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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
LETRAMENTO EM SAÚDE NO ENSINO BÁSICO: UMA PROPOSTA PARA O MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS – RN A PARTIR DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
SYMARA ABRANTES ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA CABRAL
DISSERTAÇÃO
31/03/2023

O presente estudo tem por objetivo elaborar uma proposta pedagógica críticoreflexiva, a partir de métodos ativos de ensino e aprendizagem, para o letramento em saúde nos espaços escolares do município de Pau dos Ferros – Rio Grande do Norte. A proposta foi elaborada com base em pressupostos conceituais e de estado da arte sobre o ensino científico e o ensino de saúde nos ambientes escolares, constituídos a partir de revisões integrativas da literatura. Como base, foi realizado, ainda, um estudo ecológico de análise situacional do município citado. Trata-se, pois, de um estudo que tem por base metodológica os preceitos pós-críticos em educação, que sustentam uma proposta de inovação com potencial impacto social. A partir dos questionamentos: como o ensino científico é realizado? Como a educação em saúde de projeta na realidade das escolas? Que condições epidemiológicas locais requerem intervenção? Foi possível observar lacunas no processo educacional no que concerne à abordagem educacional para o letramento científico, predomina um ensino tradicionalista com base em uma compreensão biológica do ser humano. Tais lacunas repercutem para deficiência, sobretudo, no letramento em saúde. A saúde no Brasil tem sua base na Atenção Básica, com pressupostos preventivos, entretanto, na realidade, o que se observa é uma abordagem curativista, com foco no tratamento de doenças que, por sua vez, emergem de fatores biopsicossociais que, em sua maioria, resultam de déficit de autocuidado. Diversas ações são realizadas com o objetivo de fortalecer a atenção voltada à prevenção, como é o caso do programa Saúde na Escola, entretanto, o programa também demonstra fragilidades quando a sua operacionalização, sobretudo pela abordagem generalista, sem foco nas singularidades e dissociada do ensino científico, com predominância de ações para adolescentes, e atuação dissociada entre os profissionais da saúde e da educação. Quanto ao município de Pau dos Ferros, foi possível observar, que o município possui uma base formativa multiprofissional, com diversas faculdades e cursos superiores, entretanto seus projetos negligenciam o ensino científico. O perfil epidemiológico demonstra existência de problemas em diversos âmbitos, sobretudo na imunização, morbimortalidade infantil, gravidez na adolescência, entre outros. Emerge, pois, uma proposta pedagógica de oficina intitulada Ensino Científico e letramento em saúde: educação e saúde de mãos dadas”, que poderá ser executada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, cujo público-alvo são os profissionais da educação e saúde do município, cujo foco é o fortalecimento do ensino de saúde para o letramento em saúde da população. Conclui-se que, com base em pressupostos conceituais e dados da realidade local, é possível propor uma ação educacional direcionada, com potencial de aplicabilidade com repercussão coletiva.

Letramento científico;Letramento em Saúde;Educação em Saúde
The present study aims to develop a critical-reflexive pedagogical proposal, based on active methods of teaching and learning, for health literacy in the school settings of the municipality of Pau dos Ferros - Rio Grande do Norte. The proposal was developed based on conceptual assumptions and state-of-the-art about scientific education and health education in school environments, constituted from integrative reviews of the literature. An ecological situational analysis study of the mentioned municipality was also carried out. Therefore, it is a study that has as its methodological basis the postcritical precepts in education, which support a proposal for innovation with potential social impact. Through questions such as how scientific education is carried out, how health education is projected in the reality of schools, and which local epidemiological conditions require intervention, gaps were observed in the educational process regarding the educational approach to scientific literacy. A traditionalist teaching based on a biological understanding of the human being predominates, resulting in deficiencies, particularly in health literacy. Although Brazil's health is based on basic care with preventive assumptions, the reality is a curative approach focused on treating diseases that arise from biopsychosocial factors, most of which result from a lack of self-care. Several actions are taken to strengthen prevention-oriented attention, such as the Health in Schools program. However, the program also demonstrates weaknesses, particularly in its generalist approach, without a focus on singularities, and dissociated from scientific education, with a predominance of actions for adolescents and a fragmented action between health and education professionals. Regarding the municipality of Pau dos Ferros, it was observed that the municipality has a multiprofessional formative base, with several colleges and higher education courses. However, their projects neglect scientific education. The epidemiological profile shows the existence of problems in various areas, especially in immunization, infant morbidity and mortality, adolescent pregnancy, among others. Therefore, a pedagogical proposal emerges from a workshop entitled "Scientific Education and Health Literacy: Education and Health Hand in Hand," which could be carried out by the State University of Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros Campus, targeting education and health professionals in the municipality, with a focus on strengthening health education for health literacy in the population. In conclusion, based on conceptual assumptions and local reality data, it is possible to propose a targeted educational action with potential applicability and collective repercussions, aimed at promoting health literacy and scientific education.
Scientific Literacy;Health Literacy;Health Education
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 Dissertação de Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
MACROPROJETO 1 : METODOLOGIAS E RECURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ARTICULAÇÕES COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

Banca Examinadora

DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
SARA TACIANA FIRMINO BEZERRA Participante Externo
MARIA BERENICE GOMES NASCIMENTO PINHEIRO Participante Externo
DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO Docente - COLABORADOR

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
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