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Dados do Trabalhos de Conclusão

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
Engenharia de Produção e Sistemas (31022014001P4)
O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES POR MEIO DE REDES DE CONHECIMENTO COLABORATIVAS
RONI COSTA FERREIRA
TESE
26/06/2023

Na atual educação profissional e tecnológica ainda existem lacunas que distanciam a formação acadêmica do perfil do profissional contemporâneo, que prioriza habilidades como criatividade, colaboração, trabalho em rede e autonomia. Este fato corrobora para que Universidades e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica não sejam incluídas no ecossistema de inovação nacional. Diante desta problemática e visando criar um ambiente propício ao desenvolvimento de competências no campo da programação, procurou-se desenvolver uma experiência com estudantes dos Institutos Federais a partir da seguinte pergunta: ― Como estudantes envolvidos na solução de problemas concretos constroem suas redes de conhecimento durante o desenvolvimento de projetos de programação remota? A fim de contribuir com esta questão, a pesquisa tem como objetivo construir um modelo de rede de conhecimento, formada por alunos de informática da Rede Federal de Ensino e que poderão se desenvolver profissionalmente projetando soluções de software para problemas reais do setor produtivo e demais organizações sociais. O caso de uso investigado, teve duas unidades de análise (projetos), onde foram usadas as técnicas de coleta de dados de observação participante, gravações de vídeo, questionários e entrevistas. Os resultados apresentaram o desenvolvimento de competências pelos estudantes participantes, em cinco dimensões chaves, que foram mapeadas em um mapa de maturidade, assim como a experiência promovida pelo modelo de redes entre escolas e organização demonstrou uma alta conectividade e a importância de determinadas tecnologias para a difusão do conhecimento. Seguindo o Modelo 3C de Colaboração foram validados sistemas e práticas de comunicação, coordenação e cooperação, sendo que a última dependia da internet para sincronizar o trabalho colaborativo dos grupos. O modelo de rede alcançado foi identificado como uma inteligência coletiva consciente e revelou as seguintes características fundamentais como resposta à investigação: desafio autêntico, ferramentas open source, liberdade, diversidade, reuniões regulares, apoio mútuo, responsabilidade, registros frequentes e internet. Além de propiciar um canal de troca de saberes entre as unidades que formam a Rede Federal de Ensino, o modelo também destacou que a metodologia usada é capaz de gerar soluções inovadoras, para problemas complexos, por meio da conexão em rede de organizações e instituições educacionais, principalmente para o desenvolvimento de software à distância.

Redes de Conhecimento;Aprendizagem Baseada em Projetos;Educação STEM;Colaboração;Programação de Computadores
In the current professional and technological education there are still gaps that distance the academic training from the profile of the contemporary professional, who prioritizes skills such as creativity, collaboration, networking and autonomy. This fact corroborates to the fact that Universities and the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education are not included in the national innovation ecosystem. Given this problem and aiming to create an environment conducive to the development of competencies in the field of programming, we sought to develop an experience with students from Federal Institutes based on the following question: - How do students involved in solving concrete problems build their knowledge networks during the development of remote programming projects? In order to contribute to this question, the research aims to build a knowledge network model, formed by informatics students from the Federal Educational Network, who will be able to develop professionally by designing software solutions for real problems in the productive sector and other social organizations. The use case investigated, had two units of analysis (projects), where the data collection techniques of participant observation, video recordings, questionnaires, and interviews were used. The results presented the development of competencies by the participating students, in five key dimensions, which were mapped in a maturity map, as well as the experience promoted by the networking model between schools and organization demonstrated a high connectivity and the importance of certain technologies for the diffusion of knowledge. Following the 3C Collaboration Model, systems and practices for communication, coordination, and cooperation were validated, the last of which depended on the internet to synchronize the groups' collaborative work. The network model achieved was identified as a conscious collective intelligence and revealed the following key characteristics as a response to the research: authentic challenge, open source tools, freedom, diversity, regular meetings, mutual support, accountability, frequent logs, and the internet. Besides providing a channel for knowledge exchange among the units that form the Federal Education Network, the model also highlighted that the methodology used is capable of generating innovative solutions to complex problems through the networking of organizations and educational institutions, mainly for the development of software at a distance
Knowledge Networks;Project-Based Learning;STEM Education;Collaboration;Computer Programming
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PORTUGUES
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
O trabalho possui divulgação autorizada
8.Tese_Programacao_Rede_Colaborativa_Roni_2023_CEFET-RJ (1).pdf

Contexto

TECNOLOGIA, GESTÃO E INOVAÇÃO
CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO & SOCIEDADE (CTI&S)
CTS & EDUCAÇÃO

Banca Examinadora

MARCO ANTONIO BARBOSA BRAGA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GUSTAVO PAIVA GUEDES E SILVA Docente - PERMANENTE
MARCO ANTONIO BARBOSA BRAGA Docente - PERMANENTE
CLAUDIA LAGE REBELLO DA MOTTA Participante Externo
JULIANA BAPTISTA DOS SANTOS FRANCA Participante Externo
ALVARO CHRISPINO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
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Não
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