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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
A ORALIDADE, A LEITURA E A ESCRITA MOBILIZADAS NA PRÁTICA DE DOCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE COM BASE NO PROJETO DESAFIOS
MARIA AURILENE BEZERRA BESSA
DISSERTAÇÃO
26/05/2023

Esta dissertação busca analisar como a oralidade, a leitura e a escrita, enquanto elementos articulados pelo Projeto Desafios, continuam fazendo parte da prática de docentes em uma escola pública do Rio Grande do Norte, no município de Pau dos Ferros/RN, mesmo após a conclusão do projeto. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de duas etapas: a) revisão bibliográfica, fundamentada em autores que discutem temáticas como alfabetização, oralidade, leitura e escrita, além do uso de bases legais que fundamentam o Ensino Fundamental de nove anos; b) pesquisa de campo na escola lócus desta pesquisa, a qual consistiu em coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com as colaboradoras – professoras do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, gestora escolar e supervisão pedagógica que tenham participado do Projeto Desafios e/ou que fazem parte da equipe escolar, além de observações de aulas das professoras colaboradoras em turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Tais observações foram registradas em diário de campo. Fez-se uso, ainda, de trechos dos registros avaliativos das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Os resultados foram tratados a partir da articulação entre a discussão teórica apresentada nesta dissertação e os dados que emergiram das entrevistas e observações, reverenciando-se atenciosamente os posicionamentos assumidos pelas colaboradoras. Os dados sinalizam que o fazer pedagógico necessita contemplar as heterogeneidades e singularidades discentes em sala de aula, levando em conta a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Quanto à oralidade, leitura e escrita, articuladas no manejo didático-pedagógico docente, com base no projeto Desafios, constata-se a presença de uma escuta docente diante das dificuldades dos alunos, a insistência em atividades através das palavras-valise, rébus e revestrés. Quanto à oralidade, há necessidade da existência de práticas contínuas que mobilizem os traquejos orais próprios à infância. Por último, ressalta-se que o professor alfabetizador, visto pelas colaboradoras como alguém que necessita ter vocação para o ensino, necessita também, de fato, de um repertório de conhecimentos/saberes que o habilitem à docência. Para além do manejo didático-pedagógico, os dados apontam para a necessidade de uma reorganização do trabalho escolar que insista em fazer da alfabetização sua verdadeira primazia enquanto comprometimento social. Fomenta-se aqui, a oferta de formação continuada de professores, em parceria com a universidade, no intuito de redimensionar o processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Alfabetização;Oralidade;Leitura;Escrita;Projeto Desafios
This dissertation aims to analyze how orality, reading, and writing, as elements articulated by the Projeto Desafios, continue to be part of the practice of teachers in a public school in Rio Grande do Norte in the municipality of Pau dos Ferros/RN, even after the completion of the project. The research, with a qualitative approach, was developed in two stages: a) bibliographic review, based on authors who discuss topics such as literacy, orality, reading, and writing, in addition to the use of legal fundamentals that underlie the nine-year Elementary School; b) field research at the school locus of this study, which consisted of data collection through semistructured interviews with the collaborators - teachers of the 1st and 2nd grade of Elementary School, school manager, and pedagogical supervision who have participated of the Projeto Desafios and/ or who are part of the school team, furthermore to observations of classes by collaborating teachers in 1st and 2nd-grade classes of Elementary School. All these observations were registered in a field diary. The evaluation records of the 1st and 2nd-grade classes of Elementary School were also used. The results were analyzed based on the articulation between the theoretical discussion presented in this dissertation and the data collected from the interviews and observations, carefully honoring the positions assumed by the collaborators. The data indicate that the pedagogical work needs to contemplate the heterogeneities and uniqueness of students in the classroom, considering the transition from Early Childhood Education to Elementary Education. About orality, reading, and writing, articulated in the teaching didactic-pedagogical management, based on the Projeto Desafios, it is verified the presence of listening to the teachers, towards the students about their difficulties, the insistence on activities using the palavras-valise, rebus, and revestrés. As for orality, there is a need for continuous practice to use the typical oral skills of childhood. In conclusion, it is emphasized that the literacy teacher, seen by the collaborators as someone who should have a propensity for teaching, needs, in fact, a vast knowledge that will enable him to teach. In addition to didactic-pedagogical management, the data shows the need for a reorganization of school work, able to insist on making literacy a true priority, as a social commitment. Here, the offer of continuing education for teachers is encouraged, in partnership with the university, with the aim of re-dimensioning the teaching-learning process in the early years of Elementary School.
Literacy;Orality;Reading;Writing;Projeto Desafios
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 DISSERTAÇÃO DE MARIA AURILENE BEZERRA DA SILVA.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
MACROPROJETO 2: TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS EXITOSAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: DA DESCONSTRUÇÃO DA INVISIBILIDADE SOCIAL DOS SUJEITOS À AÇÃO TRANSFORMADORA DA CIÊNCIA

Banca Examinadora

MARIA DA CONCEICAO COSTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA Docente - PERMANENTE
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE
LAURA BATTAGLIA PIRES CAVALCANTI Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
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