• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PLANEJAMENTO E DINÂMICAS TERRITORIAIS NO SEMIÁRIDO (23002018070P0)
TRANSITORIEDADE NO SEMIÁRIDO: PERFIL E AGENTES INTERVENIENTES NO COTIDIANO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR QUE PRATICAM MOVIMENTO PENDULAR NO MUNICÍPIO DE AURORA, CEARÁ
CICERO BARBOSA TAVEIRA
DISSERTAÇÃO
14/07/2023

Os deslocamentos populacionais e todos os fatores relacionados a esse fenômeno são importantes na constituição do espaço geográfico. Dentro da mobilidade populacional, tem ganhado destaque o movimento pendular para trabalho ou estudo. No movimento pendular para fins educacionais, encontra-se o deslocamento cotidiano de estudantes do Ensino Superior. Estes acontecem entre o local de suas residências e as sede dos municípios em que se encontram suas Instituições de Ensino Superior - IES. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é analisar os movimentos pendulares e suas consequências no deslocamento diário de estudantes de graduação de Aurora (CE) para as cidades sede das suas respectivas IES, motivados pelas políticas recentes de democratização e interiorização do Ensino Superior no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza mista, por mesclar tanto o método quantitativo quanto o qualitativo, e de caráter exploratório, por ser um estudo de caso. Para a discussão das 03 (três) primeiras seções, foi realizado levantamento do referencial teórico conceitual sobre migrações e movimentos pendulares no Brasil, Nordeste e Semiárido; Políticas e Programas de Expansão e Interiorização do Ensino Superior no país, com foco para as cidades de Cajazeiras (PB), Crato (CE) e Juazeiro do Norte (CE); pesquisas e coleta de microdados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE; estudo da Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias (IBGE, 2017) e do Relatório da Pesquisa de Regiões de Influências das Cidades (REGIC, 2018), a fim de caracterizar a hierarquia e a rede urbana dos municípios receptores dos municípios estudados. A pesquisa empírica se dividiu em duas etapas: aplicação de questionário socioeconômico para traçar o perfil dos estudantes e entrevista semiestruturada para análise dos agentes intervenientes da mobilidade pendular diária. Os achados corroboram a hipótese levantada na pesquisa de que o público praticante de movimentos pendulares diários apresenta características socioeconômicas frágeis com renda mensal familiar de até 02 (dois) salários-mínimos são, em maioria, do gênero feminino, provenientes de escola pública e vê o movimento pendular como alternativa de acesso ao Ensino Superior. Todavia, sujeitam-se aos deslocamentos diários com exaustivas horas de duração, expostos a riscos, intempéries naturais e cansaço que acabam por dificultar a vida acadêmica.

Aurora – CE;Democratização do Ensino Superior;Ensino Superior;Movimento Pendular;Semiárido
Population movements and all factors related to this phenomenon are important in the constitution of geographic space. Within population mobility, commuting to work or study has gained prominence. In the commuting movement for educational purposes, there is the daily movement of Higher Education students. These take place between the place of their residence and the headquarters of the municipalities in which their Higher Education Institutions - HEIs are located. From this perspective, the general objective of this work is to analyze commuting movements and their consequences in the daily commute of undergraduate students from Aurora (CE) to the host cities of their respective HEIs, motivated by recent policies of democratization and internalization of Higher Education in Brazil . This is a research of a mixed nature, as it mixes both quantitative and qualitative methods, and of an exploratory nature, as it is a case study. To discuss the first 3 (three) sections, a survey of the conceptual theoretical framework on migration and commuting movements in Brazil, the Northeast and the Semi-Arid region was carried out; Policies and Programs for the Expansion and Internalization of Higher Education in the country, with a focus on the cities of Cajazeiras (PB), Crato (CE) and Juazeiro do Norte (CE); research and collection of microdata from the Brazilian Institute of Geography and Statistics - IBGE; study of the Regional Division of Brazil into Immediate Geographic Regions and Intermediate Geographic Regions (IBGE, 2017) and the Report of the Survey of Regions of Influence of Cities (REGIC, 2018), in order to characterize the hierarchy and urban network of the municipalities receiving the municipalities studied. The empirical research was divided into two stages: application of a socioeconomic questionnaire to profile the students and a semistructured interview to analyze the agents involved in daily commuting mobility. The findings corroborate the hypothesis raised in the research that the public who practice daily commuting movements have fragile socioeconomic characteristics with a monthly family income of up to 02 (two) minimum wages, the majority of whom are female, come from public schools and see the commuting movement as an alternative to access Higher Education. However, they are subjected to daily commutes lasting exhausting hours, exposed to risks, natural weather and fatigue that end up making academic life difficult.
Aurora – CE;Democratization of Higher Education;University education;Pendulum Movement;Semi-arid.
01
177
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao_Cicero_Barbosa_Taveira.pdf

Contexto

Território do Semiárido
DINÂMICAS TERRITORIAIS NO SEMIÁRIDO
ESTADO, TERRITÓRIO E POLÍTICAS PÚBLICAS - FASE II

Banca Examinadora

JOSUE ALENCAR BEZERRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
IVANALDA DANTAS NOBREGA DI LORENZO Participante Externo
RONIE CLEBER DE SOUZA Docente - COLABORADOR
JOSUE ALENCAR BEZERRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer