A presente pesquisa tem como discussão central os estudos direcionado às crenças
e as experiências de estudantes do ensino fundamental sobre o ensino de leitura em
língua inglesa e as tecnologias digitais. Sabemos que o processo de ensino e
aprendizagem de língua inglesa está condicionado por uma série de fatores, dentre
eles podemos destacar a prática da leitura. O processo de leitura está diretamente
ligado à capacidade de decodificação do que se está escrito, essa prática nos permite
olhar para uma série de símbolos escritos e obter significado deles, fazendo com que
aquelas palavras vão construindo significados no nosso inconsciente. A tecnologia
está presente no contexto da aprendizagem de línguas em vários ambientes e em
diferentes níveis de ensino. Estamos aptos a encontrá-las em diferentes níveis da
educação, do setor primário à educação dos adultos. O nosso objetivo geral é
investigar as crenças e as experiências de estudantes do ensino fundamental sobre o
ensino de leitura em língua inglesa atrelado às tecnologias digitais. Os autores que
compõem os nossos pressupostos teóricos estão divididos em suas linhas de estudos,
sobre o processo de ensino e de aprendizagem de Língua Inglesa temos as
contribuições de, BNCC (2022), LIMA (2009), OLIVEIRA (2011), SCHMITZ (2011),
ALMEIDA FILHO (1983), no âmbito das discussões sobre Tecnologias Digitais temos
as contribuições de: PAIVA (2008), DIAS (2010), MASETTO (2012), OLIVEIRA, E.
(2013) e PIM (2013), na perspectiva das Crenças sobre o ensino de Línguas temos
as observações de: SILVA (2005, 2007), BARCELOS (2004A, 2004B, 2006), VIEIRA -
ABRAHÃO (2006) E OLIVEIRA, M. (2007), no ponto de vista dos estudos sobre as
Experiências ligadas ao ensino de Línguas destacamos os estudos de, MICCOLI
(2003, 2004, 2006, 2007, 2010A, 2010B), CUNHA (2005), a respeito do Ensino de
Leitura temos: SOLÉ (1998), BNCC (2022) e FREIRE (2003), autores que nos
permitiram uma melhor compreensão acerca da temática abordada. Este estudo se
caracteriza como uma investigação inserida nos limites da linguística aplicada, de
natureza descritiva e interpretativista, uma vez que explora as experiências e as
crenças de estudantes, bem como utiliza a abordagem qualitativa de pesquisa. Os
sujeitos deste estudo são oito estudantes do ensino fundamental de uma escola
pública do ensino fundamental. Para a coleta do corpus, utilizaremos o autorrelato
como instrumento de pesquisa. Os resultados alcançados nesta investigação são o
reconhecimento das tecnologias digitais como elementos importantes para o
desenvolvimento e aperfeiçoamento da leitura na sala de aula de língua inglesa.
Desse modo, podemos observar que os estudantes valorizam a utilização das
tecnologias digitais atrelada ao ensino de leitura na sala de aula, pelo fato delas serem
muito importantes para a mediação/transmissão dos conteúdos, sendo elas
ferramentas positivas na propagação do conhecimento. Assim, concluímos que os
depoimentos dos estudantes mostram uma grande eficiência quanto à utilização das
tecnologias digitais em conduzir o ensino de língua inglesa, principalmente no que
tange à prática de leitura.