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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
O CENTRO DE VIVÊNCIA COMO FERRAMENTA DE SOCIALIZAÇÃO DENTRO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS BARBACENA: um estudo de caso
LIGIA MARIA LIMA
DISSERTAÇÃO
31/05/2023

No último século, deparamo-nos com novas formas de socialização e a escola vem se transformando em uma agência socializadora por excelência. A condição juvenil depende das situações concretas dos alunos, mas também dos processos de vinculação definidos nos seus percursos de vida, onde a forma escolar de socialização se consagra. Assim, inegáveis são as influências que todos os ambientes de uma escola exercem na formação do educando, nos mais diversos aspectos, como acontece no caso dos espaços que vão além das salas de aula. Diante disso, teve-se como objetivo principal desta pesquisa investigar as contribuições dos espaços escolares de socialização que se estendem além das salas de aula, para uma formação omnilateral dos alunos do ensino médio integrado, dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena. A importância que o tema da socialização tem na vida escolar de ensino médio e a baixa produção de pesquisas que tentem explicar esse fenômeno, indicam para a necessidade de que tal temática seja constantemente estudada e revista. Esta pesquisa procura, também, investigar em que medida as relações estabelecidas pelos jovens em espaços ou áreas de convivência interferem nas significações de sua condição juvenil, através das percepções dos alunos e servidores do IF Sudeste MG – Campus Barbacena. Para atender aos objetivos propostos, foi realizada pesquisa no formato de estudo de caso, com aporte teórico à luz dos ensinamentos de autores como Dayrell (1999, 2003, 2007, 2009), Luckesi (2000), Cabrera e Salvi (2005), Simmel (2006), Durkheim (2007), Brenner, Dayrell e Carrano (2008), Brougère (2010), Martins e Carrano (2011) e Kishimoto (2017). Inicialmente, foram aplicados questionários estruturados aos alunos dos primeiros anos do ensino médio integrado. Após, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, onde os depoentes foram servidores usuários do Centro de Vivência durante o período do seu funcionamento. Buscando abranger todas as dimensões da escola, abordou-se também a temática do lazer e da ludicidade, visto que os espaços escolares de socialização só ganham vida a partir da apropriação e dos significados que lhes são conferidos, sendo a escola um espaço fecundo para a manifestação do lúdico e vivência do lazer. Os resultados obtidos através da análise dos dados apontam para o interesse da comunidade acadêmica quanto à possibilidade de reabertura do Centro de Vivência, visto que, na sua percepção, o espaço se constitui em um importante campo de socialização. Considerando tais resultados e com o objetivo de contribuir, caso ocorra a reabertura do Centro, foi desenvolvido, como produto educacional, um Documento Base que buscou compilar todas as características informacionais relativas ao funcionamento do espaço. O objetivo é de que esse protótipo possa ser utilizado em futuras regulamentações, já que o Centro de Vivência não dispõe de qualquer tipo de normatização institucional.

Ensino Médio Integrado;Formação Omnilateral;Socialização;Lazer;Ludicidade;Condição Juvenil
The living center as a socialization tool within the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Southeast of Minas Gerais - Barbacena Campus, a case study. In the last century, we are faced with new forms of socialization and the school has been transforming itself into a socializing agency par excellence. The youthful condition depends of the concrete situations of the students, but also of the bonding processes defined in their life paths, where the school form of socialization is enshrined. Thus, undeniable are the influences that all environments of a school exert on the formation of the student, as the spaces that go beyond the classrooms, in the most different aspects. In view of this, the main objective of this research was to investigate the contributions of school spaces of socialization that extend beyond the classrooms, for an omnilateral formation of integrated high school students, inside of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Southeast of Minas Gerais –Barbacena Campus. The importance that the theme of socialization has in high school life and the low production of research that tries to explain this phenomenon, indicate the need for this theme to be constantly studied and reviewed. This research also seeks to investigate to what extent the relationships established by young people in spaces or areas of co-living interfere in the meanings of their youthful condition, through the perceptions of students and employees of the IF Sudeste MG – Barbacena Campus. To meet the proposed objectives, it was carried out a research in the form of a case study, with theoretical support in the light of the teachings of authors such as Dayrell (1999, 2003, 2007, 2009), Luckesi (2000), Cabrera and Salvi (2005), Simmel (2006), Durkheim (2007), Brenner, Dayrell and Carrano (2008), Brougère (2010), Martins and Carrano (2011) and Kishimoto (2017). Initially, structured questionnaires were applied to students in the first years of integrated high school. Afterwards, semi-structured interviews were carried out, where the interviewees were employees who uses of the Living Center during the period of its operation. Seeking to cover all the dimensions of the school, the theme of leisure and playfulness was also addressed, since the school spaces ofr socialization only come to life through appropriation and the meanings that are conferred on them, with the school being a fruitful space for the manifestation of the ludic and living of leisure. The results obtained through data analysis point to the interest of the academic community regarding the possibility of reopening the living Center, since, in their perception, the space constitutes an important field of socialization. Considering these results and with the objective of contributing, in case the Center reopens, a Base Document was developed as an educational product, which sought to compile all the informational characteristics related to the functioning of the space. The objective is that this prototype can be used in future regulations, since the Living Center does not have any type of institutional normatization.
Integrated High School;Omnilateral Fomation;Socialization;Leisure;Playfulness;Juvenile Condition
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertao_ LIGIA MARIA LIMA.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre em EPT em espaços formais e não formais de educação – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

BEATRIS CRISTINA POSSATO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
VIVIAN MARTINS LOPES DE SOUZA Participante Externo
BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO Docente - PERMANENTE
BEATRIS CRISTINA POSSATO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CENTRO DE VIVÊNCIA IF SUDESTE MG – CAMPUS BARBACENA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
PROPOSTA DE DOCUMENTO BASE PARA O CENTRO DE VIVÊNCIA DOIF SUDESTE MG ? CAMPUS BARBACENA .. BIBLIOGRÁFICA LIVRO
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