O presente estudo tem por objetivo elaborar uma proposta pedagógica críticoreflexiva, a partir de métodos ativos de ensino e aprendizagem, para o letramento em
saúde nos espaços escolares do município de Pau dos Ferros – Rio Grande do Norte.
A proposta foi elaborada com base em pressupostos conceituais e de estado da arte
sobre o ensino científico e o ensino de saúde nos ambientes escolares, constituídos
a partir de revisões integrativas da literatura. Como base, foi realizado, ainda, um
estudo ecológico de análise situacional do município citado. Trata-se, pois, de um
estudo que tem por base metodológica os preceitos pós-críticos em educação, que
sustentam uma proposta de inovação com potencial impacto social. A partir dos
questionamentos: como o ensino científico é realizado? Como a educação em saúde
de projeta na realidade das escolas? Que condições epidemiológicas locais requerem
intervenção? Foi possível observar lacunas no processo educacional no que concerne
à abordagem educacional para o letramento científico, predomina um ensino
tradicionalista com base em uma compreensão biológica do ser humano. Tais lacunas
repercutem para deficiência, sobretudo, no letramento em saúde. A saúde no Brasil
tem sua base na Atenção Básica, com pressupostos preventivos, entretanto, na
realidade, o que se observa é uma abordagem curativista, com foco no tratamento de
doenças que, por sua vez, emergem de fatores biopsicossociais que, em sua maioria,
resultam de déficit de autocuidado. Diversas ações são realizadas com o objetivo de
fortalecer a atenção voltada à prevenção, como é o caso do programa Saúde na
Escola, entretanto, o programa também demonstra fragilidades quando a sua
operacionalização, sobretudo pela abordagem generalista, sem foco nas
singularidades e dissociada do ensino científico, com predominância de ações para
adolescentes, e atuação dissociada entre os profissionais da saúde e da educação.
Quanto ao município de Pau dos Ferros, foi possível observar, que o município possui
uma base formativa multiprofissional, com diversas faculdades e cursos superiores,
entretanto seus projetos negligenciam o ensino científico. O perfil epidemiológico
demonstra existência de problemas em diversos âmbitos, sobretudo na imunização,
morbimortalidade infantil, gravidez na adolescência, entre outros. Emerge, pois, uma
proposta pedagógica de oficina intitulada Ensino Científico e letramento em saúde:
educação e saúde de mãos dadas”, que poderá ser executada pela Universidade do
Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, cujo público-alvo são os
profissionais da educação e saúde do município, cujo foco é o fortalecimento do
ensino de saúde para o letramento em saúde da população. Conclui-se que, com base
em pressupostos conceituais e dados da realidade local, é possível propor uma ação
educacional direcionada, com potencial de aplicabilidade com repercussão coletiva.