• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ODONTOLOGIA (31001017059P2)
Educação Presencial
Popularização da ciência sobre traumatismos dentários: análise de informações de aplicativos e criação de conteúdos educativos audiovisuais.
JESSICA MUNIZ LOUREIRO
TESE
04/07/2023

O traumatismo dentário é uma ocorrência comum. O correto diagnóstico e o primeiro atendimento adequado podem influenciar no prognóstico dos dentes traumatizados. Assim, a presente tese foi dividida em duas etapas. Na primeira, revisaram-se e avaliaram-se criticamente informações disponíveis online sobre traumatismos dentários (TD) em aplicativos (Apps) e no YouTube™. Na segunda etapa, criaram-se conteúdos audiovisuais sobre TD e sobre contenção dentária em dentes permanentes traumatizados. A primeira etapa foi dividida em dois estudos. No primeiro estudo, analisou-se o conteúdo de Apps encontrados na Play Store (Android) e App Store (iOS) que abordavam o manejo emergencial pós-TD e a prevenção de TD. Os Apps foram classificados de acordo com o sistema operacional, custo, público-alvo, idade, idioma, classificação por estrelas, número de downloads, avaliações pós-download, tipo de dentição, referência usada para classificação e conteúdo disponível. Foram incluídos treze Apps (onze para Android e dois para iOS). A maioria gratuito (92,3%), voltado para pacientes (38,4%) e com classificação etária livre (90,9%), disponíveis na língua inglesa (53,8%) e sem informações sobre a classificação por estrelas (46,1%). O número de downloads não foi informado (23,1%) ou era inferior a 100 (23,1%). A maioria dos Apps abordou TD em dentes permanentes (61,5%), explicava o manejo pós-TD (92,3%) em diferentes tipos de TD (61,5%). No entanto, muitos não mencionaram a classificação (46,1%) e a prevenção (38,5%) do TD. No segundo estudo da primeira etapa, buscaram-se no YouTubeTM vídeos sobre avulsão dentária (AD) de dentes permanentes em português do Brasil, destinados a dentistas e estudantes de Odontologia. Os vídeos foram avaliados e qualificados usando duas listas (de nove pontos cada) criadas com base nas diretrizes da International Association for Dental Traumatology (IADT 2020) para conduta diante da AD no local do atendimento e no consultório dentário. Cada ponto foi classificado como presente (1 ponto) ou ausente (0 ponto), com variação final entre 0 a 9 pontos para cada lista, que somados variaram de 0 a 18 pontos. A confiabilidade das informações e a qualidade dos vídeos foram avaliadas pelo DISCERN e pela escala global de qualidade (GQS), respectivamente. Os dados foram analisados estatisticamente. Foram incluídos oito vídeos, todos postados por profissionais da odontologia e/ou estudantes de odontologia, com duração média de 11 minutos (intervalo: 0,40-65min) e uma média de 56,75 visualizações. Metade dos vídeos (50%) atingiu a pontuação máxima para recomendações no local do traumatismo e mais da metade (75%) para questões relacionadas ao atendimento no consultório odontológico. Não houve uma correlação significativa entre o conteúdo e a qualidade dos vídeos e a confiabilidade (ɼ=0,654, p=0,079). A maioria dos vídeos analisados apresentou concordância com as diretrizes da IADT. Na segunda etapa, foram criados dois vídeos educativos, sendo (1) com informações sobre os TD em dentes permanentes baseadas nas diretrizes da IADT 2020 e (2) com conteúdo técnico demonstrativo sobre confecção de contenção pós-AD em dentes permanentes. Do exposto, pode-se concluir que, embora haja carência de referências e de informações sobre alguns conteúdos, os materiais de vídeos de Apps e do YoutubeTM pesquisados podem ser utilizados como recurso educacional complementar, pois na maioria concordaram com as diretrizes da IADT. Da mesma maneira, os vídeos educativos criados e disponibilizados online podem ser importantes recursos audiovisuais complementares de apoio à decisão clínica diante do TD.

Aplicações Móveis;Tecnologia de software e aplicações;Lesões dentárias traumáticas;Youtube;e-learning;Filme e video instrucional
Dental trauma is a common occurrence. Correct diagnosis and appropriate initial care can influence the prognosis of traumatized teeth. Thus, this thesis was divided into two stages. In the first stage, online information about dental trauma (TD) was reviewed and critically evaluated within mobile applications (Apps) and on YouTube™. In the second stage, audiovisual content was created on TD and dental splinting in traumatized permanent teeth. The first stage was divided into two studies. In the first study, the content of Apps found on the Play Store (Android) and App Store (iOS) that addressed post-TD emergency management and TD prevention was analyzed. The Apps were classified by operating system, cost, target audience, age rating, language, star rating, number of downloads, post-download reviews, dentition type, reference used for classification, and available content. Thirteen Apps were included (eleven for Android and two for iOS). Most were free (92.3%), targeted at patients (38.4%), and had no age restrictions (90.9%). They were primarily available in English (53.8%), with no star rating information (46.1%). The number of downloads was not reported (23.1%) or was less than 100 (23.1%). The majority of Apps contained content about TD in permanent teeth (61.5%) and explained post-TD management (92.3%) for various types of TD (61.5%). However, many did not mention TD classification (46.1%) and TD prevention (38.5%). In the second study of the first stage, videos about dental avulsion (AD) of permanent teeth in Brazilian Portuguese, targeting dentists and dentistry students, were searched on YouTube™. The videos were evaluated and scored using two nine-point checklists based on the International Association for Dental Traumatology (IADT 2020) guidelines for AD management on-site and in the dental office. Each point was scored as present (1 point) or absent (0 points), with a final score ranging from 0 to 9 points for each checklist, with a total score ranging from 0 to 18 points considering both checklists. Information reliability and video quality were evaluated using the DISCERN and Global Quality Scale (GQS), respectively. The data were analyzed statistically. Eight videos were included, all posted by dental professionals and/or dental students, with an average duration of 11 minutes (range: 0.40-65 minutes) and an average of 56.75 views. Half of the videos (50%) achieved the maximum score for on-site recommendations, and more than half (75%) for dental office-related issues. There was no significant correlation between video content and quality and reliability (ɼ=0.654, p=0.079). Most analyzed videos aligned with IADT guidelines. In the second stage, two educational videos were created: (1) containing information about TD in permanent teeth based on the IADT 2020 guidelines and (2) featuring technical demonstrations on post-AD splint fabrication in permanent teeth. In conclusion, despite a lack of references and information on some topics, the video materials from Apps and YouTube™ can be used as supplementary educational resources because they mostly align with IADT guidelines. Similarly, the educational videos created and made available online can serve as important supplementary audiovisual resources to support clinical decision-making in cases of TD.
Mobile applications;Software technology and applications;Traumatic dental injuries;Youtube;Instructional film and video;e-learning
67
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese_Jéssica_Muniz_Loureiro_04_09_2023 ALT (2).pdf

Contexto

ODONTOPEDIATRIA
EPIDEMIOLOGIA E PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL
TRAUMATISMOS DENTOALVEOLARES E SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ETIOLOGIA, DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO, PROGNÓSTICO E FATORES ASSOCIADOS.

Banca Examinadora

LUCIANNE COPLE MAIA DE FARIA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUCIANNE COPLE MAIA DE FARIA Docente - PERMANENTE
MATILDE DA CUNHA GONCALVES NOJIMA Docente - PERMANENTE
MICHELE MACHADO LENZI DA SILVA Participante Externo
MARCELO DE CASTRO COSTA Docente - PERMANENTE
MAIRA DO PRADO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 20

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Outros
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer