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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: contribuições do Plano Individualizado de Transição (PIT) para o desenvolvimento de habilidades sociais no mundo do trabalho
CAROLINA GOUVEIA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
10/08/2023

O presente estudo trata a temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA) tanto na Educação Profissional quanto na Tecnológica e como a inserção no mundo do trabalho pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais. Foi proposta uma análise acerca do conhecimento do transtorno, bem como dos déficits nas habilidades sociais, na perspectiva dos discursos dos professores, do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI), de um egresso do curso Técnico Integrado em Alimentos do campus Rio Pomba e seus pais. O motivo para a realização desta pesquisa deve-se ao fato da necessidade de se criar espaços de diálogo sobre capacitismo, preconceito, barreiras atitudinais e a importância da construção da autonomia, assim como a independência na vida de adolescentes e jovens com autismo, que anseiam por oportunidades sociais não só inclusivas, mas também igualitárias, tanto na área educacional, quanto laboral. A pesquisa consistiu num estudo de caso realizado por meio de uma análise qualitativa, dividida em duas fases. Na primeira fase, foi realizada uma análise documental. Na segunda fase, foram realizadas entrevistas individuais com um egresso diagnosticado com TEA e seus pais, dois professores da área técnica do curso Técnico Integrado em Alimentos e com um servidor do NAI. O estudo dos conteúdos foi realizado por meio da metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados das análises documentais e das entrevistas possibilitaram a identificação de barreiras como a capacitação, conhecimento sobre o TEA e habilidades sociais, necessidades de atualização do PEI, bem como associadas à preparação do aluno com deficiência para a inserção no mundo do trabalho. O Produto Educacional originado deste estudo, intitulado Plano Individualizado de Transição (PIT), foi construído com o objetivo de ser um documento de preparação para a inserção do aluno com TEA e outras deficiências na experiência profissional do estágio, plano este que, por contemplar um planejamento do desenvolvimento de habilidades tanto técnicas quanto comportamentais necessárias às atividades do estágio, pode contribuir para um processo efetivo de inclusão, aquisição de autonomia e protagonismo da pessoa com deficiência.

Autismo;Plano Individualizado de Transição;Inclusão
The present study addresses the theme of Autism Spectrum Disorder (ASD) in Vocational and Technological Education and how insertion into the job market can contribute to the development of social skills. An analysis was proposed about the knowledge of the disorder, as well as the deficits in social skills, from the perspective of the discourses of professors, from the Center for Inclusive Actions (NAI), a graduate from the Integrated Technical Course in Food of the Rio Pomba campus and his parents. The reason for carrying out this research is due to the need to create spaces for dialogue on ableism, prejudice, attitudinal barriers and the importance of building autonomy, as well as independence in the lives of adolescents and young people with autism, who yearn for social opportunities that are not only inclusive, but also egalitarian, both in the educational and labor areas. The research consisted of a case study carried out through a qualitative analysis, divided into two phases. In the first phase, a documentary analysis was carried out. In the second phase, individual interviews were conducted with a graduate diagnosed with ASD and his parents, two professors from the technical area of the Integrated Technical Course in Food and with a NAI servant. The content study was carried out using the content analysis methodology proposed by Bardin (2016). The results of the documentary analysis and interviews made it possible to identify barriers such as training, knowledge about ASD and social skills, the need to update the Individualized Teaching Plan (IEP), as well as associated with the preparation of students with disabilities for insertion into the job market. The Educational Product originated from this study, entitled Individualized Transition Plan (ITP), was built with the objective of being a preparation document for the insertion of the student with ASD and other disabilities in the professional experience of the internship, a plan that, by contemplating a planning of the development of both technical and behavioral skills necessary for the activities of the internship, can contribute to an effective process of inclusion, acquisition of autonomy and protagonism of the person with disabilities.
Autism;Individualized Transition Plan;Inclusion
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Carolina.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

LEONARDO DA FONSECA BARBOSA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO Docente - PERMANENTE
KATIUSCIA CRISTINA VARGAS ANTUNES Participante Externo
LEONARDO DA FONSECA BARBOSA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ETECNOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DO PLANO INDIVIDUALIZADO DE TRANSIÇÃO (PIT) PARA ODESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS NO MUNDO DO TRABALHO BIBLIOGRÁFICA LIVRO
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