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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
DA LEITURA DE TEXTOS VERBO-VISUAIS À PRODUÇÃO DE TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
EMANUEL MATEUS DA SILVA
DISSERTAÇÃO
24/05/2023

A presente dissertação tem como objetivo analisar como os alunos produzem textos dissertativos argumentativos a partir de uma proposta de intervenção pedagógica com foco na leitura, interpretação e análise dos textos verbos visuais, como intuito de que eles compreendam a utilização de diferentes informações para construção do texto. Tomamos como objeto de investigação textos dissertativos argumentativos produzidos por alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual no município de Farias Brito – CE. A base teórica da pesquisa está fundamentada nas ideias sobre o funcionamento dialógico da linguagem propostas pelo Círculo de Bakhtin (2013, 2015, 2016, 2017, 2018); Volóchinov (2013, 2017, 2019); Medviédev (2012) e estudiosos como Faraco (2009), Brait (2005, 2018, 2019, 2020a, 2020b), Fiorin (2020); Geraldi (1996, 2013, 2015), Sobral (2009), dentre outros. No tocante à verbo-visualidade, reportamos os estudos de Brait (2009, 2013, 2017) e Rojo (2019). No que diz respeito à multimodalidade da linguagem, referenciamo-nos nos trabalhos de Rojo (2012, 2013, 2015) e Ribeiro (2021). Para compreender o trabalho com a produção de texto na escola, buscamos nos ancorar em contribuições de Moretto (2013), Oliveira (2010), Guedes (2009) e Elias (2021). Na tentativa de aprimorar a fundamentação desse trabalho a respeito da argumentação, recorremos aos estudos da Nova Retórica, de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014) e Fiorin (2022). Além desses trabalhos, buscamos ancoragem em estudiosos da linguística textual, dentre eles Antunes (2003) e Koch (2021), para nos aprofundar sobre estratégias relativas à construção da argumentação. Como apoio teórico para a proposta do projeto de intervenção, reportamo-nos em Hernández e Ventura (2017). Com relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa pode ser caracterizada como sendo uma pesquisa-ação. Assumimos uma análise interpretativa, com foco qualitativo e procedimentos que incluem a descrição e a interpretação. O estudo contempla a análise de dez textos produzidos pelos alunos, sendo cinco da situação inicial, produzidos antes da intervenção pedagógica, e cinco da situação final, produzidos após a intervenção pedagógica. O corpus analisado demonstra que as dificuldades dos alunos em realizar um diálogo com textos verbo-visuais e visuais antes da intervenção pedagógica foram amenizadas após o processo interventivo, visto que, na produção final, percebemos a presença das ideias contidas nos textos motivadores (verbo-visuais e visuais) nos enunciados dos autores. Indica, ainda, que a intervenção pedagógica contribuiu para o desenvolvimento das competências de leitura e interpretação dos textos verbo-visuais e visuais para escrita de textos dissertativos argumentativos. Esses resultados revelam que o trabalho a partir da análise dos textos motivadores para escrita, pode auxiliar na direção de um ensino de produção textual, de modo a contribuir para o desenvolvimento das competências argumentativas e reflexivas dos estudantes.

Ensino de língua portuguesa;Textos dissertativos argumentativos;Múltiplas semioses
The present dissertation aims to analyze how students produce argumentative essays based on a pedagogical intervention focused on reading, interpretation, and analysis of verbal and visual texts, with the intention of helping them understand the use of different information to construct the text. We take as the object of investigation argumentative essays produced by third-year high school students from a public school in the state of Ceará, Brazil. The theoretical basis of the research is Bakhtin‟s Circle (2013, 2015, 2016, 2017, 2018), Volóchinov (2013, 2017, 2019), Medviédev (2012), and scholars such as Faraco (2009), Brait (2005, 2018, 2019, 2020a, 2020b), Fiorin (2020), Geraldi (1996, 2013, 2015), Sobral (2009), among others. Regarding verbal-visuality, we refer to the studies of Brait (2009, 2013, 2017) and Rojo (2019). With regard to the multimodality of language, we refer to the works of Rojo (2012, 2013, 2015) and Ribeiro (2021). To understand the work of text production in school, we seek to anchor ourselves in the contributions of Moretto (2013), Oliveira (2010), Guedes (2009), and Elias (2021). In an attempt to improve the foundation of this work regarding argumentation, we turn to the studies of New Rhetoric by Perelman and Olbrechts-Tyteca (2014) and Fiorin (2022). In addition to these works, we seek anchoring in scholars of textual linguistics, among them Antunes (2003) and Koch (2021), to deepen our understanding of strategies related to the construction of argumentation. As theoretical support for the proposed intervention project, we refer to Hernándes and Ventura (2017). Regarding the methodological aspects, this research can be characterized as an action research. We assume aninterpretive analysis, with a qualitative focus and procedures that include description and interpretation. The study includes the analysis of ten texts produced by the students, five from the initial situation, produced before the pedagogical intervention, and five from the final situation, produced after the pedagogical intervention. The analyzed corpus demonstrates that the difficulties of the students in engaging in a dialogue with verbal-visual and visual texts before the pedagogical intervention were mitigated after the intervention process, as we perceive the presence of ideas contained in the motivating texts (verbal-visual and visual) in the authors ‟statements in the final production. It also indicates that the pedagogical intervention contributed to the development of reading and interpretation competencies of verbal-visual and visual texts for writing argumentative essays. These results reveal that working from the analysis of motivating texts for writing can assist in directing a teaching of textual production, contributing to the development of argumentative and reflective competencies of students.
Portuguese language teaching;Argumentative discursive;Multiple semiotics
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 DISSERTAÇÃO DE EMANUEL MATEUS DA SILVA.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
MACROPROJETO 4: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MATERIAIS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Banca Examinadora

JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA Participante Externo
JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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