• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
O ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA ATRELADO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS: CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
KAIQUE KAYONAN LOPES DELFINO
DISSERTAÇÃO
31/03/2023

A presente pesquisa tem como discussão central os estudos direcionado às crenças e as experiências de estudantes do ensino fundamental sobre o ensino de leitura em língua inglesa e as tecnologias digitais. Sabemos que o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa está condicionado por uma série de fatores, dentre eles podemos destacar a prática da leitura. O processo de leitura está diretamente ligado à capacidade de decodificação do que se está escrito, essa prática nos permite olhar para uma série de símbolos escritos e obter significado deles, fazendo com que aquelas palavras vão construindo significados no nosso inconsciente. A tecnologia está presente no contexto da aprendizagem de línguas em vários ambientes e em diferentes níveis de ensino. Estamos aptos a encontrá-las em diferentes níveis da educação, do setor primário à educação dos adultos. O nosso objetivo geral é investigar as crenças e as experiências de estudantes do ensino fundamental sobre o ensino de leitura em língua inglesa atrelado às tecnologias digitais. Os autores que compõem os nossos pressupostos teóricos estão divididos em suas linhas de estudos, sobre o processo de ensino e de aprendizagem de Língua Inglesa temos as contribuições de, BNCC (2022), LIMA (2009), OLIVEIRA (2011), SCHMITZ (2011), ALMEIDA FILHO (1983), no âmbito das discussões sobre Tecnologias Digitais temos as contribuições de: PAIVA (2008), DIAS (2010), MASETTO (2012), OLIVEIRA, E. (2013) e PIM (2013), na perspectiva das Crenças sobre o ensino de Línguas temos as observações de: SILVA (2005, 2007), BARCELOS (2004A, 2004B, 2006), VIEIRA - ABRAHÃO (2006) E OLIVEIRA, M. (2007), no ponto de vista dos estudos sobre as Experiências ligadas ao ensino de Línguas destacamos os estudos de, MICCOLI (2003, 2004, 2006, 2007, 2010A, 2010B), CUNHA (2005), a respeito do Ensino de Leitura temos: SOLÉ (1998), BNCC (2022) e FREIRE (2003), autores que nos permitiram uma melhor compreensão acerca da temática abordada. Este estudo se caracteriza como uma investigação inserida nos limites da linguística aplicada, de natureza descritiva e interpretativista, uma vez que explora as experiências e as crenças de estudantes, bem como utiliza a abordagem qualitativa de pesquisa. Os sujeitos deste estudo são oito estudantes do ensino fundamental de uma escola pública do ensino fundamental. Para a coleta do corpus, utilizaremos o autorrelato como instrumento de pesquisa. Os resultados alcançados nesta investigação são o reconhecimento das tecnologias digitais como elementos importantes para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da leitura na sala de aula de língua inglesa. Desse modo, podemos observar que os estudantes valorizam a utilização das tecnologias digitais atrelada ao ensino de leitura na sala de aula, pelo fato delas serem muito importantes para a mediação/transmissão dos conteúdos, sendo elas ferramentas positivas na propagação do conhecimento. Assim, concluímos que os depoimentos dos estudantes mostram uma grande eficiência quanto à utilização das tecnologias digitais em conduzir o ensino de língua inglesa, principalmente no que tange à prática de leitura.

Tecnologias Digitais;Leitura;Ensino de Línguas;Crenças e Experiências;Estudantes
This research has as its central discussion the studies directed to the beliefs and experiences of elementary school students about teaching reading in English and digital technologies. We know that the process of teaching and learning the English language is conditioned by a series of factors, among which we can highlight the practice of reading. The reading process is directly linked to the ability to decode what is written, this practice allows us to look at a series of written symbols and obtain meaning from them, causing those words to build meanings in our unconscious. Technology is present in the context of language learning all over the world and at all different levels. We are able to find them at all levels of education, from the primary sector to adult education. Our general objective is to investigate the beliefs and experiences of elementary school students about teaching reading in English linked to digital technologies. The authors who make up our theoretical assumptions are divided into their lines of study, on the process of teaching and learning the English language we have the contributions of BNCC (2022), LIMA (2009), OLIVEIRA (2011), SCHMITZ (2011 ), ALMEIDA FILHO (1983) in the context of discussions on Digital Technologies, we have the contributions of: PAIVA (2008), DIAS (2010), MASETTO (2012), OLIVEIRA, E. (2013) and PIM (2013), from the perspective of Beliefs about language teaching have the observations of: SILVA (2005, 2007), BARCELOS (2004a, 2004b, 2006), VIEIRA-ABRAHÃO (2006) AND OLIVEIRA, M. (2007), from the point of view of studies on the Experiences linked to language teaching we highlight the studies of MICCOLI (2003, 2004, 2006, 2007, 2010A, 2010B), CUNHA (2005), regarding Reading Teaching we have: SOLÉ (1998), BNCC (2022) and FREIRE (2003), authors which allowed us a better understanding of the theme addressed. This study is characterized as an investigation within the limits of applied linguistics, of a descriptive and interpretive nature, since it explores the experiences and beliefs of students, as well as using a qualitative research approach. The subjects of this study are eight elementary school students from a public elementary school. For the collection of the corpus, we will use self-report as a research tool. The results achieved in this investigation are the recognition of digital technologies as important elements for the development and improvement of reading in the English language classroom. In this way, we can observe that students value the use of digital technologies linked to teaching reading in the classroom, because they are very important for the mediation/transmission of contents, being positive tools in the propagation of knowledge. Thus, we conclude that the students' testimonies show great efficiency regarding the use of digital technologies in conducting English language teaching, especially with regard to reading practice.
Digital Technologies;Reading;Language Teaching;Beliefs and Experiences;Students
1
114
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 DISSERTAÇÃO DE KAIQUE KAYONAN LOPES DELFINO.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
MACROPROJETO 4: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MATERIAIS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Banca Examinadora

MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA Docente - COLABORADOR
JOSE RODRIGUES DE MESQUITA NETO Docente - PERMANENTE
SAMUEL DE CARVALHO LIMA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer