• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DO AGIR COMUNICATIVO
NERLANDIA PINHEIRO DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
27/07/2023

A formação continuada do docente é um processo permanente na construção de pensamentos e práticas pedagógicas, por meio do qual o professor tem a possibilidade de compreender a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa objetiva analisar as contribuições da Teoria do Agir Comunicativo na formação contínua de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Cajazeiras/PB. Para tanto, adota-se a abordagem exploratória em consonância com a pesquisa-ação. Os dados são coletados por questionários semiestruturados e registros, com encontros pedagógicos. Participam 6 professoras dos anos iniciais e a coordenadora pedagógica da escola. Resultados são analisados e descritos, mantendo o anonimato e autonomia das colaboradoras. Os dados são expressos por gráficos e quadros, permitindo análise detalhada das características do grupo, como tempo de atuação, formação acadêmica e participação em formações continuadas. Com base nos resultados, a Teoria do Agir Comunicativo amplia possibilidades para a formação continuada de docentes na escola pesquisada, promovendo espaço onde fala, argumentação e diálogo são potencializados, além de afirmarem participação, interação, entendimento e intervenção de cada sujeito envolvido no processo.

Professores;Formação Continuada;Agir Comunicativo
Continuing teacher training is a permanent process in the construction of pedagogical thoughts and practices, through which the teacher has the possibility of understanding their importance in the teaching and learning process. This research aims to analyze the contributions of the Theory of Communicative Action in the continuous training of teachers in the initial years of Elementary School in a municipal public school in Cajazeiras/PB. To this end, an exploratory approach is adopted in line with action research. Data are collected through semi-structured questionnaires and records, with pedagogical meetings. 6 teachers from the initial years and a pedagogical coordinator from the school participate. The results are detailed and described, maintaining the anonymity and autonomy of the collaborators. The data is expressed in graphs and charts, allowing a detailed analysis of the group's characteristics, such as length of service, academic training and participation in continuing education. Based on the results, the Theory of Communicative Action expands possibilities for the continued training of teachers in the researched school, providing space where speech, argumentation and dialogue are enhanced, in addition to affirming participation, interaction, understanding and intervention of each subject involved in the process.
Teachers;Continuing education;Communicative action
1
156
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
10 DISSERTAÇÃO PARCIAL PARA PUBLICAÇÃO- NERLANDIA PINHEIRO DE OLIVEIRA.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
MACROPROJETO 2: TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS EXITOSAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: DA DESCONSTRUÇÃO DA INVISIBILIDADE SOCIAL DOS SUJEITOS À AÇÃO TRANSFORMADORA DA CIÊNCIA

Banca Examinadora

ROSALVO NOBRE CARNEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCISCO KENNEDY SILVA DOS SANTOS Participante Externo
ROSALVO NOBRE CARNEIRO Docente - PERMANENTE
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer