• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
JUVENTUDES, MUNDO DO TRABALHO E CONTEMPORANEIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: o caso do Curso Técnico em Mecânica
EDUARDO LUIZ DE MORAES FERREIRA
DISSERTAÇÃO
18/04/2023

Analisam-se as motivações que mobilizaram estudantes a frequentarem o Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio oferecido pelo IF Sudeste MG, Campus Muriaé, visando compreender aspectos relevantes das suas relações com o EMI e com os desafios do mundo do trabalho. Objetivou-se: compreender as percepções dos jovens que optam por ingressar nessa unidade da rede federal de ensino; identificar demandas vinculadas a processos de formação humana integral; fornecer subsídios para a organização e o planejamento do currículo integrado; apontar indicadores para elaboração e apresentação de um produto educacional; elaborar e disponibilizar esse produto educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, opta-se pelo método qualitativo, estudo de caso e técnicas de pesquisas bibliográfica, documental e legislativa e observação direta extensiva, permeada pela aplicação de um questionário semiestruturado. O público selecionado para a aplicação da abordagem e das técnicas selecionadas é composto por 22 (vinte e dois) discentes do 3° ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica do IF Sudeste MG, Campus Muriaé. Como resultado, apresentam-se e discutem-se características contemporâneas da juventude e suas percepções sobre o mundo do trabalho, identificam-se demandas relacionadas a processos de formação humana integral e profissional e, elaborado com base em indicadores coletados e analisados, disponibiliza-se um produto educacional consubstanciado em guia didático/instrucional – validado por alunos e professores do curso – que visa contribuir para a formação plena dos jovens alunos. Constata-se que um dos prováveis objetivos do público jovem é se inserir, socialmente, principalmente na realidade da universidade e do mundo do trabalho. Apontam-se as percepções dos jovens discentes sobre o mundo do trabalho e suas motivações para ingresso, participação e permanência no citado curso técnico. Preconiza-se que a condição juvenil seja cada vez mais contemplada e respeitada nas práticas de elaboração curricular, socioeducativas e didático-pedagógicas não só pelo IF Sudeste MG, Campus Muriaé, mas também pelos demais IFs e por todas as instituições que oferecem EMI, articulada com seu objetivo principal; qual seja: formação integral e omnilateral no Ensino Médio.

Juventudes;Mundo do Trabalho;Contemporaneidade;Ensino Médio Integrado
Drawing on qualitative method, case study and techniques of bibliographical, documentary and legislative research, and extensive direct observation, this thesis relies on data gathered through a semi-structured questionnaire filled by students enrolled in the High-School-Integrated Technical Course in Mechanics held by IF Sudeste MG, Campus Muriaé. It aims at understanding relevant reasons why they join this course and their relationships with it and the world of work-related challenges. It pursues to understand the perceptions these young people have to join this federal education network, identify demands they have related to integral human formation processes; and provide inputs for design, presentation and delivery of an educational product. The target public are 22 (twenty-two) students attending the 3rd year of the course. The findings include remarks and discussions about the characteristics of youth, its perceptions related to the world of work and demands related to processes to promote integral and professional formation. The final educational product – validated by the target students and course professors – is a didactic/instructional guide drawn up based on collected and analyzed indicators aiming to contribute to full formation of young students. The findings indicate that one of the likely objectives the young students have to join and attend the course is to enter successfully both in the realm of university and labor worlds. This thesis points out their perceptions about the world of work and motivations for applying, joining and completing the course. It also recommends that the youth conditions be increasingly taken into account and respected for those in charge for curriculum, socio-educational and didactic-pedagogical development practices at IF Sudeste MG, Campus Muriaé, other federal institutes and all schools that offer High School integrated with Technical Education, combined with its main objective, that is: promote comprehensive and omnilateral formation.
Youth. World;Contemporary Life;Integrated High School
1
117
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO_EDUARDO LUIZ DE MORAES FERREIRA.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre em EPT em espaços formais e não formais de educação – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
WELLINGTON MARCAL DE CARVALHO Participante Externo
GABRIEL LUIS DA CONCEICAO Docente - PERMANENTE
NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
GUIA DIDÁTICO SOBRE AS “JUVENTUDES” NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer