• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
EXPRESSÃO CRIATIVA E IMAGINAÇÃO NA INFÂNCIA: RELAÇÕES ENTRE A CONTAÇÃO E O RECONTO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO LEITORA
ANTONIA SARA SAMMILLY REGIS PAIVA
DISSERTAÇÃO
25/08/2023

O presente trabalho tem como objetivo geral: analisar como a contação e o reconto de história podem contribuir para a formação leitora na infância a partir da criatividade e imaginação despertada. Pontuamos três objetivos específicos: a) Identificar a proximidade e o interesse despertado pela literatura, a partir dos momentos de contação e do reconto de história; b) Analisar os possíveis avanços nas práticas interpretativa e leitora, seja ela uma leitura verbal ou não verbal, tendo como elemento norteador a imaginação e a criatividade; c) Investigar a importância das práticas de contação e do reconto de histórias para as crianças quanto ao fortalecimento da capacidade imaginativa e criativa, bem como a relevância destas para a formação da criança, especialmente no tocante à formação leitora. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo a epistemologia qualitativa como caminho epistemológico e metodológico, trabalho de campo e construção de informações para o aprofundamento e obtenção dos resultados. Como instrumentos de pesquisa, foi elencado a observação em sala de aula e em momentos informais, diário de campo e prática com os alunos. O locus da pesquisa foi uma Escola de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Ereré/CE. Os sujeitos colaboradores foram crianças em turmas do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi voltada para os momentos de observação formal referente a contação e reconto de história em sala de aula, feito através de momentos de intervenção, e informal que nos referimos ao intervalo da escola e a prática de recontos de história. O referencial teórico apresenta discussões sobre a contação e reconto de história para a formação leitora, sua aproximação com o mundo literário e conceitos e abordagens a respeito da criatividade na vida pessoal e social, principalmente no campo da educação. A referida pesquisa foi desenvolvida com êxito e apresenta alcance dos objetivos propostos, deixando marcante a exploração da imaginação e seus processos criativos, apresentando aspectos individuais e motivadores diante da leitura e sua prática.

criatividade;contação de histórias;prática leitora
The present work has the general objective: to analyze how storytelling and retelling can contribute to the formation of readers in childhood based on creativity and awakened imagination. We point out three specific objectives: a) Identify the proximity and interest aroused by literature, from the moments of storytelling and retelling of history; b) Analyze possible advances in interpretive and reading practices, be it verbal or non-verbal reading, with imagination and creativity as a guiding element; c) Investigate the importance of storytelling and retelling practices for children in terms of strengthening their imaginative and creative capacity, as well as their relevance for the child's development, especially with regard to reading development. A research with a qualitative approach was carried out, using qualitative epistemology as an epistemological and methodological path, field work and construction of information for deepening and obtaining results. As research instruments, observation in the classroom and in informal moments, field diary and practice with students were listed. The locus of the research was an Elementary School, located in the city of Ereré/CE. The collaborating subjects were children in classes of the 2nd and 3rd years of Elementary School. The research was focused on the moments of formal observation referring to storytelling and retelling in the classroom, and informal that we refer to the school break and the practice of storytelling. The theoretical framework presents discussions about story telling and retelling for reader training, its approach to the literary world and concepts and approaches regarding creativity in personal and social life, mainly in the field of education. This research was successfully developed and presents the scope of the proposed objectives, highlighting the exploration of the imagination and its creative processes, presenting individual and motivating aspects regarding reading and its practice.
creativity;storytelling;reading practice
1
104
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 Dissertação de Antônia Sara Sammilly Régis Paiva.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
MACROPROJETO 4: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MATERIAIS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Banca Examinadora

KEUTRE GLAUDIA DA CONCEICAO SOARES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA Docente - PERMANENTE
KEUTRE GLAUDIA DA CONCEICAO SOARES Docente - PERMANENTE
FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer