• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
INVESTIGAÇÃO DO USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NUMA ESCOLA DO INTERIOR POTIGUAR
ALDERI SEGUNDO DE LIMA JUNIOR
DISSERTAÇÃO
29/03/2023

Este trabalho tem como principal objetivo avaliar o uso de uma sequência didática para o ensino de Estatística na Educação Básica, mediado por uma pesquisa em uma escola pública estadual localizada no município de Rafael Godeiro, no estado do Rio Grande do Norte, como estratégia de coleta de dados. Na fase de análises preliminares foi realizada uma revisão sistemática da literatura para verificar como a unidade temática Probabilidade e Estatística era trabalhada por meio da modalidade de ensino híbrido, como também uma análise do livro didático de matemática utilizado pelos sujeitos da pesquisa. Para a fase de experimentação, utilizou-se etapas da Sala de Aula Invertida, e por fim, para avaliar a prática, foi feito um confrontamento de dados coletados de questionários aplicados a priori com pós análise a posteriori. Foi possível validar as hipóteses iniciais e satisfazer os objetivos traçados inicialmente, pois se conseguiu instigar os alunos a trabalharem de forma coletiva e cooperativa, como também perceber a evolução e amadurecimento dos sujeitos da pesquisa com relação aos conceitos de estatística. Foi possível também observar que a pesquisa propiciou aos estudantes a possibilidade de validar suas próprias respostas, de dinamizar as aulas de matemática.

Sequência Didática;Estatística;Ensino Híbrido;Sala de Aula Invertida
This work aims to evaluate the impacts of Didactic Sequence on the teaching of Statistics in a Basic Education school in the city of Rafael Godeiro/RN. In the preliminary analysis phase, a systematic review of the literature was carried out to verify how the thematic unit Probability and Statistics is worked through the hybrid teaching modality, as well as an analysis of the mathematics textbook used by the research subjects. For the experimentation phase, stages of the Flipped Classroom were used. And finally, to evaluate the practice, a comparison of data collected from questionnaires applied a priori with post a posteriori analysis was carried out. and finally, to evaluate the practice, a comparison of data collected from questionnaires applied a priori with post a posteriori analysis was carried out. From the confrontation of the a priori data with the posteriori, it was possible to validate the initial hypotheses and satisfy the objectives outlined. As a result, it was possible to observe that the students worked collectively and cooperatively to acquire maturity in relation to the concepts of statistics. It was also possible to observe that the research provided students with the dynamic validation of their own answers, leading to the teaching of mathematics in a contextualized way with their experience.
Didactic Sequence;Statistic;Hybrid Teaching;Flipped Classroom
1
84
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 Dissertação de Alderí Segundo de Lima Júnior.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
MACROPROJETO 1 : METODOLOGIAS E RECURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ARTICULAÇÕES COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

Banca Examinadora

GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
MICHELE REGIANE DIAS VERONEZ Participante Externo
ROBERTO MARIANO DE ARAUJO FILHO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 23

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer