projeto, além de contarmos com a contribuição de três turmas de alfabetização de uma Escola Municipal de Pau dos Ferros-RN que receberam as mediações de leitura literária a ser realizadas pelos baleanos mirins. A pesquisa de campo realizou-se em três etapas, sendo elas: 1ª - entrevista exploratória com a coordenadora do projeto; observação participante em um dos encontros formativos do BALE MIRIM; 2ª - mediações de leitura realizadas pelos baleanos mirins; 3ª - entrevista em grupo focal com os voluntários mirins. É válido ressaltar que, entre as 1ª e 2ª etapas da pesquisa em campo, realizou-se uma oficina de intervenção. Para a interpretação e análise dos dados coletados utilizou-se a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Ao término do trabalho dissertativo, concluímos que o projeto “Mirins Leitores, Grandes Mediadores”, por meio de suas ações, contribui para o processo de formação e autoformação de leitores e mediadores de leitura mirim, à medida em que desperta o gosto pela leitura, incentiva os seus voluntários a compartilharem as suas experiências, através da mediação de leitura de criança para criança, encantando e transformando vidas.

formação e autoformação do leitor;mediação de leitura;programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE);projeto “Mirins Leitores, Grandes Mediadores”
This abstract refers to the dissertation research entitled “The training and self-training of literary reading mediators in the project ‘Young readers, Great mediators’ of the BALE program”. The research is linked to the Masters in Teaching of the Graduate Program in Teaching (PPGE), of the State University of Rio Grande do Norte (UERN), of the Advanced Campus of Pau dos Ferros (CAPF). The problem question that leads the investigation is: how do the formative actions of the Ambulante Library and Literature in Schools (BALE) program, through its project "Young readers, Great mediators", contribute to the formation and self-training of child mediators? The study is a qualitative research, whose main objective is to analyze the formation and self-formation of "Young readers, Great mediators" of the Ambulante Library and Literature in Schools (BALE) program, related to this study, we have as specific objectives: a) identify the strategies used by the trainers/coordinators of the BALE MIRIM project in the process of training young readers and mediators; b) examine how the planning of reading mediations to be carried out by volunteer students from BALE MIRIM takes place; and c) describe the reading mediation strategies carried out by young baleanos and their impact on training and self-training. For the theory of the proposed discussion, we are based on the theories proposed by Jouve (2002), Zilberman (2009) Abramovich (1997), Amarilha (2013), which collaborate with discussions on reader formation and literary reading; Souza; ModestoSilva; Motoyama (2020), Dantas (2019), Graves & Graves (1995) and Cosson (2009) who discuss the concept of mediation and reading strategies; Bezerra (2020) and Sampaio (2013) contribute to discussions about BALE and the BALE MIRIM project, among other authors who contribute to the enrichment of the proposed theme. In field data collection, we have the collaboration of the volunteer coordinator of the BALE MIRIM project and the volunteer children of the project, in addition to having the contribution of three literacy classes at a Municipal School in Pau dos Ferros-RN, who received the mediations of literary reading to be carried out by young baleanos. Field research was carried out in three stages, namely: 1st - exploratory interview with the project coordinator; participant observation in one of the formative meetings of BALE MIRIM; 2nd - reading mediations carried out by young baleanos; 3rd - focus group interview with the junior volunteers. For the interpretation and analysis of the collected data, the content analysis technique proposed by Bardin (2011) was used. At the end of the dissertation work, we conclude that the project "Young readers, Great mediators", through its actions, contributes to the process of formation and self-formation of readers and mediators of young reading, as it awakens the taste for reading, encourages its volunteers to share their experiences, through reading mediation from child to child, enchanting and transforming lives.
reader training and self-training;reading mediation programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE);“Young readers, Great mediators” Project.
174
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação depósito final - Beatriz Andrade dos Santos.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
MACROPROJETO 4: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MATERIAIS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Banca Examinadora

DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA Docente - PERMANENTE
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 23

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer