• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO: ESTUDO NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO NORTE - BRASIL
EDDIE CARLOS SARAIVA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
14/06/2023

O processo da Representação da Informação pode ser visto na elaboração da Ficha Catalográfica, serviço ofertado por parte das Bibliotecas universitárias que podem variar entre as unidades de informação e as Instituições de Ensino. Devido a essa diversidade que pode ser encontrada no produto da ficha catalográfica é gerada a seguinte questão: Como está sendo aplicada a representação da informação no processo de catalogação na publicação junto as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região Norte do Brasil? Com isso, essa pesquisa tem como objetivo geral analisar a aplicação da Representação da Informação junto a Catalogação na Publicação, junto ao serviço/produto da Ficha Catalográfica, nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região Norte - Brasil. E para tal, objetivos específicos foram estabelecidos com o propósito de conduzir a pesquisa no alcance dos resultados: a) estudar a organização e funcionalidade do formato manual e automatizado de fichas catalográficas; b) descrever o serviço de ficha catalográfica entre as IPES da região norte, quanto a prestação, procedimento e formato do serviço disponibilizado; c) analisar a elaboração e incidência do produto da ficha catalográfica disponibilizada pelas IPES da região Norte sob a ótica do usuário e do profissional. O percurso metodológico está construído quanto ao objetivo como pesquisa descritiva, de abordagem quali-quantitativa e de natureza básica. O percurso metodológico está embasado na: pesquisa bibliográfica realizada junto a base de dados e eventos selecionados, sendo realizado o levantamento bibliográfico para posteriori análise das temáticas pertinentes a pesquisa; pesquisa documental foi realizada em três momentos: na vertente técnica e legal para levantamento documental, análise e relação com o objeto de estudo; no mapeamento das Instituições Públicas e Ensino Superior (IPES), bibliotecas e o serviço/produto da ficha catalográfica junto ao órgão competente e; no levantamento das fichas catalográficas nos repositórios e bibliotecas digitais para posterior análise. Além disso, foi aplicado questionário eletrônico com base nos resultados obtidos nas etapas anteriores. Quanto aos resultados é possível observar variações quanto a entrada de dados e a formatação da ficha catalográfica, tanto no que competente a elaborada pelo profissional quanto pelo usuário. Além disso, divergências foram detectadas na percepção do profissional da informação quanto ao serviço de catalogação na publicação e as incongruências do serviço prestado no formato automatizado com relação as diretrizes éticas e legais. Concluiu-se que não há padronização do serviço/produto da ficha catalográfica disponibilizado pelas IPES, seja na entrada dos dados ou na formatação do produto, a situação é ainda mais evidente no serviço prestado no formato automatizado, pois não há forma de controle quanto ao uso e qualidade do serviço pelos usuários, por também não haver forma de supervisão ou validação por parte do profissional da informação. É evidente que o sistema automatizado é eficiente par o profissional da informação, por otimizar tempo, porém disponibilizar ao usuário conforme o atual cenário é aceitar fichas catalográficas sendo elaboradas sem zelo, atenção e técnica.

representação da informação;catalogação na publicação;serviços e produtos informacionais;ficha catalográfica;região Norte – Brasil.
The process of Information Representation can be seen in the elaboration of the Cataloging Sheet, a service offered by University Libraries that may vary between information units and Teaching Institutions. Due to this diversity that can be found in the product of the cataloging sheet, the following question is raised: How is the representation of information being applied in the cataloging process in the publication with the Public Institutions of Higher Education (IPES) in the North region of Brazil? With this, this research has as general objective to analyze the application of the Representation of the Information next to the Cataloging in the Publication, next to the service/product of the Cataloging File, in the Public Institutions of Superior Education (IPES) of the North region - Brazil. And for that, specific objectives were established with the purpose of conducting the research in the reach of the results: a) to study the organization and functionality of the manual and automated format of cataloging cards; b) describe the cataloging card service among the IPES in the northern region, regarding the provision, procedure and format of the service provided; c) analyze the elaboration and incidence of the product of the cataloging form made available by the IPES of the North region from the perspective of the user and the professional. The methodological path is built in terms of the objective as descriptive research, with a quali-quantitative approach and of a basic nature. The methodological course is based on: bibliographical research carried out with the database and selected events, being carried out the bibliographical survey for subsequent analysis of the themes pertinent to the research; documentary research was carried out in three moments: in the technical and legal aspect for documentary survey, analysis and relationship with the object of study; in the mapping of Public Institutions and Higher Education (IPES), libraries and the service/product of the catalog file with the competent body and; in the survey of catalog files in repositories and digital libraries for further analysis. In addition, an electronic questionnaire was applied based on the results obtained in the previous steps. As for the results, it is possible to observe variations in terms of data entry and formatting of the catalog sheet, both in terms of what is competently prepared by the professional and by the user. In addition, divergences were detected in the perception of the information professional regarding the cataloging service in the publication and the inconsistencies of the service provided in the automated format in relation to ethical and legal guidelines. It was concluded that there is no standardization of the service/product of the catalog sheet made available by the IPES, either in the data entry or in the product formatting, the situation is even more evident in the service provided in the automated format, since there is no form of control regarding the use and quality of the service by users, as there is also no form of supervision or validation by the information professional. It is evident that the automated system is efficient for the information professional, as it optimizes time, but making it available to the user according to the current scenario is accepting catalog sheets being prepared without zeal, attention, and technique.
information representation;cataloging in publication;informational services and products;catalog sheet;North region – Brazil
1
185
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DissertaçãoFinal.EddieSilva (1).pdf

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
ORG-PESQUISA [01/09/2019- ] (João Batista): Análise do discurso literário: proposta metodológica para a análise documental de contos

Banca Examinadora

JOAO BATISTA ERNESTO DE MORAES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARISE TELES CONDURU Docente - PERMANENTE
WALTER MOREIRA Participante Externo
JOAO BATISTA ERNESTO DE MORAES Docente - PERMANENTE

Vínculo

Colaborador
Outros
Outros
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer