• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
A CAPOEIRA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO- BRASILEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
ANE KELLY SEVERINO SALVINO
DISSERTAÇÃO
29/09/2023

O objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver estratégias didático-metodológicas para utilização da capoeira, enquanto conteúdo de ensino da história e cultura afro- brasileira, nas aulas de educação física no ensino médio integrado. A pesquisa possui abordagem qualitativa, tendo como procedimento a pesquisa participante, e foi desenvolvida com 35 estudantes do 2o ano do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio (IPI), no Campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre. No intuito de responder os objetivos específicos da pesquisa estruturou-se a dissertação em três artigos. O primeiro aborda o processo histórico da chegada dos negros africanos ao Brasil na condição de escravizados, trazendo suas tradições e costumes que, unidos aos aqui já existentes, deram origem a uma cultura multifacetada e repleta de manifestações, sendo a capoeira um relevante expoente dessa diversidade, que apresenta múltiplas potencialidades de ser explorada no contexto escolar, devido à sua capacidade de desenvolver habilidades e competências psicomotoras e sociais entre os estudantes. O segundo artigo teve o intuito de extrair os conhecimentos prévios e limites explicativos dos estudantes sobre a capoeira a partir de uma roda de conversa. A análise temática dos diálogos permitiu verificar que os estudantes, apesar de terem conhecimentos fragmentados e poucos terem experiências e vivências com as questões étnico-raciais, reconheceram a importância e a necessidade do aprendizado da capoeira como conteúdo do ensino da história e cultura afro-brasileira no ambiente escolar, sendo que a falta desses conhecimentos pode levar ao preconceito com a prática da capoeira. O terceiro artigo é um relato de experiência sobre a preparação e desenvolvimento de uma Gincana Pedagógica de Capoeira como proposta de ensino da história e cultura afro-brasileira. A análise temática e as nuvens de palavras evidenciaram que a gincana se constitui como estratégia educacional promissora por possibilitar a construção de conceitos, reforço dos conteúdos, interação entre os estudantes, criatividade e espírito de competição e cooperação, tornando a aprendizagem sobre as temáticas étnico-raciais na escola mais significativa. Por fim, foi elaborado o Produto Educacional (PE) para compartilhar orientações básicas relacionadas à construção da Gincana Pedagógica de Capoeira para o desenvolvimento de ensino da história e cultura afro-brasileira na escola.

Cultura corporal de movimento;Cultura afro-brasileira;Gamificação;Ensino-aprendizagem;Formação integral
The main objective of this research was to create instructional and methodological strategies using capoeira as a teaching tool for Afro-Brazilian history and culture in physical education classes in integrated high schools. The research followed a qualitative approach, using participant research as a procedure, and involved 35 second-year students from the Technical Course in Computer Science at Instituto Federal do Acre Rio Branco's Campus. To achieve the specific objectives of the research, the dissertation was divided into three articles. The first article discusses the historical process of black Africans being brought to Brazil as slaves. Their traditions and customs, combined with those that were pre-existing, produced a multifaceted culture with various manifestations. Capoeira is a significant exponent of this diversity, and it has multiple potentialities that may be explored in the school context due to its ability to develop psychomotor and social skills among students. The second article aimed to extract students' prior knowledge and explanatory limits about capoeira from a conversation circle. Thematic analysis of the dialogues revealed that the students, despite having fragmented knowledge and few having experience with ethnic-racial issues, recognized the importance and need for learning capoeira as content for teaching Afro-Brazilian history and culture in the school environment. Lack of this knowledge can lead to prejudice against capoeira. The third article is an experience report on the preparation and development of a Capoeira Pedagogical Gymkhana as a proposal for teaching Afro-Brazilian history and culture. Thematic analysis and word clouds showed that the gymkhana is a promising educational strategy as it enables the construction of concepts, reinforcement of content, interaction between students, creativity, and a spirit of competition and cooperation, making learning about ethnic-racial groups more significant at school. Finally, an Educational Product (PE) was created to share basic guidelines related to the construction of the Capoeira Pedagogical Gymkhana for the development of teaching Afro-Brazilian history and culture at school.
Body culture of movement;Afro-Brazilian culture;Gamification;Teaching-learning;Integral formation.
1
150
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao_Final_PE_20112023 ana kelly.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

CLEDIR DE ARAUJO AMARAL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSINA MARIA PONTES RIBEIRO Docente - PERMANENTE
KENNEDY MAIA DOS SANTOS Participante Externo
ELIANE ELICKER Participante Externo
CLEDIR DE ARAUJO AMARAL Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
O BERIMBAU TÁ CHAMANDO, VEM PRA RODA GINCANA PEDAGÓGICA DE CAPOEIRA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer