O traumatismo dentário é uma ocorrência comum. O correto diagnóstico e o primeiro atendimento adequado podem influenciar no prognóstico dos dentes traumatizados. Assim, a presente tese foi dividida em duas etapas. Na primeira, revisaram-se e avaliaram-se criticamente informações disponíveis online sobre traumatismos dentários (TD) em aplicativos (Apps) e no YouTube™. Na segunda etapa, criaram-se conteúdos audiovisuais sobre TD e sobre contenção dentária em dentes permanentes traumatizados. A primeira etapa foi dividida em dois estudos. No primeiro estudo, analisou-se o conteúdo de Apps encontrados na Play Store (Android) e App Store (iOS) que abordavam o manejo emergencial pós-TD e a prevenção de TD. Os Apps foram classificados de acordo com o sistema operacional, custo, público-alvo, idade, idioma, classificação por estrelas, número de downloads, avaliações pós-download, tipo de dentição, referência usada para classificação e conteúdo disponível. Foram incluídos treze Apps (onze para Android e dois para iOS). A maioria gratuito (92,3%), voltado para pacientes (38,4%) e com classificação etária livre (90,9%), disponíveis na língua inglesa (53,8%) e sem informações sobre a classificação por estrelas (46,1%). O número de downloads não foi informado (23,1%) ou era inferior a 100 (23,1%). A maioria dos Apps abordou TD em dentes permanentes (61,5%), explicava o manejo pós-TD (92,3%) em diferentes tipos de TD (61,5%). No entanto, muitos não mencionaram a classificação (46,1%) e a prevenção (38,5%) do TD. No segundo estudo da primeira etapa, buscaram-se no YouTubeTM vídeos sobre avulsão dentária (AD) de dentes permanentes em português do Brasil, destinados a dentistas e estudantes de Odontologia. Os vídeos foram avaliados e qualificados usando duas listas (de nove pontos cada) criadas com base nas diretrizes da International Association for Dental Traumatology (IADT 2020) para conduta diante da AD no local do atendimento e no consultório dentário. Cada ponto foi classificado como presente (1 ponto) ou ausente (0 ponto), com variação final entre 0 a 9 pontos para cada lista, que somados variaram de 0 a 18 pontos. A confiabilidade das informações e a qualidade dos vídeos foram avaliadas pelo DISCERN e pela escala global de qualidade (GQS), respectivamente. Os dados foram analisados estatisticamente. Foram incluídos oito vídeos, todos postados por profissionais da odontologia e/ou estudantes de odontologia, com duração média de 11 minutos (intervalo: 0,40-65min) e uma média de 56,75 visualizações. Metade dos vídeos (50%) atingiu a pontuação máxima para recomendações no local do traumatismo e mais da metade (75%) para questões relacionadas ao atendimento no consultório odontológico. Não houve uma correlação significativa entre o conteúdo e a qualidade dos vídeos e a confiabilidade (ɼ=0,654, p=0,079). A maioria dos vídeos analisados apresentou concordância com as diretrizes da IADT. Na segunda etapa, foram criados dois vídeos educativos, sendo (1) com informações sobre os TD em dentes permanentes baseadas nas diretrizes da IADT 2020 e (2) com conteúdo técnico demonstrativo sobre confecção de contenção pós-AD em dentes permanentes. Do exposto, pode-se concluir que, embora haja carência de referências e de informações sobre alguns conteúdos, os materiais de vídeos de Apps e do YoutubeTM pesquisados podem ser utilizados como recurso educacional complementar, pois na maioria concordaram com as diretrizes da IADT. Da mesma maneira, os vídeos educativos criados e disponibilizados online podem ser importantes recursos audiovisuais complementares de apoio à decisão clínica diante do TD.